Após 13 anos, a Allianz Arena voltará a ser o palco de mais uma inédita final de Champions League, que em sua edição de número 70, reunirá o francês, PSG, e a italiana, Inter de Milão, lembrando que a decisão do próximo sábado (31) começa a partir das 16:00 (de Brasília).
PSG
Depois de um início pra lá de turbulento na Champions League, o Paris Saint-Germain avançou aos playoffs de repescagem do torneio ao conquistar três vitórias nas três rodadas finais da fase de liga e, assim, garantir a 15ª dentre as 36 colocações na tabela geral, colecionando o total de 4 vitórias, 1 empate e três derrotas nos 8 jogos realizados no período.
No entanto, o verdadeiro ponto de virada da temporada do PSG deu-se exatamente após o triunfo por 4 a 2 sobre o Manchester City no Parque dos Príncipes, passando pela acachapante vitória por 10 a 0 sobre Brest, no placar agregado, além das eliminações dos ingleses Liverpool, Aston Villa e Arsenal nas fases seguintes da competição, e isso sem contar as conquistas da Ligue 1 e da Coupe de France em âmbito nacional. Logo, os pupilos de Luis Enrique seguem na busca da tríplice coroa.
Para finalizar, o PSG terá força máxima em Munique, incluindo o artilheiro da temporada com 33 gols, Ousmane Dembélé, que devido a problemas físicos não jogou os noventa minutos dos jogos contra o Arsenal.
Ousmane Dembélé é o principal líder de gols e assistências do PSG na temporada. Para se ter uma ideia, são 45 contribuições em 48 aparições do camisa 10 até aqui (33 gols e 12 assistências).
Inter de Milão
A Inter de Milão desembarca na capital da Baviera com a confiança abalada após perder a batalha pelo bicampeonato italiano para o Napoli na última rodada da Serie A, mas que foi realmente definida na penúltima jornada quando os Nerazzurri cederam o empate em 2 a 2 com a Lazio, aos 45 minutos da segunda etapa. Em outras palavras, um duríssimo golpe que se somado a queda frente o Milan nas semifinais da Coppa Italia se torna ainda maior, recordando que os comandados de Simone Inzaghi não venceram nenhum dos cinco Derby’s Della Madonnina da temporada (3V-2E).
Em contrapartida, o panorama da Inter de Milão na Champions League é oposto, tendo em vista a 4ª melhor campanha da fase de liga da competição, aliada as classificações sobre Feyenoord e, especialmente, Bayern de Munique e Barcelona no estágio de mata-mata, marcadas pelo enorme poder de reação e competitividade por parte dos italianos.
Ademais, o departamento médico da Inter de Milão liberou todos os atletas para a final da Champions League, o que significa que o atacante Lautaro Martínez estará em campo depois do tratamento intensivo realizado na coxa esquerda.
Além de Lautaro Martínez, Matteo Darmian, Francesco Acerbi, Alessandro Bastoni, Stefan de Vrij, Denzel Dumfries, Henrikh Mkhitaryan, Hakan Çalhanoglu e Federico Dimarco também foram vices em 2023.
Curiosidades
Este será o primeiro embate entre PSG e Inter de Milão na história da Champions League. Por outro lado, será a segunda final do torneio envolvendo franceses e ingleses, uma vez que o Olympique de Marselha se sagrou campeão na temporada 1992-93 ao derrotar o Milan pelo placar mínimo, também em Munique, porém no estádio Olímpico.
Aliás, seja no estádio Olímpico, seja na Allianz Arena, todas as finais de Champions League decididas em Munique tiveram campeões inéditos, como foram os casos de: Nottingham Forest, em 1979; Olympique de Marselha, em 1992; Borussia Dortmund, em 1997; além do Chelsea, em 2012.
Em todo o caso, o PSG se tornou o terceiro clube francês a disputar mais de uma final de Champions League ao lado de Reims (1956 e 1959) e Olympique de Marselha (1991 e 1993), levando em conta a derrota diante do Bayern de Munique em 2020. Já a Inter de Milão figurará na decisão do torneio continental pela sétima vez, registrando três títulos (1964, 1965 e 2010) e três vices (1967, 1972 e 2023) até o momento.
Além disso, este será o primeiro enfrentamento entre os treinadores Luis Enrique e Simone Inzaghi, ambos finalistas da Champions League pela segunda vez. Todavia, com a diferença de que o técnico espanhol venceu a decisão à frente do Barcelona em 2015, ao passo que o italiano perdeu a final no comando da própria Inter de Milão há dois anos.
O PSG pode se tornar o 24º clube detentor de um título da Champions League, à medida que a última italiana campeã do torneio, Inter de Milão, busca erguer a orelhuda pela quarta vez na história.
Escalações
PSG (4-3-3): Donnarumma; Hakimi, Marquinhos, Pacho e Nuno Mendes; João Neves, Vitinha, Fabián Ruiz; Doué, Dembélé e Kvaratskhelia. Técnico: Luis Enrique.
Inter de Milão (3-5-2): Sommer; De Vrij, Acerbi e Bastoni; Dumfries, Barella, Çalhanoglu, Mkhitaryan e Dimarco; Lautaro e Thuram, Técnico: Simone Inzaghi.
Previsão
O último capítulo da edição 2024-25 da Champions League será escrito por times que se destacam por estilos totalmente diferentes, com o Paris Saint-Germain se sobressaindo através de um futebol ofensivo baseado no controle do jogo, e a Inter de Milão por intermédio da solidez defensiva e das rápidas transições.
Por este motivo, certamente veremos o PSG mais tempo com a bola, ditando o ritmo da partida, e a Inter de Milão jogando em bloco baixo explorando os contra-ataques, apesar da eficiência das equipes em atuar de qualquer forma, vide os 7 gols marcados pelos Nerazzurri no confronto anterior contra o Barcelona, e nas visitas sem gols sofridos dos parisienses à Liverpool e Londres.
Diante do exposto, é difícilima a tarefa de apontar um campeão, acima de tudo se considerarmos que a Inter de Milão é dona de um plantel mais experiente, com diversas peças que estiveram presentes no vice-europeu em Istambul, e que o PSG chega mais confiante tanto em razão da dobradinha no futebol francês, quanto em virtude da nova identidade adquirida sob a liderança de Luis Enrique.
De acordo com o supercomputador da Opta Analyst, o Paris Saint-Germain desponta como principal favorito ao título da Champions League com 53,6% de chances de erguer a orelhuda, mediante um índice de 46,4% da Inter de Milão, o que sinaliza que a mística de Munique prevalecerá com outro campeão inédito dando a volta olímpica na Allianz Arena.
Palpite: PSG 2×1 Inter de Milão