Chelsea x Manchester United

Domingo, o dia oficial do futebol fará jus ao seu rótulo. Digo isso porque na tarde deste domingo a 11ª rodada da Premier League nos apresenta um tradicional clássico da Terra da Rainha. Me refiro ao confronto entre Chelsea x Manchester United, que se enfrentarão às 14:30 (horário de Brasília), no estádio Stamford Bridge, em Londres.
Na terça-feira passada, o Chelsea viajou até a capital italiana e voltou de lá com uma dura derrota para a Roma por 3 a 0 pela Champions League, mas esse revés não abalou em nada a moral dos pupilos de Antonio Conte, que mesmo com este péssimo resultado, está praticamente classificado às oitavas de final do torneio continental, isso graças ao empate entre Atlético Madrid e Qarabag por 1 a 1. Enquanto isso, pela Premier League os Blues ocupam a 4ª posição na tabela com 19 pontos, contabilizando 6 vitórias, 1 empate e 3 derrotas, obtendo assim 63,3% de aproveitamento no campeonato. A larga distância de nove pontos para o líder Manchester City (28 pontos) parece não ser a maior preocupação do Chelsea, afinal, o frágil setor defensivo do time foi vazado 11 vezes nos últimos seis jogos, portanto, já passou da hora do treinador Antonio Conte ajustar a defesa da equipe. Os únicos desfalques dos Blues para o clássico diante do Manchester United no Stamford Bridge, serão os jogadores Victor Moses e César Azpilicueta, que seguem se recuperando de suas respectivas lesões.

O atacante Álvaro Morata é o artilheiro do Chelsea na Premier League com 6 gols marcados.
O atacante Álvaro Morata é o artilheiro do Chelsea na Premier League com 6 gols marcados.

Do outro lado, o Manchester United desembarca em Londres com a confiança em alta após a ótima vitória sobre o Tottenham por 1 a 0, na rodada anterior da Premier League. Desta maneira, os Red Devils conseguiram se manter na vice-posição da Premier League com 23 pontos ganhos, permanecendo cinco atrás do arquirrival Manchester City, líder absoluto do campeonato (28 pontos). Com 76,7% de aproveitamento, o Manchester United coleciona 7 vitórias, 2 empates e somente 1 derrota na competição, derrota essa, sofrida no último jogo da equipe de José Mourinho fora de seus domínios pela Premier League, diante do recém-promovido Huddersfield Town (1 x 0). Além disso, pela Champions League, o Manchester United recebeu o Benfica na quarta-feira passada, e conquistou o seu quarto triunfo consecutivo no torneio ao derrotar os portugueses por 2 a 0 no estádio Old Trafford. Consequentemente, o time inglês se isolou ainda mais na liderança do grupo A da Champions League com 12 pontos em quatro partidas disputadas. O departamento médico dos Red Devils vetou a presença dos jogadores Zlatan Ibrahimovic, Paul Pogba, Michael Carrick e Jesse Lingard, por decorrência de lesões.

O brasileiro Douglas (Benfica) é cercado por cinco jogadores do Manchester United na partida da última quarta-feira pela Champions League. Através desta imagem fica nítida a eficiência defensiva do Manchester United.
O brasileiro Douglas (Benfica) é cercado por cinco jogadores do Manchester United na partida da última quarta-feira pela Champions League. Através desta imagem fica nítida a eficiência defensiva do Manchester United, que não sofreu gol nos últimos três jogos.

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram 177 vezes na história, e a vantagem é do Manchester United que soma 73 vitórias mediante 51 triunfos do Chelsea, à medida que o empate prevaleceu em 53 oportunidades. O encontro mais recente entre os dois clubes, ocorreu em abril desta ano no estádio Old Trafford, e na ocasião, o Manchester United bateu o Chelsea por 2 a 0, com gols de Marcus Rashford e Ander Herrera, em partida válida pela 33ª rodada da Premier League 2016/17. Entretanto, o último duelo entre eles no estádio Stamford Bridge, aconteceu também na temporada passada, pelas quartas de finais da FA Cup (Copa da Inglaterra), e terminou com o triunfo do Chelsea pelo placar mínimo, com gol do volante N’Golo Kanté. Vale ressaltar ainda, que em Londres os Blues estão invictos nos últimos sete jogos diante dos Red Devils, registrando seis vitórias e um empate neste período, enquanto os comandados de José Mourinho estão invictos em 35 das últimas 38 partidas do campeonato inglês.

Apesar de terem se enfrentado apenas três vezes, a rivalidade entre José Mourinho e Antonio Conte já é enorme, tudo porque o italiano assumiu o time pelo qual o português era considerado um verdadeiro ídolo.
Apesar de terem se enfrentado apenas três vezes até hoje, a rivalidade entre José Mourinho e Antonio Conte é enorme, tudo porque o italiano assumiu o time pelo qual o português era considerado um verdadeiro ídolo.

Chelsea (3-4-2-1): Courtois; Rudiger, David Luiz e Cahill; Zappacosta, Bakayoko, Kanté e Marcos Alonso; Pedro e Hazard; Morata. Técnico: Antonio Conte.

Manchester United (3-5-2): De Gea; Bailly, Smalling e Phil Jones; Valência, Ander Herrera, Matic, Fellaini e Ashley Young; Rashford e Lukaku. Técnico: José Mourinho.

O clássico entre Chelsea x Manchester United não poderia ser realizado em melhor hora, afinal, apesar de estarmos na 11ª rodada da Premier League, o líder Manchester City já começou a disparar na liderança do campeonato, por isso os demais concorrentes ao título não podem nem sonhar em perder pontos. Caso esse prognóstico fosse elaborado na temporada passada, o favoritismo seria dos anfitriões, porém na atualidade, é claramente dos visitantes. Isso porque o momento do Manchester United é melhor em comparação ao Chelsea, tanto é que os Red Devils estão na briga direta pela liderança da competição, enquanto os Blues lutam para permanecer entre os cinco primeiros colocados na tabela. Dentro das quatro linhas, o Manchester United também está melhor, pois o United conta com uma equipe mais estruturada, organizada, e que é dona de uma forte defesa (a melhor da Premier League), características bem peculiares do treinador José Mourinho. Já o Chelsea precisa ajustar urgentemente o seu setor defensivo, ou então dificilmente conseguirá segurar o ímpeto de Romelu Lukaku e companhia. A única vantagem dos Blues é em relação ao retrospecto, haja visto os pífios resultados recentes obtidos pelos Red Devils na capital inglesa frente o Chelsea. Levando em consideração todos estes aspectos, acredito que o Manchester United voltará de Londres com os três pontos na bagagem.

 

Deixar um comentário

Menu