Um tradicional clássico da “Terra da Rainha” irá incendiar a 23ª rodada da Premier League (campeonato inglês), afinal, a rivalidade que envolve ambas equipes é enorme, o que deixa todos os amantes da bola ainda mais ansiosos para acompanhar esse confronto. Me refiro ao duelo entre Liverpool x Chelsea, que entrarão no gramado do glorioso estádio Anfield Road, em Liverpool, às 18:00 (horário de Brasília).
Com o primeiro mês do ano se encerrando hoje, já é possível afirmar que janeiro foi um verdadeiro pesadelo para o Liverpool. Foi neste período que os comandados de Jurgen Klopp foram eliminados tanto da Copa da Liga Inglesa (pelo Southampton) quanto da Copa da Inglaterra (pelo Wolverhampton), em um curto espaço de quatro dias de diferença. Além disso, os Reds (apelido do Liverpool) caíram da segunda para a quarta posição na tabela da Premier League. tudo por conta do péssimo desempenho do time nesse inicio de ano. Para se ter ideia, em oito partidas disputadas no mês de janeiro, o Liverpool conquistou somente uma vitória, de resto, a equipe perdeu quatro partidas e empatou outras três, obtendo assim uma performance grotesca. Atualmente, os Reds contabilizam 45 pontos na 4ª posição do campeonato, computando 13 vitórias, 6 empates e 3 derrotas, permanecendo 10 pontos atrás do líder Chelsea. A boa notícia para o técnico alemão Jurgen Klopp, é que ele terá o retorno do atacante Sadio Mané, que com a eliminação da seleção de Senegal da Copa Africana de Nações, já regressou à Liverpool. Por outro lado, tanto o meia Danny Wings quanto o volante Marko Grujic estão fora de combate por decorrência de lesões. O lateral-direito Nathaniel Clyne é dúvida, e ao que tudo indica, o reserva imediato Trent Alexander-Arnold será o seu substituto na partida de daqui a pouco.

Vivendo uma fase totalmente distinta do rival de logo mais, o Chelsea segue firme e forte na liderança isolada da Premier League, com 55 pontos ganhos, os Blues (apelido do Chelsea) colecionam 18 vitórias, 1 empate e 3 derrotas em 22 partidas realizadas. A campanha dos pupilos de Antonio Conte é tão boa, que no momento eles abriram uma larga vantagem de oito pontos em relação ao vice-líder Arsenal (47 pontos). No último final de semana, o Chelsea não encontrou dificuldades e goleou o Brentford por 4 a 0, avançando assim para a próxima fase da Copa da Inglaterra. Diferentemente do Liverpool, o mês foi excelente ao Chelsea, que venceu quatro das cinco partidas disputadas em janeiro, perdendo somente para o Tottenham (2 a 0) na primeira partida do ano. O departamento médico do clube londrino encontra-se vazio, portanto, o treinador Antonio Conte terá todos os atletas aptos para encarar o Liverpool. Com as boas atuações no jogo frente o Brentford, os jogadores Cesc Fabregas, Willian e Michy Batshuayi esperavam ter uma oportunidade de iniciar o clássico desta tarde entre os titulares, porém o técnico italiano decidiu mantê-los novamente entre os reservas.

O registro histórico do confronto, aponta que ambas equipes já se enfrentaram 175 vezes na história, e a vantagem é do Liverpool, que soma 76 vitórias contra 61 triunfos do Chelsea, enquanto o empate prevaleceu em 38 oportunidades. O encontro mais recente entre os dois clubes, ocorreu em setembro do ano passado, em partida válida pela 5ª rodada da atual edição da Premier League, e na ocasião, o Liverpool bateu o Chelsea por 2 a 1, em pleno Stamford Bridge, em Londres. No entanto, os Blues não perdem dos Reds, no estádio Anfield Road há exatos cinco jogos, conquistando duas vitórias e três empates nestes últimos cinco confrontos em Liverpool, além disso, a equipe de Antonio Conte venceu 15 dos últimos 16 compromissos pela Premier League. Curiosamente este será o duelo do melhor ataque do campeonato (Liverpool – 51 gols marcados) contra a melhor defesa da competição (Chelsea – 15 gols sofridos).

Liverpool (4-3-3): Mignolet; Alexander-Arnold, Lovren, Matip e Milner; Wijnaldum, Henderson e Can; Roberto Firmino, Mané e Philippe Coutinho. Técnico: Jurgen Klopp.
Chelsea (3-4-3): Courtois; Azpilicueta, David Luiz e Cahill; Moses, Matic, Kanté e Alonso; Pedro, Diego Costa e Hazard. Técnico: Antonio Conte.
Não poderíamos escolher um confronto melhor do que esse entre Liverpool x Chelsea para assistir nesta terça-feira, tudo porque a equipe de Jurgen Klopp fará o possível e o impossível para recuperar-se das duas eliminações sofridas nas copas nacionais na semana passada, e também porque os Reds terão uma chance de ouro para reconquistar a confiança de sua torcida. Outro fator motivante ao Liverpool, é o fato do time ter de volta o seu principal atacante, Sadio Mané, pois no período em que o senegalês esteve ausente, o time atuou horas com Daniel Sturridge, horas com Divock Origi, e definitivamente, os dois não convenceram. Já o Chelsea parece rodada a rodada cada vez mais próximo do título, é claro que ainda é cedo para falar nisso, mas é nítido que os Blues estão no caminho certo, além disso, não restam dúvidas de que Antonio Conte encarará o clássico de hoje como uma revanche, afinal, no primeiro turno, sua equipe perdeu do Liverpool (2 a 1) em Londres, e derrotar o algoz em seus domínios, será o troco dado pelo Chelsea. Acredito que teremos uma partida bastante pegada, assim como costumam ser os clássicos dessa dimensão, com o Liverpool explorando principalmente as bolas paradas através de Philippe Coutinho, enquanto o Chelsea estará como sempre muito bem posicionado se defendendo de forma exemplar, aproveitando os contra-ataques e utilizando demasiadamente os lados do campo, com os habilidosos Pedro e Eden Hazard. Levando em consideração todos estes aspectos, eu apostaria em mais um triunfo do Chelsea, que caminha com extrema competência, rumo ao tão cobiçado título da Premier League.