A Copa da Espanha, popularmente conhecida como Copa do Rey, chega em seu momento decisivo, e um dos maiores clássicos do futebol espanhol, irá estremecer o estádio Vicente Calderón, em Madrid. Trata-se do duelo entre Atlético Madrid x Barcelona, que entrarão em campo a partir das 18:00 (horário de Brasília), para decidir quem levará a melhor na primeira partida das semifinais da competição.
Uma das únicas equipes espanholas capazes de parar o Barcelona é justamente o Atlético Madrid, atual vice-campeão da Champions League. Mesmo não conseguindo fazer uma campanha tão regular nessa temporada, o time comandado por Diego Simeone ocupa a 4ª posição na Liga BBVA (campeonato espanhol) com 36 pontos, colecionando 10 vitórias, 6 empates e 4 derrotas em 20 partidas realizadas, permanecendo dez pontos atrás do líder do campeonato, Real Madrid. O ponto forte dos colchoneros (apelido do Atlético Madrid), continua sendo a defesa, a segunda melhor da liga com apenas 16 gols sofridos, perdendo somente do Villarreal (14 gols sofridos) nesse quesito. Vale ressaltar ainda, que o Atlético Madrid não sofreu gols em quatro dos últimos seis jogos disputados no estádio Vicente Calderón, fato que comprova a eficiência do setor defensivo da equipe de Diego Simeone. O departamento médico colchonero já vetou a participação dos atletas Jan Oblak, José María Giménez, Augusto Fernández e Tiago, por conta de lesões. Além deles, o volante Thomas Partey está fora do clássico de daqui a pouco, pois está defendendo a seleção de Gana na Copa Africana de Nações.

Já o Barcelona, ainda não se restabeleceu do verdadeiro assalto que sofreu na partida do último domingo, diante do Betis, quando os catalães empataram por 1 a 1, e viram um gol mais do que legítimo ser anulado pelo árbitro do jogo. Com isso, o Barça continua na vice-colocação da Liga BBVA, com 42 pontos ganhos, contabilizando 12 vitórias, 6 empates e 2 derrotas, ou seja, quatro pontos atrás do líder Real Madrid que tem uma partida a menos em relação aos catalães. O poderio ofensivo do Barcelona é ponto forte do time na temporada, sendo o segundo melhor ataque do campeonato com 52 gols marcados em 20 partidas disputadas, obtendo assim uma boa média de 2,60 gols por jogo. O Barça terá três ausências consideráveis para o clássico de logo mais, me refiro aos jogadores Andrés Iniesta, Sergio Busquets e Lucas Digne, todos fora por decorrência de lesões.

O registro histórico do confrontos, aponta que ambas equipes já se enfrentaram 225 vezes na história, e a vantagem é do Barcelona, que soma 101 vitórias contra 72 triunfos do Atlético Madrid, enquanto o empate prevaleceu em 52 oportunidades. O encontro mais recente entre os dois times, ocorreu em setembro do ano passado, em partida válida pela 5ª rodada da atual edição da Liga BBVA, e na ocasião, o empate (1 a 1) predominou no placar final do estádio Camp Nou, com um gol de Ivan Rakitic pelo lado do Barça e um de Ángel Correa pelo lado dos colchoneros. O Barcelona está invicto nos 19 dos últimos 21 jogos diante do Atlético Madrid (em todas as competições). No entanto, na última competição mata-mata disputada entre Atlético e Barça, a equipe de Diego Simeone levou a melhor, eliminando os catalães nas quartas de finais da Champions League 2015-16, após terem perdido o primeiro confronto em Barcelona (2 a 1) e vencido o segundo duelo em Madrid (2 a 0).

Atlético Madrid (4-4-2): Moyá; Vrsaljko, Savic, Godín e Filipe Luís; Juanfran, Gabi, Saúl e Koke; Carrasco e Griezmann. Técnico: Diego Simeone.
Barcelona (4-3-3): Cillessen; Sergi Roberto, Piqué, Umtiti e Jordi Alba; Rakitic, Mascherano e André Gomes; Messi, Suárez e Neymar. Técnico: Luis Enrique.
Este grande clássico do futebol espanhol sempre nos reserva grandes emoções, afinal, alguns dos melhores jogadores da atualidade estarão desfilando no gramado do Vicente Calderón, e isso aliado a imensa rivalidade que cerca ambas equipes, tornam o confronto ainda mais emocionante. O Atlético Madrid com certeza usará em seu favor a atmosfera do Vicente Calderón, que se transforma em um verdadeiro caldeirão em dias de jogos do time, pois a apaixonada torcida colchonera já foi considerada em diversas oportunidades, a mais argentina da Europa. Do outro lado estará o atual bicampeão da Copa do Rey, Barcelona, que tem para muitos, o melhor trio de ataque do planeta (trio MSN), composto por Messi, Neymar e Suárez, e mesmo que não esteja fazendo boas apresentações recentemente, o Barça tem a força de sua poderosa camisa como principal aliada para encarar qualquer adversário. Acredito que veremos uma batalha em campo, com muita pegada, jogadas brutas e entradas exageradas, principalmente por parte dos donos da casa, que terão novamente a bola parada como seu ponto forte. Cabe ao Barça não perder a cabeça, jogar com paciência, tocar muito a bola e movimentar-se bastante, para assim encontrar espaços e conseguir criar oportunidades de gols, pois as duas linhas de quatro homens do Atlético Madrid, são uma das mais eficientes do mundo. É sempre difícil prever um duelo tão equilibrado quanto esse, mas se fosse para indicar um placar, eu apostaria em um empate, e não por ficar em cima do muro, mas sim porque vejo uma igualdade gigante entre os dois times.