Napoli x Juventus

Com a reta final da temporada se aproximando, somar pontos torna-se algo cada vez mais importante, na verdade, um aspecto quase que obrigatório, ainda mais quando se trata de uma disputa direta pelo título. Por isso, o tradicional clássico que será realizado na tarde deste domingo entre Napoli x Juventus é considerado uma por muitos, uma final de campeonato. O duelo terá inicio às 15:30 (horário de Brasília) no glorioso estádio San Paolo, em Nápoles.
O desempenho recente do Napoli na Serie A (campeonato italiano) é muito bom, afinal, o Partenopei (apelido do Napoli) venceu seis dos últimos sete compromissos, e se não tivesse iniciado tão mal a temporada, sem sombra de dúvidas estaria na briga direta pelo título contra a Juventus. Ocupando a 3ª posição na classificação geral, os pupilos de Maurizio Sarri contabilizam 63 pontos, obtendo 19 vitórias, 6 empates e 4 derrotas na competição, permanecendo assim, cinco pontos atrás da vice-colocada Roma, e a dez pontos da líder Juventus. O ponto forte da equipe napolitana tem sido a ótima performance no estádio San Paolo, lá, o Napoli perdeu apenas dois (Atalanta e Roma) dos quinze jogos disputados, provando a eficiência do time diante de sua torcida. A única baixa da equipe de Maurizio Sarri será o zagueiro Lorenzo Tonelli, que está fora de combate por decorrência de uma lesão.

O atacante Dries Mertens é o grande destaque do Napoli na temporada, tanto é, que o belga é o artilheiro do time com 20 gols marcados.
O atacante Dries Mertens é o grande destaque do Napoli na temporada, tanto é, que o belga é o artilheiro do time com 20 gols marcados.

Do outro lado estará a Juventus, líder isolada da Serie A com 73 pontos, colecionando 24 vitórias, 1 empate e somente 4 derrotas em 29 partidas realizadas pelo Calcio. Diante destes números já é possível afirmar que dificilmente os comandados de Massimiliano Allegri não levantarão o caneco do hexacampeonato nesta temporada. A Velha Senhora (apelido da Juventus) vive uma excelente fase, pois além de ter avançado às quartas de finais da Champions League, depois de eliminar o Porto, está invicta há exatos dez jogos pela liga italiana, registrando nove vitórias e um empate neste período, portanto, a equipe de Turim está totalmente confiante para encarar o clássico frente o Napoli. O departamento médico da Juve vetou a participação do croata Marco Pjaca que com uma ruptura no ligamento cruzado do joelho direito, está fora também do restante de toda a temporada.

Gonzalo Higuaín, a maior contratação da história do futebol italiano, não decepcionou com a camisa da Juventus, e já balançou as redes adversárias 19 vezes até aqui pelo Calcio.
Gonzalo Higuaín, a maior contratação da história do futebol italiano, não decepcionou com a camisa da Juventus, e já balançou as redes adversárias 19 vezes até aqui pelo Calcio.

O registro histórico do confronto aponta que este tradicional clássico da velha bota já foi disputado 163 vezes na história, e a vantagem é da Juventus que soma 77 vitórias contra 35 triunfos do Napoli, enquanto o empate prevaleceu em 51 oportunidades. O encontro mais recente entre os dois times, ocorreu no fim do mês de fevereiro, e na ocasião, a Juventus bateu o Napoli por 3 a 1, na partida de ida das semifinais da Copa da Itália realizada em Turim. Já pela Serie A, eles se enfrentaram no primeiro turno da competição, na 11ª rodada para ser mais específico, e neste duelo, a Juve novamente levou a melhor ao vencer os napolitanos (no Juventus Stadium) por 2 a 1. No entanto, o Partenopei obtém números incríveis diante da Velha Senhora no estádio San Paolo, aonde sofreu somente uma derrota nos últimos onze embates (7 vitórias, 3 empates e 1 derrota). Curiosamente, o será também o confronto entre o melhor ataque (Napoli – 68 gols) e a melhor defesa (Juventus – 19 gols) do Calcio.

Massimiliano Allegri,
Massimiliano Allegri, bicampeão italiano à frente da Juventus, dificilmente permanecerá no comando técnico da equipe na próxima temporada. Rumores dão conta de que o Barcelona ofereceu uma proposta irrecusável ao treinador.

Napoli:(4-3-3): Pepe Reina; Hysaj, Koulibaly, Albiol e Ghoulam; Allan, Diawara e Hamsik; Callejón, Mertens e Insigne. Técnico: Maurizio Sarri.

Juventus: (4-2-3-1): Buffon; Daniel Alves, Bonucci, Chiellini e Alex Sandro; Pjanic e Khedira; Cuadrado, Dybala e Mandzukic; Higuaín. Técnico: Massimiliano Allegri.

Napoli e Juventus se encontrarão novamente nesta temporada, e o favoritismo da Juve mesmo atuando na casa do rival é absoluto. A briga do Napoli agora é contra a Roma pela vice-liderança do campeonato, e por conta disso, a vitória se torna mais importante aos napolitanos, afinal, uma derrota deixaria o Partenopei cinco pontos atrás dos romanos na tabela, uma distância considerável, pois para quem não sabe, restarão somente oito rodadas para o final do Calcio. Acredito em um duelo extremamente disputado, com o Napoli tomando as ações da partida, como de costume jogando de maneira ofensiva, atuando com suas linhas bem adiantadas e contando com a habilidade dos jogadores Lorenzo Insigne, José Callejón e Dries Mertens que podem decidir o jogo a qualquer momento. Já a Juventus, entrará em campo disposta a colocar água no chopp dos anfitriões, por isso, creio que o time de Massimiliano Allegri não irá se expor, jogará mais fechada, explorando tanto o contra-ataque quanto o erro do adversário. Além disso, o perigo da bola parada aliada ao oportunismo de Gonzalo Higuaín poderão ser cruciais a favor da Juve. Levando em consideração todos estes aspectos, eu arriscaria em um empate no duelo desta tarde no estádio San Paolo.

Deixar um comentário

Menu