Um jogo que infelizmente poderia não acontecer, devido aos atentados terroristas da última semana em Bruxelas, para o bem de todos irá acontecer hoje, só mudou o local, será em Portugal, mais especificamente no Estádio Municipal de Leiria. O jogo a qual me refiro é Portugal x Bélgica (15:45 horário de Brasília), mais um amistoso com ar de jogo nada amigável, já que as duas seleções tem times repletos de craques sedentos a disputar a próxima Eurocopa, que está por vir.
A Seleção de Portugal é a atual 7ª colocada no ranking da Fifa e vem de um péssimo resultado, perdeu da Bulgária no mesmo estádio que jogará logo mais (em Leiria) contra a Bélgica, por 1 a 0, com direito a pênalti desperdiçado por Cristiano Ronaldo. Apesar dos portugueses terem sufocados os búlgaros, o placar ficou mesmo nisso, e Portugal não saiu do zero. Portugal fez uma ótima campanha nas eliminatórias da Eurocopa 2016, se classificando em primeiro lugar, com uma boa vantagem no grupo I, a frente de Albânia (2ª colocada) e Dinamarca (3ª colocada).
A Bélgica está no topo do ranking da Fifa, é a primeira colocada no momento, e faz jus a posição, fez uma campanha incrível nas eliminatórias da Eurocopa, em dez jogos sofreu apenas uma derrota, se classificando em primeiro lugar no grupo B, a frente do País de Gales (2º colocado) e Bósnia (3º colocado). Em sua última apresentação, a Bélgica jogou contra a Itália em partida amistosa, vencendo por 3 a 1, gols de Vertonghen, De Bruyne e Batshuayi.
No último duelo entre as duas seleções, os portugueses se deram melhor, venceram os belgas por 2 a 1, o jogo aconteceu nas Eliminatórias da Eurocopa de 2008, no dia (02/06/2007), e com gols de Nani e Helder Postiga, Portugal selava a vitória sobre a Bélgica.
Para não fazer feio novamente diante de sua torcida o técnico português Fernando Santos armou a equipe no 4-1-3-2, com Rui Patricio no gol, na defesa Cedric, Pepe, José Fonte e Raphael Guerreiro. No meio o único volante da seleção portuguesa é Danilo Pereira que joga no Porto. Logo uma linha de três homens a frente com João Mário, Adrien Silva e André Gomes. Na frente, os habilidosos Cristiano Ronaldo e Nani se encarregam dos gols. Vale ressaltar que Portugal conta com um banco de reservas de qualidade, nomes como Danny, Ricardo Quaresma, Vieirinha, o veterano Ricardo Carvalho e a jovem revelação Renato Sanches do Benfica, fazem parte do plantel.
A Bélgica do técnico Marc Wilmots, vem a campo como costuma jogar habitualmente, no 4-2-3-1, com o goleiro Courtois do Chelsea, na defesa, quatro homens, Guillaume Gillet, Denayer, Lombaerts e Vermaelen. Os dois volantes são Nainggolan e Witsel. Na linha de três a frente jogarão Fellaini, Chadli e Mertens. No ataque, isolado a frente estará o jovem Lukaku do Everton. Como opções, Wilmots também pode se dar ao luxo de contar com nomes como Mirallas, Dembele, Thorgan Hazard e Batshuayi.
Na minha opinião o favorito hoje é Portugal, pois a seleção da Bélgica está muito enfraquecida com o desfalque de seus principais jogadores Eden Hazard, Vincent Kompany e Kevin De Bruyne. Soma-se a isso, o fato de jogar fora de casa, portanto acredito que Portugal consiga a vitória na partida de logo mais.