Suíça x Portugal

As Eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia 2018 começam hoje para duas grandes seleções do continente europeu. O estádio Jakob-Park, na Basileia, será o palco do confronto entre Suíça x Portugal, que terá início às 15:45 (horário de Brasília).
Depois de fazer uma boa campanha na Eurocopa 2016, quando passou pelo complicado grupo A do torneio, onde tinha como concorrentes a anfitriã França, a Albânia e a Romênia, a seleção da Suíça foi eliminada na fase de oitavas de final da Euro, pois perdeu da Polônia nas dramáticas cobranças de pênaltis, ou seja, uma dura desclassificação para os suíços. Já recuperados do baque, os comandados de Vladimir Petkovic estreiam nas eliminatórias europeias diante de sua torcida, portanto, é a oportunidade de iniciar bem a sua jornada rumo a Copa da Rússia em 2018. Vale lembrar que a Suíça tem marcado presença nas Copas do Mundo, pois participou das últimas três edições do maior torneio de futebol do mundo, e passou da fase de grupos em duas oportunidades, em 2006 e 2014, quando foi eliminada nas oitavas de finais da competição. O único desfalque da Suíça para o duelo frente os portugueses, é o meia Xherdan Shaqiri, que está fora por decorrência de uma lesão.

blog
O meia Shaqiri tem a mesma importância para a Suíça, que Cristiano Ronaldo tem aos portugueses.

A seleção de Portugal, conquistou seu primeiro grande título este ano, quando consagrou-se campeão da Eurocopa 2016. Com uma campanha repleta de empates, o título foi considerado injusto para boa parte da mídia, porém o empenho e a disciplina tática foram fatores preponderantes para a grande conquista da seleção portuguesa. A confiança é tanta, que o treinador Fernando Santos, vai mandar à campo hoje, os mesmos jogadores que disputaram a final da Euro, e foram campeões ao bater a França na prorrogação. O craque do time, Cristiano Ronaldo, ainda se recupera da lesão sofrida no joelho naquela final, quando o meia Dimitri Payet acidentalmente o atingiu, deixando o português de fora dos gramados até o momento atual, por isso Cristiano Ronaldo não jogará a partida de logo mais, juntamente com o volante Renato Sanches, que está com a coxa direita machucada.

blog
Cristiano Ronaldo segue em recuperação desde a final da Eurocopa diante da França. Especialistas dizem que por muito pouco o craque não rompeu os ligamentos do joelho.

O registro do confronto, nos mostra que ambas seleções já se enfrentaram 20 vezes na história, e a vantagem é da Suíça, que soma o total de 9 vitórias, contra 6 triunfos de Portugal, enquanto o empate prevaleceu em 5 oportunidades. O último encontro entre as duas seleções, ocorreu na Eurocopa 2008, justamente na Basileia, e os suíços venceram a partida por 2 a 0, porém o curioso, é que a Suíça já estava eliminada, e os portugueses já estavam classificados. Vale ressaltar ainda, que o último triunfo de Portugal sobre a Suíça, aconteceu em 1993, em partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo dos EUA (1994), e os portugueses venceram por 1 a 0, gol de João Pinto. A seleção de Portugal segue uma série invicta de nove partidas sem perder, enquanto a Suíça não sofre uma derrota em Eliminatórias de Copa do Mundo há exatos 18 jogos, o último revés dos suíços foi em 2008 (Suíça 1 x 2 Luxemburgo), de lá para cá, eles não perderam mais.
O treinador Vladimir Petkovic, armou a Suíça no 4-3-3, com Sommer no gol, na defesa, uma linha de quatro homens composta por Lichtsteiner, Schar, Djorou e Ricardo Rodríguez. No meio-campo, o trio de volantes é formado por Dzemaili, Behrami e Xhaka. No ataque, Embolo atuará aberto pela direita, Mehmedi aberto pela esquerda e Derdiyok jogará centralizado, sendo a referência da Suíça na frente.
O técnico Fernando Santos, armou Portugal no 4-1-3-2, o mesmo esquema utilizado pela seleção portuguesa na Eurocopa, com Rui Patrício no gol, no setor defensivo, Cédric, Pepe, José Fonte e Raphael Guerreiro formam uma linha de quatro jogadores. No setor de meio-campo, William Carvalho jogará à frente da zaga, enquanto adiante, João Mário, João Moutinho e Adrien Silva, preenchem uma linha de três meio-campistas. No setor ofensivo, a dupla de ataque é composta por Nani e Ricardo Quaresma.
Na minha opinião, Suíça e Portugal são os grandes favoritos do grupo B (que ainda conta com as seleções da Hungria, Andorra, Letônia e Ilhas Faroé) para se classificarem à Copa do Mundo. Portanto, acredito que tanto a Suíça, quanto Portugal, não irão se arriscar muito na primeira rodada das Eliminatórias. As duas seleções tem como virtude os ótimos sistemas defensivos, o que nos faz pensar que teremos um jogo bem truncado, com forte marcação de ambos os lados. Por essas e outras, creio que o empate prevaleça no placar final do duelo.

Deixar um comentário

Menu