A 9ª rodada da Liga BBVA (campeonato espanhol) terá na tarde de hoje, um grande clássico da região da Catalunha. Trata-se do confronto entre Valência x Barcelona, que jogarão às 12:15 (horário de Brasília) no estádio Mestalla, na cidade de Valência.
Na rodada passada, o Valência venceu o Sporting Gijón, fora de casa, no estádio El Molinon, por 2 a 1, e após um péssimo início na liga, quando sofreu quatro derrotas consecutivas (Las Palmas, Eibar, Betis e Athletic Bilbao), e chegou a ficar na lanterna da classificação, o Morcego (apelido do Valência) reagiu e venceu três dos últimos quatro jogos (Alavés, Leganés e Sporting Gijón), pulando assim para a 15ª posição da tabela com 9 pontos ganhos. O desempenho do Valência até aqui não é o que a torcida esperava, porém os comandados de Cesare Prandelli estão em ascensão, e reconquistando a confiança da torcida. Vale lembrar que o treinador italiano fará apenas seu segundo jogo sob o comando técnico do Valência. Cesare Prandelli foi contratado no começo do mês, e aproveitou a parada da data Fifa, para se entrosar com seu novo elenco. A impressão deixada em sua estreia foi boa, já que o Morcego conseguiu bater o Sporting Gijón, atuando como visitante.

Atualmente ocupando a 4ª posição na Liga BBVA, com 16 pontos, o Barcelona chega ao estádio Mestalla totalmente motivado, depois de golear o Manchester City, na quarta-feira, por 4 a 0, pela Champions League. Se não fosse o pênalti desperdiçado por Neymar, o placar poderia ter sido ainda mais extenso. Diferentemente de seu desempenho na competição internacional, na liga local, o Barça faz uma campanha irregular, somando 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, e por isso, está atrás dos rivais Atlético Madrid, Real Madrid e Sevilla. Buscando alcançar o topo da tabela, a equipe comandada pelo treinador Luis Enrique, nem cogita perder pontos na partida desta tarde diante do Valência. As contusões sofridas tanto pelo lateral-esquerdo Jordi Alba, quanto pelo zagueiro Gerrard Piqué, no duelo contra o Manchester City, não estavam nos planos do treinador Luis Enrique, que precisará mexer em sua defesa para a partida de daqui a pouco.

Ambas equipes já se enfrentaram 207 vezes na história, e o registro geral nos mostra uma grande vantagem do Barcelona, que contabiliza 100 vitórias, contra 56 triunfos do Valência, enquanto o empate prevaleceu em 51 oportunidades. O último embate entre os dois, ocorreu na temporada passada, mais especificamente em abril deste ano, e o Morcego levou a a melhor, batendo o Barça em pleno estádio Camp Nou, por 2 a 1, em partida válida pela 33ª rodada da Liga BBVA 2015-16. Vale ressaltar também, que as equipes se encontraram nas semifinais da Copa do Rey na temporada passada, e a goleada do Barcelona por 7 a 0, em casa, na partida de ida, ficou marcada como a maior goleada sofrida pelo Valência para o rival catalão até hoje. Já na partida de volta o empate de 1 a 1 predominou no estádio Mestalla, e com isso, o Valência foi humilhantemente eliminado pelo Barça.
O Valência vem armado no 4-2-3-1 pelo técnico Cesare Prandelli, com Diego Alves no gol, na defesa, Montoya, Mangala, Garay e Gayá formam uma linha de quatro homens. No meio-campo, a dupla de volantes é composta por Mario Suárez e Enzo Pérez, enquanto mais à frente João Cancelo, Parejo e Nani preenchem uma linha de três meias ofensivos. No ataque, Rodrigo completa a equipe.

O técnico Luís Enrique armou o Barcelona como costuma jogar habitualmente, no 4-3-3, com Ter Stegen no gol, no setor defensivo, uma linha de quatro jogadores é composta por Sergi Roberto, Mascherano, Umtiti e Digne. No setor de meio-campo, o trio de volantes é formado por Rakitic, Busquets e Iniesta. No setor ofensivo, aparece o assombroso trio MSN, com Messi jogando aberto pela ponta direita, Neymar aberto pela ponta esquerda e centralizado, atuará o centro-avante Luis Suárez.
No duelo de daqui a pouco, teremos em campo duas equipes completamente distintas. De um lado o Valência, que se fez péssima campanha na temporada passada, e desde então, busca reencontrar o caminho das vitórias, e no momento, vive uma fase de reconstrução, com seu novo treinador Cesare Prandelli. Do outro lado, o poderoso Barcelona, com um dos ataques mais fortes do mundo, e o técnico Luis Enrique começando sua terceira temporada à frente do time, portanto, com entrosamento de sobra entre os jogadores, já que a base da temporada passada foi mantida, apenas o lateral-direito Daniel Alves saiu do Barça. Levando em conta todos estes aspectos, acredito que o Barcelona saia com a vitória no clássico da Catalunha.