Guangzhou Evergrande hexacampeão chinês

Já virou rotina, chegar o final da temporada do futebol chinês e ver o Guangzhou Evergrande comemorar títulos, é algo que se tornou absolutamente rotineiro na China, afinal, pela sexta vez consecutiva, a equipe dirigida pelo treinador brasileiro Luiz Felipe Scolari conquista o título da liga chinesa.
Ontem pela manhã, foi enfim sacramentado o título do Guangzhou Evergrande e com duas rodadas de antecedência. Em 28 partidas disputadas na liga chinesa, a equipe dos brasileiros Paulinho, Ricardo Goulart e Alan, chegou ao total de 61 pontos ganhos, contabilizando 18 vitórias, 7 empates e 3 derrotas. Além dessa excelente campanha, o Guangzhou Evergrande tem o melhor ataque da competição (58 gols marcados) e também a melhor defesa (17 gols sofridos), fatores que só comprovam a força da equipe.
Após o empate do vice-colocado Jiangsu Sainty diante do Chongqing Lifan, por 1 a 1, no sábado, o caminho para a conquista do hexacampeão ficou ainda mais fácil para o Guangzhou Evergrande, pois o time precisaria somente de um empate contra o Yanbian Fude, jogando em casa, diante de sua fanática torcida. E foi justamente isso que aconteceu, necessitando apenas de um pontinho para garantir mais um título, os comandados de Felipão não fizeram feio, e o volante da seleção brasileira Paulinho, abriu o placar da partida, nos acréscimos da primeira etapa. Quando a vitória pelo placar mínimo já parecia consumada, o Yanbian Fude surpreendeu, e empatou o jogo aos 43 minutos do segundo tempo, dando números finais ao marcador, 1 a 1. A torcida do Guagzhou Evergrande pouco se importou com o empate sofrido no fim da partida, e só quis mesmo, saber de comemorar mais uma conquista ao lado do seu time.

Paulinho comemora o gol do hexacampeonato do Guangzhou Evergrande.
Paulinho comemora o gol do hexacampeonato do Guangzhou Evergrande.

A hegemonia do Guangzhou Evergrande no futebol chinês é absurda, e isso começou na temporada de 2011, quando a equipe foi campeã sob a direção do treinador sul-coreano Lee Jang-soo. Em seguida, foram conquistados mais três campeonatos (2012, 2013 e 2014) com o treinador italiano Marcelo Lippi no comando técnico do time. O sucesso de Marcelo Lippi foi tanto, que ele recebeu diversos prêmios de melhor treinador no país, e atualmente, assumiu o posto de treinador da seleção da China de futebol, contratação essa, que enche os chineses de esperança em relação as expectativas de sua seleção, o mesmo sentimento que nós brasileiros, tivemos quando Tite assumiu a seleção brasileira. Continuando a sequência de conquistas até o hexacampeonato, o técnico Luiz Felipe Scolari, execrado no Brasil após a campanha da seleção brasileira na Copa do Mundo, aceitou retomar seu trabalho na China, e lá, levantou duas vezes a taça de campeão chinês. Com o título de ontem, Felipão é considerado pelos chineses, um dos melhores treinadores do mundo.

blog
Após ser ovacionado, o treinador Luiz Felipe Scolari discursa para milhares de torcedores do Guangzhou Evergrande. Ao seu lado, está o interprete chinês.

Vale lembrar também, que mesmo há duas rodadas do fim do campeonato chinês, os demais representantes do país na próxima edição da Liga dos Campeões da Ásia, já estão previamente definidos, Juntam-se ao Guangzhou Evergrande, a equipe do Jiangsu Sainty, vice colocado na liga chinesa, e clube dos brasileiros Ramires e Alex Teixeira. O terceiro representante chinês no torneio continental, será o Shanghai Shenhua, dos badalados Freddy Guarín, Oba-Oba Martins e Demba Ba, e para finalizar, a quarta e última vaga ficou com o Shanghai SIPG, time pelo qual atuam os brasileiros Hulk e Elkeson.
Eu não poderia deixar de mencionar ainda, que subiram para a primeira divisão da liga chinesa, as equipes do Tianjin Quanjian e do Guizhou Zhicheng. Para quem não sabe, no Tianjin Quanjian atuam os atletas tupiniquins Luís Fabiano, Geovânio e Jádson.

Luís Fabiano foi o artilheiro isolado da segunda divisão chinesa, marcando o total de 22 gols.
Luís Fabiano foi artilheiro isolado da segunda divisão chinesa, marcando o total de 22 gols.

No início do ano, o time era comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, que depois de uma sequência de péssimos resultados, foi demitido ainda no meio da temporada, e em seu lugar foi contratado o italiano Fábio Canavarro, que colocou a equipe nos trilhos, levando-a diretamente ao acesso. Vale ressaltar, que esta será a primeira vez que o Tianjin Quanjian disputará a primeira divisão do campeonato chinês, portanto, o alto investimento feito pela diretoria, deu o retorno esperado. Já pelo vice-campeão, Guizhou Zhicheng, joga o atleta Mazola, também ex-atacante do São Paulo Futebol Clube. Deu para perceber que a festa da comunidade brasileira em território chinês, foi completa nesse final de semana. Com esse tremendo sucesso de nossos jogadores lá na China, ao que tudo indica, muitos outros atletas deverão chegar nesse campeonato que não para de crescer a cada temporada que se passa.

Deixar um comentário

Menu