Bayern Munique x Borussia Dortmund

A 28ª rodada da Bundesliga (campeonato alemão), nos apresenta o maior clássico do futebol alemão, repleto de história e rivalidade. Me refiro ao tão esperado confronto entre Bayer Munique x Borussia Dortmund, que entrarão no gramado da Allianz Arena às 13:30 (horário de Brasília).
Líder isolado da Bundesliga com 65 pontos ganhos, o Bayern Munique caminha firme e forte em busca do pentacampeonato alemão. Donos do melhor ataque (67 gols marcados) e da melhor defesa (14 gols sofridos) da liga, os números provam que os pupilos de Carlo Ancelotti obtêm uma campanha impecável até aqui, contabilizando 20 vitórias, 5 empates e somente 2 derrotas na competição, aliás, o segundo revés dos bávaros no campeonato, aconteceu justamente na rodada anterior, quando eles perderam do surpreendente Hoffenheim, em Sinshein, pelo placar mínimo (1 a 0). No entanto, este resultado negativo não assusta em nada o Bayern Munique, que permanece a uma imensa distância de 10 pontos em relação ao vice-colocado RB Leipzig (55 pontos), portanto, já é possível afirmar que só um grave acidente de percurso tiraria o título dos bávaros. O italiano Carlo Ancelotti não contará com três peças fundamentais em sua equipe, trata-se dos jogadores Manuel Neuer, Thomas Muller e Douglas Costa, que seguem afastados por conta de lesões.

Com a ausência do lesionado Manuel Neuer, o goleiro reserva Sven Ulreich (foto) ganha uma nova oportunidade no time titular do Bayern Munique.
Com a ausência do lesionado Manuel Neuer, o goleiro reserva Sven Ulreich (foto) ganha uma nova oportunidade no time titular do Bayern Munique.

Do outro lado, o Borussia Dortmund desembarca em Munique com a difícil tarefa de vencer o seu grande algoz, Bayern. Quarto colocado na tabela da Bundesliga com 50 pontos, colecionando o total de 14 vitórias, 8 empates e 5 derrotas na competição, o conjunto aurinegro ainda sofre quando atua fora de seus domínios, afinal, os comandados de Thomas Tuchel somaram apenas 17 pontos em 14 jogos realizados como visitantes, conquistando somente 4 vitórias fora de casa até o momento, o que nos faz pensar que as chances de uma vitória no clássico desta tarde são praticamente remotas. Na rodada passada, os gols de Gonzalo Castro, Pierre-Emerick Aubameyang e Shinji Kagawa, garantiram o bom triunfo do Borussia Dortmund sobre o Hamburgo, resultado que dá uma confiança extra aos jogadores aurinegros. Outro aspecto que vem tirando o sono do técnico Thomas Tuchel, é o grande número de lesões em seu elenco, que só para o clássico de daqui a pouco, terá a baixa de cinco atletas, tanto é, que o departamento médico do time vetou a presença de Erik Durm, Mario Gotze, Sebastian Rode, Marco Reus e André Schurrle, todos contundidos.

blogger
O grande número de problemas por lesões, atrapalharam Thomas Tuchel durante toda a temporada.

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes já se enfrentaram 114 vezes na história, e a vantagem é do Bayern Munique que soma 51 vitórias contra 30 triunfos do Borussia Dortmund, enquanto o empate prevaleceu em 33 oportunidades. O encontro mais recente entre os dois times, ocorreu em novembro do ano passado, e na ocasião, o Borussia Dortmund bateu o Bayern Munique no estádio Signal Iduna Park por 1 a 0, com um gol do gabonês Pierre-Emerick Aubameyang. No entanto, os bávaros venceram o outro duelo entre eles no inicio da temporada por 2 a 0, conquistando assim o título da Supercopa da Alemanha 2016. Vale ressaltar ainda, que tanto o Bayern Munique quanto o Borussia Dortmund se classificaram para as quartas de finais da Champions League, aonde enfrentarão o Real Madrid e o Mônaco, respectivamente. Curiosamente, bávaros e aurinegros se encontrarão também nas semi-finais da Copa da Alemanha, que será disputada no final deste mês (dia 26).

Será também o duelo entre os artilheiros da Bundesliga, Pierre-Emerick Aubameyang (25 gols) e Robert Lewandowski (24 gols).
Será também o duelo entre os artilheiros da Bundesliga, Pierre-Emerick Aubameyang (25 gols) e Robert Lewandowski (24 gols).

Bayern Munique (4-2-3-1): Ulreich; Lahm, Boateng, Hummels e Alaba; Xabi Alonso e Vidal; Robben, Thiago Alcântara e Ribéry; Lewandowski. Técnico: Carlo Ancelotti.

Borussia Dortmund (4-1-4-1): Burki; Piszczek, Sokratis, Bartra e Schmelzer; Weigl; Pulisic, Kagawa, Gonzalo Castro e Dembélé; Aubameyang. Técnico: Thomas Tuchel.

O favoritismo do Bayern Munique é algo inquestionável, afinal, o time de Carlo Ancelotti permanece invicto na Allianz Arena nesta temporada (pela Bundesliga), mais uma prova de que vencê-los lá é algo realmente complicado. Essa tarefa se torna ainda mais difícil para o Borussia Dortmund, que venceu somente um dos seus últimos cinco compromissos como visitante, ou seja, um péssimo desempenho recente fora de casa. Como poupou diversos atletas na partida diante do Hoffenheim no meio de semana, visando justamente o clássico contra o Borussia Dortmund, os bávaros estarão melhores fisicamente, enquanto o time de Thomas Tuchel continua sofrendo com o enorme número de lesões, fator que não permite com que o treinador realize um rodízio em seu elenco. A vitória é mais fundamental para o Borussia Dortmund do que ao Bayer Munique, pois no caso de um revés, o conjunto aurinegro veria a terceira posição do campeonato ficar bem distante, fato que frustraria os planos do time. Dentro das quatro linhas, vejo os anfitriões mais completos tática e tecnicamente, apresentando um futebol bastante eficiente, além de serem mais consistentes em todos os aspectos. Levando em consideração todas estas informações, acredito que o Bayern Munique sairá de campo com mais três pontos na tabela.

Deixar um comentário

Menu