Crise instaurada

A paciência é realmente uma virtude dos ingleses, uma prova disso é a diretoria do West Ham, que mesmo com o péssimo desempenho da equipe desde a temporada passada, insiste em manter o treinador Slaven Bilic no comando técnico do time. No entanto, após a vexatória derrota do clube londrino para o Newcastle por 3 a 0, a tolerância dos Hammers (apelido do West Ham) com o comandante croata parece ter chegado ao limite, e a forte pressão da torcida aliada a baixíssima performance do West Ham, podem enfim culminar com a sua demissão.
Se o West Ham fosse um time brasileiro, o treinador Slaven Bilic já estaria na sarjeta há muito tempo, mas jamais poderíamos levar equipes tupiniquins como exemplo, afinal, sabemos que nossos times são administrados por péssimos dirigentes, que contratam e demitem a rodo, na maioria das vezes atribuindo toda a responsabilidade dos maus momentos vividos por seus clubes aos técnicos. Acontece, que nem sempre os treinadores podem ser eximidos de culpas, muito menos quando eles tem em mãos ferramentas de trabalho, uma excelente estrutura, tranquilidade, profissionais qualificados ao seu lado, e principalmente tempo. Se mesmo dispondo de todos estes recursos, o técnico não consegue fazer o conjunto render, aí sim pode ser considerado o fim da linha para este profissional. É justamente isso que está ocorrendo com Slaven Bilic, que está com a corda no pescoço no West Ham, tanto é, que caso os Hammers percam o próximo jogo diante do recém-promovido Huddersfield Town, no estádio Olímpico de Londres (estádio do West Ham), dificilmente o croata permanecerá no comando do time.

 during the Premier League match between Newcastle United and West Ham United at St. James Park on August 26, 2017 in Newcastle upon Tyne, England.
Contratado pelo West Ham em 2015, o croata Slaven Bilic definitivamente não vingou no comando dos Hammers.

Depois de uma carreira vitoriosa dentro das quatro linhas, aonde atuou por diversas equipes, dentre as principais delas, o Everton e o próprio West Ham, o croata Slaven Bilic pendurou as chuteiras no ano 2000, para em 2001 começar sua nova carreira como técnico no Hajduk Split. Após se destacar na equipe da Dalmácia, Bilic aceitou o convite para comandar a seleção sub-21 de seu país. Mais tarde, devido a vexatória eliminação da Croácia na Copa do Mundo de 2006, Slaven Bilic foi promovido à seleção principal, e o maior feito dele à frente do selecionado croata, foi conseguir levá-la às quartas de finais (perdeu da Turquia) da Eurocopa 2008, lembrando que a Croácia já havia feito uma ótima campanha nas Eliminatórias da Eurocopa 2008. Vislumbrando alçar vôos mais altos, Bilic aceitou o desafio de dirigir o Lokomotiv Moscou, porém o trabalho dele no time russo foi considerado um fracasso, pois o Lokomotiv terminou o Campeonato Russo 2012/13 somente na 9ª colocação, por isso ele foi demitido no término da competição. No ano seguinte (2013), Slaven Bilic assinou com o Besiktas, e em duas temporadas comandando os turcos não conquistou nenhum título. Mesmo assim, em 2015 o West Ham apareceu na vida do croata, que não perdeu essa grande oportunidade de retornar à Inglaterra, agora como treinador. Após uma boa primeira temporada, aonde inclusive o técnico de 48 anos de idade chegou a classificar o clube londrino para a Europa League 2016/17, Bilic caiu em um abismo que parece não ter fim.

during the Barclays Premier League match between West Ham United and Swansea City at the Boleyn Ground, May 7, 2016, London, England.
O Boleyn Ground, antigo estádio do West Ham, ainda deixa uma imensa saudades nos torcedores dos Hammers.

A primeira temporada de Slaven Bilic à frente do West Ham, causou uma certa euforia nos torcedores, pois logo de cara os Hammers conseguiram a incrível façanha de classificar-se à Europa League, após terminarem a Premier League 2015/16 na 7ª posição da tabela. Em contrapartida, o segundo ano de Bilic sob o comando do West Ham não foi bom, digo isso porque o conjunto londrino encerrou sua participação na Premier League 2016/17 apenas na 11ª posição. Contudo, muitos atribuíram essa má performance, primeiramente a mudança de casa do West Ham, que deixou de atuar no lendário estádio Boleyn Ground, popularmente conhecido como Upton Park, para jogar em seu novo lar, o estádio Olímpico de Londres, muito maior (60 mil pessoas) e mais moderno em relação ao seu antigo campo, porém sem o charme do Boleyn Ground. Além disso, a iminente saída do meia Dimitri Payet, que deixou o clube no meio do campeonato para transferir-se ao Olympique Marseille, em tese atrapalhou o trabalho de Bilic, que até hoje não achou um substituto ideal para o craque francês. Desta maneira, fica claro a razão pela qual a diretoria resolveu manter o treinador no comando do West Ham. Acontece que na atual edição da Premier League, os Hammers colecionam três derrotas nas três rodadas disputadas, com isso, a equipe ocupa nada mais nada menos do que a última colocação na classificação com nenhum ponto ganho.

during the Premier League match between West Ham United and Liverpool at London Stadium on May 14, 2017 in Stratford, England.
O estádio Olímpico de Londres não caiu nas graças da torcida, tanto é, que o aproveitamento dos Hammers quando atua em sua nova casa é pífio.

Não podemos mais atribuir os maus resultados do West Ham ao seu novo estádio e a saída de Dimitri Payet, tudo porque o time de Slaven Bilic já teve tempo suficiente para se adaptar. E não para por aí, a diretoria dos Hammers foi bastante ativa nesta janela de transferências, não à toa, investiu a bagatela de 62,90 milhões de euros para contratar os jogadores Marko Arnautovic (Stoke City), Chicharito Hernández (Bayer Leverkusen), Joe Hart (Manchester City) e Pablo Zabaleta (Manchester City), ou seja, está aí um belo motivo para questionarmos o trabalho de Slaven Bilic. O revés sofrido para o Manchester United (4 x 0) no estádio Olímpico de Londres até estava previsto, mas não por uma margem de gols tão alta. Todavia as derrotas tanto para o Southampton (3 x 2) quanto para o Newcastle (3 x 0) não estavam nos planos do West Ham, principalmente a última delas, pois além dos comandados de Rafa Benítez acabarem de chegar da Championship League (segunda divisão), eles também não haviam vencido na competição. Esse foi o estopim para que a diretoria fosse em busca de novos treinadores para assumir o lugar de Slaven Bilic, e curiosamente, o nome que aparece com maior destaque no momento, é o do algoz Rafa Benítez, do Newcastle. Os números de Bilic no West Ham são apenas uma amostra de que ele infelizmente não convenceu, são 38 vitórias, 27 empates e 34 derrotas em 99 partidas dirigindo o time londrino, dessa forma o centésimo jogo do croata à frente da equipe, pode significar também o fim de sua trajetória nos Hammers.

 

 

 

Deixar um comentário

Menu