Após longos dias de uma arrastada negociação, Harry Kane estreou defendendo as cores do Bayern de Munique no dia em que o acordo junto ao Tottenham foi concluído e, o melhor, tendo logo de cara a enorme oportunidade de erguer o primeiro caneco em 12 anos de carreira, já que um simples triunfo dos bávaros sobre o RB Leipzig na Allianz Arena, lhe renderia o título da Supercopa alemã.
Mas apesar do cenário pra lá de favorável, ainda não foi desta vez que Harry Kane soltou o grito de campeão, visto que o RB Leipzig, literalmente, atropelou o Bayern por 3 a 0, com direito a um hat-trick de Dani Olmo, o que resultou na inédita conquista da Supercopa da Alemanha por parte do clube da Saxônia.
Contudo, ao contrário do que os torcedores bávaros imaginavam, Harry Kane não iniciou a final entre os titulares do Bayern, visto que o atacante inglês entrou em campo somente aos 19 minutos da segunda etapa no lugar do novato Mathys Tel, lembrando que além de Kane, o zagueiro Kim Min-jae, ex-Napoli, e o meio-campista Konrad Laimer, que deixou o RB Leipzig nesta janela de transferências, também estrearam oficialmente pela equipe.
Seja como for, a derrota na decisão da Supercopa da Alemanha não preocupa o treinador Thomas Tuchel, tampouco a diretoria do Bayern, em especial porque estes foram apenas os primeiros noventa minutos dos atuais hendecacampeões alemães na temporada em que eles, enfim, terão o tão sonhado sucessor de Robert Lewandowski que, por sua vez, chegou ao novo clube sendento para matar a sede de títulos.
O Bayern ganhou a Bundesliga várias vezes seguidas. Meu objetivo é ganhar todos os títulos e essa também é a expectativa do clube. Não temos nada garantido, mas tentarei levar o time adiante e erguer o máximo possível de troféus.
Harry Kane, novo atacante do Bayern de Munique
Harry Kane esteve próximo de conquistar títulos na final da Champions League em 2019 e, dois anos mais tarde, na decisão da Eurocopa. Todavia, ele acabou sendo vice em ambas oportunidades.
Aliás, foi por esta razão que o Bayern realizou o maior investimento de sua história ao desembolsar o montante de 100 milhões de euros (mais 20 milhões de euros em bônus) para contratar o jogador de 30 anos de idade, o que retrata que Thomas Tuchel entende que o insucesso dos bávaros na última temporada foi decorrente da ausência de um centroavante à altura de Robert Lewandowski, sobretudo porque a aposta em Sadio Mané acabou sendo pra lá de errada, vide os 12 gols e seis assistências da estrela de Senegal em sua passagem pela Baviera.
Vale ressaltar que Randal Kolo Muani, do Eintracht Frankfurt, também aparecia como possível alternativa para vestir a camisa 9 do Bayern, porém a maior experiência de Harry Kane pesou no momento da escolha, afinal, o Gigante da Baviera não poderia se dar ao luxo de cometer outro erro na contratação de um atacante e, consequentemente, “desperdiçar” outra temporada junto de 100 milhões de euros.
De qualquer maneira, ainda que não existam certezas no futebol, a tendência é que Harry Kane compense cada centavo investido pelo Bayern em sua compra, isso porque de acordo com as suas características, ele tem tudo para se encaixar perfeitamente no sistema de jogo do time alemão, inclusive se Thomas Tuchel trocar o 4-2-3-1, utilizado desde o primeiro da série de onze títulos consecutivos da Bundesliga, pelo seu esquema predileto, o 4-3-3.
🎬 Action! FC Bayern proudly presents 𝐇𝐀𝐑𝐑𝐘 𝐊𝐀𝐍𝐄. #ServusHarry pic.twitter.com/93IWBU7TOx
— FC Bayern München (@FCBayern) August 12, 2023
Entretanto, se por um lado o Bayern de Munique resolveu o problema do ataque, por outro ele precisará solucionar a falta de um substituto ideal para a reserva de Manuel Neuer depois da ida de Yann Sommer à Inter de Milão, tendo em vista que Sven Ulreich já provou não ser o nome certo para ocupar a vaga de suplente do goleiro da seleção alemã.
Pra quem não sabe, Manuel Neuer não se recuperou 100% da contusão sofrida após a Copa do Mundo do Catar, quando quebrou a perna ao sofrer um acidente de esqui. Após passar a segunda metade da temporada anterior tratando desta lesão, o ídolo do Bayern sentiu fortes dores assim que retornou as atividades, fundamentalmente nos momentos em que ele precisava chutar a bola e saltar, o que obrigou Thomas Tuchel a escalar Sven Ulreich na finalíssima da Supercopa da Alemanha.
Por sinal, o nome de Kepa Arrizabalaga foi bastante sondado nos últimos dias, porém o goleiro do Chelsea transferiu-se via empréstimo ao Real Madrid, em virtude da grave lesão no joelho sofrida por Thibaut Courtois. Por este motivo, o gol virou a grande preocupação do Bayern, acima de tudo porque, no melhor dos cenários, Manuel Neuer pode ficar sem atuar por mais oito a dez semanas.
Segundo a mídia alemã, David De Gea, Gerónimo Rulli,
Yassine Bounou (Bono) e Stefan Ortega, integram a lista de possíveis reforços enviada por Thomas Tuchel à diretoria. Como o Bayern já ultrapassou os limites orçamentários para contratações nesta temporada, são maiores as chances do ex-goleiro do Manchester United, que está livre no mercado, desembarcar na Baviera, a não ser que o lateral-direito Benjamin Pavard seja vendido ao ex-clube de De Gea por altas cifras.
Portanto, é assim: com o problema que assolava o ataque passando ao gol, que o Bayern iniciará a sua caminhada rumo ao dodecacampeonato da Bundesliga contra o Werder Bremen na próxima sexta-feira (18), no Weserstadion.