A terceira Copa do Mundo de Marcelo Bielsa, a primeira no comando da Celeste Olímpica, pode entrar para a história como a campanha mais decepcionante do treinador argentino em Mundiais. Diferentemente do que ocorreu com a Argentina em 2002 e com o Chile em 2010, quando suas seleções ao menos demonstraram competitividade diante de adversários de alto nível, o Uruguai corre sério risco de se despedir ainda na fase de grupos do Mundial de 2026. Um cenário que poucos imaginavam quando os uruguaios desembarcaram nos Estados Unidos para a disputa do torneio. Pois é, e o mais curioso é que o próprio Marcelo Bielsa já havia anunciado, antes mesmo da competição começar, que deixaria o cargo após o Mundial. Ainda assim, a expectativa em torno do trabalho de El Loco era enorme. Afinal, estamos falando de um dos treinadores mais influentes do futebol sul-americano nas últimas décadas, responsável por revolucionar…
Trabalho de Bielsa segue à deriva na seleção uruguaia
O empolgante início de Marcelo Bielsa no comando da Celeste Olímpica, marcado pelas históricas vitórias por 2 a 0 sobre Brasil e Argentina nas Eliminatórias, sinalizavam um futuro pra lá de promissor aos uruguaios, a julgar pelas palavras de Lionel Messi após o revés em plena Bombonera ao afirmar que era impossível suportar o intenso ritmo do Uruguai. No entanto, aquele contagiante Uruguai literalmente morreu depois da queda diante da Colômbia nas semifinais da Copa América, vide os três empates sem gols e a derrota pelo placar mínimo frente o então lanterna das Eliminatórias, Peru, nos últimos quatro jogos disputados, o que significa que os pupilos de Marcelo Bielsa não balançam as redes desde o empate em 1 a 1 com a Guatemala, válido por uma partida amistosa realizada no início de setembro. De lá pra cá, já se passaram 45 dias ou 428 minutos sem um único tento. Em…