A retirada de dez pontos da Juventus na edição passada da Serie A, decorrente de uma punição imposta pela FIGC (Federação Italiana de Futebol) devido a manipulação de balanços financeiros, obrigou o clube de Turim a reduzir gastos, tratar a saúde econômica e, por fim, a encarar a temporada 2023-24 como uma espécie de um novo recomeço.
Por este motivo, ao contrário de anos anteriores a Juve apresentou apenas Timothy Weah – contratado junto ao Lille por 11 milhões de euros – como único reforço para disputar a temporada e, mesmo que a contragosto da torcida, manteve Massimiliano Allegri no comando técnico da equipe em virtude do altíssimo valor da multa rescisória prevista em seu contrato – cujo vínculo é válido até junho de 2025.
Assim, sem torneios continentais para disputar e, consequentemente, com um calendário mais tranquilo à disposição, a Juventus se colocou como a principal concorrente da Inter de Milão na corrida pelo scudetto italiano por intermédio de sua campanha na Serie A, já que dentro de campo os nerazzurri sobravam em relação aos bianconeri.
Não à toa, a Juve encerrou o primeiro turno da Serie A somando 46 pontos, separada a somente dois da líder Inter de Milão. Por outro lado, DEZ das 14 vitórias dos comandados de Massimiliano Allegri no campeonato foram pela margem mínima de um gol, sendo seis deles pelo placar de 1 a 0. De resto, foram mais 4 empates e uma derrota.
No entanto, o pragmatismo efetivo, tão visto ao longo da primeira passagem de Massimiliano Allegri por Turim, e que voltara a reinar novamente na atual temporada, deu lugar a um futebol ofensivo, envolvente e marcado por muitos gols após a chegada de 2024, haja vista os 18 tentos assinalados e apenas dois sofridos nos cinco jogos disputados pelos bianconeri neste novo ano.
Data | Jogos da Juventus em 2024 | Torneio |
04/01 | Juventus 6 x 1 Salernitana | Coppa Italia |
07/01 | Salernitana 1 x 2 Juventus | Serie A |
11/01 | Juventus 4 x 0 Frosinone | Coppa Italia |
16/01 | Juventus 3 x 0 Sassuolo | Serie A |
21/01 | Lecce 0 x 3 Juventus | Serie A |
Portanto, essa mudança no estilo de jogo da Juventus realmente surpreende, pois ainda que contra oponentes que não estejam situados nem mesmo entre os dez primeiros colocados da Serie A, tendo em vista que o Frosinone é o mais bem posicionado dentre eles ocupando o 13º lugar, é importante recordar que a Juve suou a camisa para derrotar equipes como Hellas Verona, Cagliari, além do próprio Lecce, atuando em seus domínios no turno inicial do campeonato.
Inclusive, o maior beneficiado com a repentina postura ofensiva da Juventus foi Dusan Vlahovic. Para se ter uma ideia, o atacante sérvio, que havia balançado as redes somente cinco vezes até a 16ª rodada da Serie A, já marcou o montante de cinco tentos em três partidas realizadas desde o início do ano, computando uma média de um gol a cada 52 minutos no Calcio em 2024.
Vlahovic in his last 5 Serie A games
— Juventus News Live (@juvenewslive) January 21, 2024
Lecce ⚽️⚽️
Sassuolo ⚽️⚽️
Salernitana ⚽️🅰️
Roma 🅰️
Frosinone ⚽️ pic.twitter.com/yo1hSPbdnc
Deste modo, a Juve não apenas passará a semana no posto mais alto da tabela da Serie A em virtude do adiamento da partida da Inter de Milão pela 21ª rodada – contra a Atalanta -, como também poderá encarar os atuais tricampeões da Supercopa da Itália como líder da competição no próximo dia 04, isto é, no compromisso seguinte ao embate ante o Empoli, em Turim.
Portanto, a realidade é que a Juventus jogou uma enorme pressão sobre a Inter de Milão, se aproveitando do fato de ter uma agenda composta por menos jogos, lembrando que entre os dias 18 e 25 de fevereiro os nerazzurri receberão o Atlético de Madrid pela partida de ida das oitavas-de-final da Champions League, semana esta, em que os bianconeri estarão livres de jogos.
De qualquer maneira, este é apenas o resultado da sequência quase extraordinária de 15 vitórias e três empates nas últimas dezoito partidas, estabelecida pelo clube que vive o seu melhor momento desde o retorno de Massimilano Allegri em 2021, e que ainda ganhou o reforço do zagueiro Tiago Djaló, ex-Lille, nesta janela de transferências.
Tive que me habituar após dois anos longe da Juventus, e conhecê-la novamente. Houve um pouco de presunção por parte de todos, pensando que voltaríamos a vencer logo. Agora estamos todos crescendo juntos. Sempre digo que no futebol não há nada impossível. Devemos ter isso em mente: tornar possíveis coisas impossíveis.
Massimiliano Allegri, treinador da Juventus
Logo, se é que ainda haviam dúvidas no que diz respeito ao fato das condições da Juve brigar pelo scudetto italiano, definitivamente elas não existem mais. A única questão agora é se os bianconeris terminarão a temporada dando a volta olímpica pela Serie A, a julgar que o seis vezes campeão, Massimiliano Allegri, sabe como poucos o caminho para isso.