Noventa minutos separam os finalistas da 69ª edição da Champions League, Borussia Dortmund e Real Madrid, do título continental no estádio de Wembley. A inédita decisão do próximo sábado (01), começa às 16:00 (horário de Brasília).
Borussia Dortmund
Após onze anos, o Borussia Dortmund retornará ao mesmo palco da sua última final de Champions League, ou seja, o estádio de Wembley, onde os auri-negros, na época sob a liderança de Jurgen Klopp, caíram por 2 a 1 diante do rival Bayern de Munique, que encerrou a temporada com a tríplice coroa.
Pois é, e a caminhada do Borussia Dortmund rumo à Wembley não foi nada fácil, a julgar que, primeiramente, os alemães precisaram encarar o grupo da morte da Champions League, composto por PSG, Milan e Newcastle. Em seguida, após se classificarem como líderes da chave, os comandados de Edin Terzic superaram PSV Eindhoven, Atlético de Madrid e, novamente, o Paris Saint-Germain, para confirmarem a vaga na decisão.
Para finalizar, o lateral-esquerdo Ramy Bensebaini será o único desfalque do Borussia Dortmund contra o Real Madrid devido a uma lesão no joelho.
Real Madrid
Pela quinta vez nos últimos dez anos o Real Madrid é finalista da Champions League, o que significa que os espanhóis disputam uma final a cada dois anos.
Todavia, por mais que Napoli, Braga, Union Berlin e RB Leipzig retratem que a jornada dos comandados de Carlo Ancelotti foi tranquila até as quartas-de-final, os duelos seguintes ante Manchester City e Bayern de Munique exigiram o máximo do Real Madrid, que se vingou da queda frente o City na temporada passada o derrotando nas penalidades em pleno Etihad Stadium e, posteriormente, desclassificou os bávaros nos acréscimos das semifinais. Sim, o fator camisa continua pesando a favor dos merengues na Champions League.
Por fim, o departamento médico madridista vetou a presença dos contundidos David Alaba e Aurélien Tchouaméni, à medida que o goleiro Andriy Lunin se recuperou de um forte resfriado.
Em busca da quinta orelhuda, Carlo Ancelotti , o treinador mais vezes campeão europeu, disputará a sua sexta final de Champions League na carreira.
Dados Estatísticos
O registro histórico do confronto aponta que Borussia Dortmund e Real Madrid se enfrentaram o total de 14 vezes, sendo oito válidas pela fase de grupos e outras seis em duelos eliminatórios da Champions League, lembrando que os espanhóis acumulam seis vitórias contra três triunfos por parte dos alemães, à medida que cinco partidas terminaram empatadas.
Curiosamente, o Real Madrid é o oponente que o Borussia Dortmund encarou o maior número de oportunidades pela Champions League ao longo da história com 14 enfrentamentos, ao passo que o Borussia Dortmund é o terceiro adversário que o Real Madrid mais se deparou no torneio, estando apenas atrás de Bayern de Munique e Juventus com 22 e 16 embates, respectivamente.
Não obstante, essa será a 18ª final de Champions League disputada pelo Real Madrid, o maior finalista e vencedor do torneio com 14 títulos. Em contrapartida, em Wembley o Borussia Dortmund decidirá a competição pela terceira vez, após uma vitória sobre a Juventus em 1997, e uma derrota diante do rival Bayern de Munique em 2013, no mesmo palco da finalíssima da atual temporada.
Em 2002, o Real Madrid levou a melhor sobre o Bayer Leverkusen ao vencê-lo por 2 a 1 na última final de Champions League disputada entre clubes espanhóis e alemães.
Escalações
Borussia Dortmund (4-2-3-1): Kobel; Ryerson, Hummels, Schlotterbeck e Maatsen; Sabitzer e Can; Sancho, Brandt e Adeyemi; Fullkrug. Técnico: Edin Terzic.
Real Madrid (4-3-1-2): Courtois; Carvajal, Rudiger, Nacho e Mendy; Valverde, Camavinga e Kroos; Bellingham; Rodrygo e Vinícius Jr. Técnico: Carlo Ancelotti.
Previsão
Apesar dos diversos casos de lesões, em especial no setor defensivo, o Real Madrid, campeão espanhol com dez pontos de vantagem em relação ao vice-colocado Barcelona, conseguiu evitar qualquer queda de rendimento, o que é mérito das manobras realizadas por Carlo Ancelotti. Não à toa, a equipe chega no último jogo da temporada com a possibilidade de faturar a dobradinha.
Por outro lado, o Borussia Dortmund que encerrou a Bundesliga na quinta colocação e só garantiu a classificação à próxima edição da Champions League graças a abertura da quinta vaga no futebol alemão, é o mesmo que venceu os fortes Milan, PSV Eindhoven, Atlético de Madrid e PSG no percurso rumo à Londres, provando que as cirscuntâncias mudam completamente em copas.
Contudo, é difícil imaginar outro resultado que não a vitória do Real Madrid em Wembley, representada pela conquista da 15ª orelhuda.
Previsão: Borussia Dortmund 0 x 2 Real Madrid