As seis derrotas sofridas pela Salernitana nos últimos sete jogos disputados, resultaram na queda do treinador Filippo Inzaghi após míseros quatro meses à frente da equipe que contabiliza 13 pontos na lanterna da Serie A.
Consequentemente, Filippo Inzaghi não terá a chance de enfrentar o irmão Simone no confronto da próxima rodada da Serie A entre Inter de Milão x Salernitana, o que no final das contas até acabou benéfico para Pippo, a julgar pela excelente fase vivida pelo caçula que sustenta uma longa invencibilidade de 17 partidas no campeonato.
Deste modo, depois do inesperado revés diante do Empoli por 3 a 1 em pleno estádio Arechi, o mais provável seria Filippo Inzaghi colecionar mais um resultado negativo em seu cartel de 11 derrotas, 4 empates, três vitórias e 24% de aproveitamento pelo Granata.
A última vitória conquistada pela Salernitana deu-se no 1 a 0 sobre o Hellas Verona em 30 de dezembro. Neste ano de 2024, o Granata registra seis derrotas e um empate em sete jogos.
No entanto, vale ressaltar que a péssima campanha da Salernitana na Serie A não deve-se apenas ao fato da trajetória abaixo das expectativas de Filippo Inzaghi pelo clube grená, tendo em vista que o antecessor Paulo Sousa foi demitido após não vencer nenhum dos oito primeiros jogos realizados pela competição, somando três empates e cinco derrotas até a 8ª rodada.
Logo, assim como ocorreu há exatamente um ano, quando a Salernitana contratou Paulo Sousa para liderá-la na duríssima batalha contra o rebaixamento, mais uma vez o clube da Campânia recorreu a mesma fórmula, sobretudo porque a tentativa deu certo em meio a sequência de empates e a solidez defensiva do time que terminou a temporada passada no 15º posto.
Ainda assim, é importante destacar que Paulo Sousa assumiu a Salernitana na 16ª posição da Serie A, quatro pontos acima do Hellas Verona, o primeiro time dentro da zona da degola naquela oportunidade. Ou seja, uma situação mais tranquila em comparação a que o novo comandante Fabio Liverani encontrou no clube.
?? Benvenuto mister Liverani ?
— US Salernitana 1919 (@OfficialUSS1919) February 12, 2024
?Segui live la diretta della conferenza stampa di presentazione del nuovo allenatore granata ? https://t.co/MLORHfmCWC#Liverani #macteanimo #forzagranata #salernitana #uss1919 pic.twitter.com/vWFLko6ySZ
A propósito, se considerarmos que sete pontos separam a Salernitana do limite de corte do rebaixamento da Serie A, teremos uma real noção do quão difícil será a missão de Fabio Liverani. Além disso, como se costuma dizer na linguagem da bola, o ex-técnico do Cagliari pegará terra arrasada em sua nova equipe, visto que Filippo Inzaghi não foi capaz de definir nenhum padrão de jogo no time ao longo dos 124 dias em que passou por Salerno.
Na realidade, apesar dos constantes desfalques por conta de lesões e, posteriormente, devido a Copa Africana de Nações, o trabalho de Filippo Inzaghi ficou marcado por diversas mudanças tanto no esquema tático, quanto no sistema defensivo da Salernitana que, é claro, não adquiriu identidade alguma sob a batuta do ex-treinador.
Inclusive, mesmo nos poucos jogos em que a Salernitana, de Filippo Inzaghi, apresentou um futebol convincente, ela não venceu e, por vezes, desperdiçou pontos ao sofrer gols nos acréscimos, haja vista o empate em 2 a 2 contra o Milan, além das derrotas ante Juventus e Napoli, ambas por 2 a 1.
Em seguida, novas derrotas por 2 a 1 e 3 a 1, nos confrontos frente Genoa e Empoli, isto é, oponentes que estão na briga direta contra o rebaixamento, tornaram a caminhada da Salernitana rumo a permanência na Serie A pela terceira temporada consecutiva ainda mais complicada.
Salerno entrou em mim em apenas alguns meses. Pelas ruas, fãs e pessoas comuns me param, com pesar e desagrado, para um cumprimento, uma foto, um aperto de mão. A única palavra que tenho vontade de dizer de coração agora é: “obrigado”.
Filippo Inzaghi, via Instagram
Seja como for, Filippo Inzaghi já faz parte do passado no clube, tanto é, que a dúvida agora diz respeito a Fabio Liverani: será que ele conseguirá salvá-lo do descenso? Obviamente, só teremos a resposta concreta para essa questão no final da temporada. Nos tempos em que ainda era jogador profissional, o ex-volante foi um verdadeiro discípulo do atual CEO da Salernitana, Walter Sabatini, que o dirigiu no Perugia, na Lazio e no Palermo.
Em contrapartida, nos seis trabalhos realizados fora das quatro linhas até aqui, Fabio Liverani destacou-se em sua passagem pelo Lecce entre 2017 e 2020, mas deixou uma má impressão em sua última experiência no Cagliari, na época na Serie B, onde foi demitido depois de 20 jogos.
Logo, a falta de convicção em Fabio Liverani levou a própria diretoria da Salernitana a oferecer um curto contrato até o encerramento da temporada ao treinador que terá 14 partidas para repetir os feitos de Davide Nicola e Paulo Sousa na Campânia.