Noventa minutos separam os finalistas da 69ª edição da Champions League, Borussia Dortmund e Real Madrid, do título continental no estádio de Wembley. A inédita decisão do próximo sábado (01), começa às 16:00 (horário de Brasília).
Borussia Dortmund
Após onze anos, o Borussia Dortmund retornará ao mesmo palco da sua última final de Champions League, ou seja, o estádio de Wembley, onde os auri-negros, na época sob a liderança de Jurgen Klopp, caíram por 2 a 1 diante do rival Bayern de Munique, que encerrou a temporada com a tríplice coroa.
Pois é, e a caminhada do Borussia Dortmund rumo à Wembley não foi nada fácil, a julgar que, primeiramente, os alemães precisaram encarar o grupo da morte da Champions League, composto por PSG, Milan e Newcastle. Em seguida, após se classificarem como líderes da chave, os comandados de Edin Terzic superaram PSV Eindhoven, Atlético de Madrid e, novamente, o Paris Saint-Germain, para confirmarem a vaga na decisão.
Para finalizar, o lateral-esquerdo Ramy Bensebaini será o único desfalque do Borussia Dortmund contra o Real Madrid devido a uma lesão no joelho.
Em 2013, Marco Reus decidia a Champions League no estádio de Wembley em seu primeiro ano no Borussia Dortmund. Em 2024, ele retornará ao mesmo local para jogar outra final em seu último ano no clube.
Real Madrid
Pela quinta vez nos últimos dez anos o Real Madrid é finalista da Champions League, o que significa que os espanhóis disputam uma final a cada dois anos.
Todavia, por mais que Napoli, Braga, Union Berlin e RB Leipzig retratem que a jornada dos comandados de Carlo Ancelotti foi tranquila até as quartas-de-final, os duelos seguintes ante Manchester City e Bayern de Munique exigiram o máximo do Real Madrid, que se vingou da queda frente o City na temporada passada o derrotando nas penalidades em pleno Etihad Stadium e, posteriormente, desclassificou os bávaros nos acréscimos das semifinais. Sim, o fator camisa continua pesando a favor dos merengues na Champions League.
Por fim, o departamento médico madridista vetou a presença dos contundidos David Alaba e Aurélien Tchouaméni, à medida que o goleiro Andriy Lunin se recuperou de um forte resfriado.
Em busca da quinta orelhuda, Carlo Ancelotti , o treinador mais vezes campeão europeu, disputará a sua sexta final de Champions League na carreira.
Dados Estatísticos
O registro histórico do confronto aponta que Borussia Dortmund e Real Madrid se enfrentaram o total de 14 vezes, sendo oito válidas pela fase de grupos e outras seis em duelos eliminatórios da Champions League, lembrando que os espanhóis acumulam seis vitórias contra três triunfos por parte dos alemães, à medida que cinco partidas terminaram empatadas.
Curiosamente, o Real Madrid é o oponente que o Borussia Dortmund encarou o maior número de oportunidades pela Champions League ao longo da história com 14 enfrentamentos, ao passo que o Borussia Dortmund é o terceiro adversário que o Real Madrid mais se deparou no torneio, estando apenas atrás de Bayern de Munique e Juventus com 22 e 16 embates, respectivamente.
Não obstante, essa será a 18ª final de Champions League disputada pelo Real Madrid, o maior finalista e vencedor do torneio com 14 títulos. Em contrapartida, em Wembley o Borussia Dortmund decidirá a competição pela terceira vez, após uma vitória sobre a Juventus em 1997, e uma derrota diante do rival Bayern de Munique em 2013, no mesmo palco da finalíssima da atual temporada.
Em 2002, o Real Madrid levou a melhor sobre o Bayer Leverkusen ao vencê-lo por 2 a 1 na última final de Champions League disputada entre clubes espanhóis e alemães.
Escalações
Borussia Dortmund (4-2-3-1): Kobel; Ryerson, Hummels, Schlotterbeck e Maatsen; Sabitzer e Can; Sancho, Brandt e Adeyemi; Fullkrug. Técnico: Edin Terzic.
Real Madrid (4-3-1-2): Courtois; Carvajal, Rudiger, Nacho e Mendy; Valverde, Camavinga e Kroos; Bellingham; Rodrygo e Vinícius Jr. Técnico: Carlo Ancelotti.
Previsão
Apesar dos diversos casos de lesões, em especial no setor defensivo, o Real Madrid, campeão espanhol com dez pontos de vantagem em relação ao vice-colocado Barcelona, conseguiu evitar qualquer queda de rendimento, o que é mérito das manobras realizadas por Carlo Ancelotti. Não à toa, a equipe chega no último jogo da temporada com a possibilidade de faturar a dobradinha.
Por outro lado, o Borussia Dortmund que encerrou a Bundesliga na quinta colocação e só garantiu a classificação à próxima edição da Champions League graças a abertura da quinta vaga no futebol alemão, é o mesmo que venceu os fortes Milan, PSV Eindhoven, Atlético de Madrid e PSG no percurso rumo à Londres, provando que as cirscuntâncias mudam completamente em copas.
Contudo, é difícil imaginar outro resultado que não a vitória do Real Madrid em Wembley, representada pela conquista da 15ª orelhuda.
Previsão: Borussia Dortmund 0 x 2 Real Madrid