Palmeiras, campeão brasileiro 2016

Com a chegada do final do ano, a temporada de futebol no Brasil também vai chegando ao seu fim, e ontem, o que já estava mais do que escancarado, enfim se confirmou, o Palmeiras levantou com uma rodada de antecedência, a taça de campeão brasileiro de 2016, um título justíssimo, haja visto o excelente campeonato que a equipe alviverde foi capaz de fazer.
Fundado no ano de 1914, a Sociedade Esportiva Palmeiras, levantou o troféu de campeão brasileiro pela 9ª vez em sua história, isso porque a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) unificou os títulos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa com os títulos do Campeonato Brasileiro, portanto, com as conquistas da Taça Brasil (1960, 1967), do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967, 1969) e Campeonato Brasileiro (1972, 1973, 1993, 1994 e agora o de 2016), o Palestra (apelido do Palmeiras) consagrou-se eneacampeão brasileiro. Sei que para muitos isso pode não valer, e a grande maioria considera o Palmeiras pentacampeão (sem a unificação dos outros campeonatos) porém levo em consideração os dados passados pela CBF.
Após um longo tabu, que já perdurava 22 anos, os palmeirenses enfim puderam soltar o grito de campeão. A última vez em que isso ocorreu pelo campeonato brasileiro, foi em 1994, e pode ter certeza de que a jovem geração alviverde não havia visto Velloso, Antônio Carlos, César Sampaio, Edmundo, Evair, Rivaldo e companhia, levantarem a taça do Brasileirão 94. A apreensão era tanta, que mesmo com a vantagem obtida na tabela de classificação, em relação ao segundo colocado, os torcedores do Palmeiras não soltaram o grito de campeão em nenhum momento, a comemoração só foi selada mesmo, depois que os demais jogos da rodada foram encerrados e o título confirmado.

O Palmeiras campeão brasileiro de 1994, era uma verdadeira seleção.
O Palmeiras campeão brasileiro de 1994, era uma verdadeira seleção.

Como citei anteriormente, a conquista do Palmeiras foi extremamente merecida, basta analisarmos a campanha da equipe comandada pelo treinador Cuca, que com uma rodada de antecedência venceu o campeonato. Em 37 rodadas disputadas até aqui, o Verdão soma o total de 77 pontos ganhos, contabilizando 23 vitórias, 8 empates e 6 derrotas na competição. Além disso, os pupilos de Cuca tem o segundo melhor ataque do torneio (60 gols), ficando apenas atrás do Atlético Mineiro (61 gols) e a melhor defesa (31 gols sofridos). A distância para o vice-colocado, Flamengo, é de sete pontos, e isso pode claramente nos mostrar a superioridade do Palmeiras em comparação aos demais concorrentes.
Na minha visão, quatro fatores foram fundamentais para a quebra de jejum do Palmeiras, que culminou com a conquista do Brasileirão 2016, são eles:

blog

Cuca: ao lado de Tite, é sem sombra de dúvidas o melhor treinador em exercício no País. Teve por muito tempo o rótulo de azarão, algo que nunca foi, pois aonde vai, Cuca monta boas equipes, organizadas taticamente e que costumam disputar títulos, foi assim no Goiás, São Paulo, Botafogo, Atlético Mineiro e agora no Palmeiras, que sofreu no primeiro semestre, quando era comandado pelo então técnico Marcelo Oliveira, portanto, não poderíamos de deixar de dar os devidos créditos a Cuca.

blogPaulo Nobre: com uma administração limpa e ética, o presidente Paulo Nobre resolveu de vez o problema que mais atrapalhou o Palmeiras na última década, a gestão. É claro que todo o dinheiro injetado por ele (estima-se que mais de 200 milhões de reais) ajudaram o Palestra na montagem do elenco, porém a transparente condução, aliada ao bom gerenciamento levaram o Palmeiras ao sucesso, e tudo isso graças a Paulo Nobre, um presidente jovem, inteligente e dono de ideais inovadores.

blog

Alexandre Mattos: o rótulo de melhor diretor de futebol no Brasil não lhe é atribuído por acaso, afinal, nos últimos quatro anos, Mattos conquistou nada mais nada menos do que quatro títulos nacionais, campeonato brasileiro 2013 e 2014 pelo Cruzeiro, além da Copa do Brasil 2015 e do Campeonato Brasileiro 2016 pelo Palmeiras. O talento de Alexandre Mattos para montar elencos, atrair investidores e parceiros é inquestionável, e é por essas e outras, que o diretor é disputadíssimo por diversos clubes no mercado nacional.

blog

Torcida: os palmeirenses deram um show neste campeonato, lotando o Allianz Parque em todos os jogos do time em seu estádio, e dando uma verdadeira demonstração de amor incondicional ao clube. Na reta final da competição, a torcida chegou a “invadir” até o aeroporto, para incentivar e dar apoio aos atletas do Palmeiras. Posso destacar ainda o programa Sócio Avante do Palmeiras, que é um exemplo a ser seguido pelas demais agremiações, pois para quem não sabe, foi a ferramenta que acabou com as incômodas filas das bilheterias, e tem hoje, 100% dos ingressos vendidos pela internet. Além disso, diversas promoções e incentivos são criados pelo clube, mantendo o Palmeiras sempre bem próximo de seus adeptos.

Agora é hora de comemorar o título, pois a longa temporada chegou ao seu final, e o Palmeiras a fechou com chave de ouro, levando mais uma taça para a sala de troféus do clube. Novas informações  dão conta de que o treinador Cuca não ficará no Palmeiras em 2017, por isso, o clube já corre atrás de um novo comandante, o técnico campeão brasileiro de 2016 afirmou que irá tirar um ano sabático, voltado apenas para os estudos e um intercâmbio na Europa. A segunda notícia é que o mandato do presidente Paulo Nobre termina no dia 15/12, e em seu lugar, entrará Maurício Galiote, aliado de Nobre, que ficará na presidência do clube até 2018. Para finalizar, o atacante Gabriel Jesus, a grande revelação do campeonato brasileiro, fez seu último jogo com a camisa do Palmeiras ontem, diante da Chapecoense, o jovem jogador se apresentará ainda esse mês em seu novo clube, o Manchester City.

Deixar um comentário

Menu