A temporada pré e pós-Tedesco, do RB Leipzig

Após um início de temporada pra lá de irregular, o RB Leipzig pode encerrá-la faturando não apenas o título da Copa da Alemanha, como também o da Europa League.

Quem seria capaz de imaginar que o RB Leipzig estaria brigando em duas frentes nesta reta final da temporada 2021/22? Pois é, isso era algo realmente difícil de acreditar, tendo em vista que os Touros Vermelhos encerraram o primeiro turno da Bundesliga ocupando a DÉCIMA colocação na tabela somando míseros 22 pontos, decorrentes das seis vitórias, quatro empates, e sete derrotas do time naquela oportunidade.

A propósito, vale ressaltar que o RB Leipzig iniciou a sua caminhada na temporada 2021/22 com Jesse Marsch substituindo Julian Nagelsmann – que transferiu-se ao Bayern – no comando técnico da equipe. Como o norte-americano havia realizado ótimos trabalhos à frente de New York Red Bull e RB Salzburg, era esperado que ele também repetisse o sucesso na franquia da companhia de bebidas energéticas situada na Alemanha.

Em contrapartida, a passagem de Jesse Marsch pelo futebol alemão foi decepcionante, visto que o sucessor de Julian Nagelsmann colecionou 8 vitórias, 4 empates e nove derrotas, em apenas 21 jogos à frente do RB Leipzig, lembrando que o time registrou o seu pior início na Bundesliga sob a batuta do agora treinador do Leeds United.

No entanto, as coisas mudaram completamente no conjunto da Saxônia, a partir do momento em que Domenico Tedesco assumiu o lugar de Jesse Marsch. Não à toa, os Touros Vermelhos sofreram somente uma derrota nas 15 partidas disputadas em 2022, assinalando 11 vitórias e três empates nos demais compromissos – ostentando 80% de aproveitamento no ano.

Aliás, é importante salientar que Domenico Tedesco realizou somente mudanças pontuais na forma do RB Leipzig jogar. Sob o comando do jovem treinador de 36 anos de idade, a equipe passou a atuar no 3-5-2, valorizando a posse de bola, e diminuindo a intensidade com as linhas mais recuadas, quer dizer, abrindo mão do DNA da Red Bull para retomar as características do período em que o time ainda era dirigido por Julian Nagelsmann.

Todavia, as mudanças já eram esperadas, afinal, Domenico Tedesco é filho de imigrantes italianos e torcedor assumido da Itália, o que explica a sua idolatria por Fabio Capello, Marcello Lippi, e por equipes sólidas defensivamente. Ademais, é importante salientar que a melhora na comunicação junto aos jogadores, foi outro detalhe fundamental para a evolução dos Touros Vermelhos, já que Tedesco fala nada menos do que seis idiomas.

Assim, fica claro porque hoje o RB Leipzig ocupa a quarta posição na Bundesliga. Contudo, abril será um mês bastante decisivo aos pupilos de Domenico Tedesco, pois nele acontecerão os confrontos diante de Union Berlin, pelas semifinais da Copa da Alemanha, e Atalanta, pelas quartas-de-final da Europa League. Logo, de forma inimaginável, o clube da Saxônia pode juntar-se ao Bayern como os únicos alemães a terminarem a temporada dando a volta olímpica.

Deixar um comentário

Menu