A 32ª rodada da Ligue 1 (campeonato francês) terá seu inicio na tarde desta sexta-feira, e nela, Lille x Nice se enfrentarão com o objetivo de melhorar suas posições na tabela da competição. O confronto começará às 15:45 (horário de Brasília), no estádio Pierre-Mauroy, em Lille.
Depois de conquistar uma ótima vitória (1 a 0), fora de casa, sobre o Bastia na rodada passada, o Lille pulou para a 13ª posição na tabela da Ligue 1 com 37 pontos, colecionando 10 vitórias, 7 empates e 14 derrotas no campeonato, se afastando de uma vez por todas da temível zona do rebaixamento. Como sonhar não custa nada, os Les Dogues (apelido do Lille) almejam agora entrar na briga por uma vaga na Europa League, mas isso só se tornará possível caso os comandados de Franck Passi vençam todos os próximos compromissos, e ainda contem com o tropeços dos demais concorrentes, ou seja, uma tarefa praticamente impossível. O triunfo sobre o Bastia foi o quarto jogo consecutivo sem derrotas do Lille na liga francesa, lembrando que anteriormente, o time havia vencido o Nancy (2 a 1), e empatado com o Toulouse (1 a 1) e com o Olympique Marseille (0 a 0). No entanto, o Lille permanece com a segunda pior campanha como mandante na competição, pois em 15 partidas realizadas no estádio Pierre-Mauroy, a equipe somou apenas 18 pontos (5 vitórias, 3 derrotas e 7 derrotas), obtendo um péssimo aproveitamento de 40% atuando em seus domínios. O maior problema do treinador Franck Passi continua sendo o grande número de desfalques no elenco, para se ter ideia, cinco atletas estão fora de combate por decorrência de lesões, trata-se de Yassine Benzia, Marko Basa, Martin Terrier, Hamza Mendyl e Adama Soumaoro. Além deles, o haitiano Carlens Arcus também está fora porque levou um cartão vermelho na partida de meio de semana frente o Mônaco pela Copa da França.

Do outro lado, o Nice, é uma das grandes surpresas da temporada na França, já que os pupilos de Lucien Frave continuam vivos na luta pelo título da League 1, contabilizando 67 pontos na 3ª posição do campeonato, permanecendo assim. quatro pontos atrás do líder Mônaco (71 pontos) e um ponto abaixo do vice-colocado PSG (68 pontos), porém vale ressaltar, que os Les Aiglons (apelido do Nice) contam com uma partida a mais em relação aos dois rivais. A fase do Nice é ótima no momento, tanto é, que o time sofreu somente uma derrota (para o Mônaco) nos últimos 15 jogos da liga francesa, e a boa performance vale para quando a equipe atua tanto dentro quanto fora de casa, afinal, os Les Aiglons obtêm a 3ª melhor campanha como visitantes na competição, computando 27 pontos em 15 partidas fora de seus domínios (7 vitórias, 6 empates e 2 derrotas), além de serem também o clube que menos perdeu no campeonato. O departamento médico do Nice vetou a presença dos jogadores Paul Baysse, Wylan Cyprien, Mounir Obbadi e Alassane Pléa, pois todos encontram-se machucados.

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes já se enfrentaram 96 vezes na história, e podemos afirmar com total convicção, que o equilíbrio é a marca registrada do duelo, já que o Nice soma 34 vitórias contra 33 triunfos do Lille, ou seja, somente uma vitória a mais em relação ao adversário, enquanto o empate prevaleceu em 29 oportunidades. O encontro mais recente entre os dois times, ocorreu em agosto do ano passado, e na ocasião, o placar ficou empatado por 1 a 1, em partida válida pela 3ª rodada da atual edição da Ligue 1. No entanto, o Lille não vence o Nice há exatos nove jogos, a última vitória dos Les Dogues sobre os Les Aiglons, foi em maio de 2012 (temporada 2011/12), portanto, um tabu que está prestes a completar cinco anos. Mas ultimamente o equilíbrio entre as equipes têm sido realmente grande, tanto é, que os últimos quatro embates entre eles terminaram com a igualdade no marcador. Para finalizar, eu não poderia deixar de citar que o Lille não vence um único jogo como mandante na liga há seis jogos, enquanto o Nice permanece invicto há oito compromissos também pela Ligue 1.

Lille (4-2-3-1): Enyeama; Corchia, Junior Alonso, Beria e Palmieri; Amadou e Xeka; Rony Lopes, El Ghazi e Preville; Éder. Técnico: Marcelo Bielsa.
Nice (4-3-3): Cardinale; Ricardo Pereira, Dante, Marchand e Dalbert; Koziello, Walter e Seri; Eysseric, Balotelli e Belhanda. Técnico: Lucien Frave.
Desde a chegada do treinador Franck Passi, auxiliar de Marcelo Bielsa, no comando técnico do time do Lille, a performance da equipe realmente começou a melhorar, e agora, é possível afirmar que com mais três pontos, os Les Dogues estarão salvos do rebaixamento. Já o Nice, juntamente com o Mônaco, são as grandes surpresas do futebol francês na temporada, lembrando que os Les Aiglons estão praticamente garantidos na próxima edição da Champions League, além de estarem na briga direta pelo título da Ligue 1. A vitória no duelo de logo mais é importante para ambas equipes, porém para o Nice ela é fundamental, afinal, somando três pontos hoje, o time de Lucien Frave colocaria uma pressão ainda maior sobre o Mônaco e o PSG que complementarão a rodada no final de semana, jogando contra Angers e Guingamp, respectivamente. Com o péssimo rendimento do Lille quando atua diante de sua torcida no estádio Pierre-Mauroy, acho pouco provável que os anfitriões consigam vencer o confronto, afinal, estarão diante de um dos melhores visitantes do campeonato. Levando em consideração todas estas informações, acredito que Balotelli e companhia, sairão de campo com mais um triunfo na bagagem.