Fortaleza, campeão da Série B 2018

O dia 10 de novembro de 2018 ficará marcado eternamente na memória dos torcedores do Fortaleza, afinal, foi exatamente nesta data que o Leão do Pici bateu o Avaí pelo placar mínimo na Ressacada, resultado este, que garantiu ao conjunto cearense o troféu de campeão da Série B do Campeonato Brasileiro pela primeira vez ao longo da história, e detalhe, com duas rodadas de antecedência.

A diretoria do Tricolor de Aço sabia que 2018 tinha que ser especial na vida do clube, isso porque é exatamente neste ano que a equipe da capital cearense comemoraria o seu centenário. Por esta razão, o presidente do clube, Marcelo Paz, decidiu contratar Rogério Ceni, ídolo da torcida são-paulina, para comandar o time recém-promovido da Série C durante a temporada. Como não poderia deixar de ser, o anúncio causou enorme euforia tanto para a mídia quanto para os torcedores, visto que o ex-goleiro do São Paulo teve uma trajetória repleta de conquistas, façanhas e recordes dentro das quatro linhas.

Hoje, com a temporada a dois jogos do fim, podemos afirmar com total convicção que a escolha da diretoria em escolher Rogério Ceni para dirigir o time foi certíssima, visto que o Fortaleza consagrou-se campeão da Série B. Mas quem pensa que a jornada do treinador de 45 anos de idade foi fácil, está redondamente enganado, dado que o Mito chegou a ficar na corda bamba depois que o Leão do Pici perdeu o título do Campeonato Cearense para o arquirrival Ceará. Vale ressaltar que naquela oportunidade, a imprensa noticiava que a relação de Rogério Ceni com parte do elenco e até mesmo com funcionários do clube não era boa, por este motivo, dirigentes e conselheiros pressionavam o presidente Marcelo Paz para demiti-lo.

Embora o Fortaleza tenha ficado com o vice título do Campeonato Cearense 2018, os pupilos de Rogério Ceni foram donos da melhor campanha do torneio.
Embora o Fortaleza tenha ficado com o vice-título do Campeonato Cearense 2018, os pupilos de Rogério Ceni foram donos da melhor campanha da fase de grupos do torneio (12 vitórias, 1 empate e 5 derrotas).

Acreditando fielmente no trabalho de Rogério Ceni, o presidente Marcelo Paz bancou a permanência do treinador, e assim, o Fortaleza iniciou a sua dura caminhada na Série B do Campeonato Brasileiro. Mesmo contando com um orçamento bastante limitado, o Tricolor do Aço conseguiu montar um plantel qualificado, mesclando jovens atletas com jogadores experientes. Ademais, o Leão do Pici provou que para vencer o torneio, não é preciso jogar um futebol composto somente de força física e ligações diretas, muito pelo contrário, a equipe cearense quebrou todos estes paradigmas apresentando um estilo de jogo técnico, organizado, baseado no bom toque de bola, rápidas infiltrações, intensidade e criatividade.

Não à toa, a campanha do Fortaleza na Série B foi surpreendente, basta analisarmos os números da equipe comandada por Rogério Ceni no torneio. Líder isolado da tabela com 68 pontos ganhos, o Tricolor de Aço coleciona 20 vitórias, 8 empates e oito derrotas, nas 36 partidas realizadas pelo campeonato, obtendo assim, 63% de aproveitamento. Além disso, o time cearense é dono do melhor ataque (50 gols marcados) e da segunda melhor defesa da competição (19 gols sofridos), logo, fica evidente que o título conquistado pelo Leão do Pici é realmente inquestionável.

O título da Série B 2018 é o primeiro de Rogério Ceni como treinador.
Em 48 jogos sob o comando de Rogério Ceni, o Fortaleza soma 29 vitórias, 6 empates e 13 derrotas, registrando 60% de aproveitamento. O Leão do Pici marcou o total de 80 gols (1,66 por jogo) e foi vazado 46 vezes (0,95 por jogo) neste período.

O Fortaleza de Rogério Ceni superou totalmente todas as previsões, pois o objetivo principal do time este ano era lutar pela permanência na Série B. Não me restam dúvidas de que a filosofia de jogo implantada pelo ex-goleiro do São Paulo foi determinante para o êxito dos cearenses na competição. Armado para se defender no 4-1-4-1 e para atacar no 4-3-3, o Fortaleza sempre zelou em controlar as ações dos jogos através da posse de bola, isso mesmo quando atuava fora de seus domínios. Consequentemente, os campeões da ‘Segundona’ lideraram praticamente todas as estatísticas do campeonato, confira abaixo:

  • Média de Gols Marcados por jogo: 1,41
  • Posse de Bola por jogo: 56%
  • Média de Passes por jogo: 423 passes
  • Percentual de Acerto de Passe: 84,7%
  • Melhor Ataque: 50 gols
  • Maior Saldo de Gols: 19 gols de saldo

Por essas e outras, a passagem de Rogério Ceni deixará saudades no Fortaleza, que por sua vez, regressará à divisão de elite do futebol nacional após longos 12 anos. O contrato de Ceni com o clube da capital cearense se encerrará no dia 31 de dezembro, e obviamente, o desejo da diretoria é renová-lo o quanto antes. Contudo, enquanto nada é decidido, resta aos torcedores acompanharem os últimos dois compromissos dos campeões da Série B no torneio, que acontecerão na próxima quinta-feira, quando o Leão do Pici irá encarar o rebaixado Juventude no Castelão, e posteriormente, no dia 24, data em que o Tricolor de Aço enfrentará o Coritiba, no Couto Pereira.

Deixar um comentário

Menu