Para não passar em branco na temporada, a Lazio, busca hoje a classificação rumo as quartas de finais da Europa League, buscando assim sua única possibilidade de conquistar um título e alcançar a tão desejada vaga na UEFA Champions League da temporada 2016-17. A equipe de Roma, recebe no estádio Olímpico o Sparta Praga, após o empate na semana passada em Praga, por 1 a 1, pode até empatar por 0 a 0 que se classifica, portanto, é por isso que os torcedores da Lazio acreditam e muito que na noite de hoje a equipe possa ser a única representante italiana nas quartas de finais da Europa League.
A Lazio faz uma campanha regular na atual temporada, na Serie A (campeonato italiano), o time é o oitavo colocado na classificação com 41 pontos, e não tem mais chances de classificação para a UEFA Champions League, por isso joga todas suas fichas na partida de hoje contra o Sparta Praga. A Lazio tem um bom ataque, faz bastante gols, mas uma defesa ruim, toma muitos gols, e a equipe faz um campeonato italiano irregular, 10 vitórias, 8 empates e 11 derrotas. Para se ter idéia, o saldo de gols no campeonato é zero, tem 37 gols feitos e 37 gols sofridos em 29 partidas até aqui. A equipe de Stefano Pioli atua no 4-2-3-1, tendo o meia direita brasileiro Felipe Anderson como uma de suas peças chaves, aliás, o brasileiro dificilmente permanecerá no time na próxima temporada. Junto de Felipe Anderson, posso destacar a poderosa linha de armação com o meia central Stefano Mauri e o meia esquerda holandês Ricardo Kishna. No ataque, o sérvio Filip Dordevic é o encarregado de fazer os gols do time romano. Como opção no banco de reservas o famoso artilheiro alemão Miroslav Klose, maior artilheiro da história das Copas do Mundo com 16 gols marcados, pode entrar no segundo tempo e decidir a qualquer momento a partida.
O Sparta Praga vive situação oposta no campeonato tcheco, vice líder com 47 pontos (com uma partida a menos), seis pontos a menos que o primeiro colocado Viktoria Plzen, o Sparta ainda briga pelo título e sonha com a vaga direta para a UEFA Champions League. O treinador do Sparta, Zdenek Scasny, acredita na classificação da equipe mesmo fora de seus domínios, e confia na boa fase da dupla de ataque que conta com o nigeriano Kehinde Fatai, e com o experiente David Lafata, (capitão do time). O meio campo Borek Dockal é o principal destaque da equipe, o jogador já passou pelo futebol turco, norueguês mas transferiu-se ao Sparta em 2013, e desde então, tornou-se um dos principais jogadores da equipe. No último domingo (13/03) o Sparta Praga venceu o Sigma, por 2 a 0, fora de casa, portanto o time vai confiante para a Itália.
Um fato decepcionante qua chama atenção no jogo de hoje é o racismo, no primeiro jogo entre as equipes em Praga, o lateral esquerdo do Sparta, Costa Nhamoinesu, relatou ter sofrido insultos racistas da famosa torcida da Lazio, os conhecidos Irriducibilis. Esperamos que hoje esses atos não aconteçam e apenas a festa do futebol esteja em campo.
O palpite de hoje é uma vitória da equipe da casa, a Lazio, para alegria de todos os presentes no estádio Olímpico de Roma.