À medida que o tempo passa e Fernando Santos segue à frente de Portugal, o sonho dos portugueses em vencer o inédito título Mundial no Catar se torna mais distante da realidade.
Até quando teremos que suportar Fernando Santos? Essa é a pergunta que não quer calar entre os torcedores lusitanos, afinal, Portugal está em vias de jogar a Copa do Mundo de 2022 literalmente no lixo devido a incapacidade de seu técnico. Aliás, surpreende o fato dos portugueses não terem um comandante à altura na seleção, já que o país é um exímio formador de treinadores, a julgar por nomes como José Mourinho, Marco Silva, Sérgio Conceição e Rúben Amorim.
Todavia, o revés de ontem (27), diante da Espanha pelo placar mínimo, em Braga, fez aumentar ainda mais a pressão sobre o técnico Fernando Santos, lembrando que Portugal necessitava de um simples empate para avançar à Final Four da Liga das Nações, porém o gol de Álvaro Morata no final da partida, selou a classificação dos espanhóis e a queda dos portugueses, que se despediram do torneio na vice-posição do grupo A2, somando 10 pontos em seis jogos.
Curiosamente, a Espanha não derrotava Portugal em jogos por torneios oficiais atuando em solo português desde 1934, isto é, há exatos 88 anos.
A propósito, esta foi a segunda eliminação da Seleção das Quinas frente os seus próprios torcedores em um curto espaço de dez meses, tendo em vista que em novembro do ano passado, os pupilos de Fernando Santos caíram diante da Sérvia em pleno estádio da Luz, também por 1 a 0, sendo obrigados a disputar a repescagem das Eliminatórias da Copa de 2022.
De qualquer maneira, novamente o que se viu em campo foi a seleção portuguesa sem repertório tático, e encontrando enormes dificuldades na construção do jogo, embora tudo já fosse esperado depois que Fernando Santos optou em armar um meio de campo mais físico com William Carvalho numa posição que poderia ser ocupada por Vitinha.
Apesar dos títulos da Eurocopa 2016 e da Liga das Nações da UEFA 2018/19, Fernando Santos jamais convenceu à frente da seleção portuguesa. Desde 2014 no cargo, o técnico de 67 anos de idade coleciona 63 vitórias, 23 empates e 17 derrotas, em 103 jogos.
Vale ressaltar ainda, que Cristiano Ronaldo também vem recebendo duras críticas dos torcedores portugueses, pois muitos entendem que a falta de combatividade do astro está prejudicando Portugal. Além disso, o fato da seleção jogar em função do camisa 7, é outro ponto que não agrada a torcida. Ademais, a péssima fase vivida por Ronaldo, aliada ao ótimo momento de Rafael Leão, também contribuem para o avanço desta série de questionamentos.
Contudo, a verdade é que os portugueses sabem que estão diante de uma das melhores gerações do futebol no país, o que sinaliza que Portugal teria totais condições de brigar pelo título da Copa do Mundo, caso Fernando Santos não estivesse à beira do campo. Por esta razão, a pressão tanto por parte da mídia quanto da torcida, é enorme para que haja uma troca no comando técnico da seleção lusitana, ainda que restem apenas 53 dias para o início do torneio.
Em contrapartida, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) não dá nenhum indício de que mudará de treinador às vésperas da Copa do Mundo. Portanto, é praticamente certo que Fernando Santos, cujo contrato é válido até julho de 2024 junto à seleção, estará à frente de Portugal nos gramados do Catar, o que significa, entre outras coisas, que ainda não será desta vez que os lusitanos adentrarão ao seleto hall dos campeões mundiais.