Geralmente equipes de menor expressão começam uma temporada a todo vapor, conquistando vitórias atrás de vitórias, e acabam sempre ganhando um destaque perante a mídia, por isso devemos saber que esse acontecimento é apenas um curto período de êxtase vivido pela agremiação, até porque depois de cinco, ou dez partidas, essas equipes muitas vezes perdem o fôlego, e do mesmo jeito que subiram na classificação, despencam, caindo de uma forma incrível pelas tabelas. É algo normal no futebol, e isso ocorre porque na maioria das vezes, os grandes clubes, considerados favoritos a vencer os campeonatos, estão iniciando seus trabalhos, sem a forma física ideal, com falta de entrosamento e implantando uma filosofia de jogo, que ainda precisa ser aprimorada taticamente, através de muito treino e minutos de bola rolando.
Acontece, que já foram disputadas 12 rodadas da Serie A (campeonato italiano), e a Atalanta, clube situado na cidade de Bérgamo, continua fazendo uma campanha incrível, deixando de ser uma simples promessa, para tornar-se realidade, e é sem sombra de dúvidas, a grande sensação da liga italiana até o momento. Ocupando a 5ª posição na tabela de classificação, ao lado da Lazio, com 22 pontos ganhos, a La Dea (apelido da Atalanta) contabiliza 7 vitórias, 1 empate e 4 derrotas na competição, e segue à frente de fortes concorrentes como Napoli, Internazionale e Fiorentina. Ontem mais uma vez, os comandados de Gian Piero Gasperini deram um show, e golearam o Sassuolo, fora de casa, por 3 a 0, com gols de Alejandro Gómez, Mattia Caldara e Andrea Conti. Com mais esse triunfo, a Atalanta conquistou sua quarta vitória consecutiva na Serie A, além de estar invicta há sete jogos, permanecendo somente quatro pontos atrás da vice-líder Roma (26 pontos) no campeonato.

O segredo de todo esse sucesso, começa pelo presidente do clube, Antonio Percassi, que após o péssimo início da La Dea na Serie A, onde nas primeiras cinco rodadas da competição, sofreu quatro derrotas (Lazio, Sampdoria, Cagliari e Palermo), decidiu manter Gian Pietro Gasperini no comando técnico da equipe, mesmo estando na zona de rebaixamento. O presidente chegou a reunir todos os atletas um dia depois da derrota frente ao Palermo por 1 a 0, em pleno estádio Atleti Azzurri, na 5ª rodada do campeonato, para dizer em alto e bom som, que o principal problema da Atalanta não era o treinador, e sim os jogadores, que não estavam rendendo o que deles se esperava, bancando assim Gasperini no cargo.
Outro fator que posso destacar como preponderante, é que a Atalanta tem uma das melhores categorias de base do futebol italiano. Basta analisarmos o elenco atual da equipe de Bérgamo, a começar pelo meia marfinense Franck Kessié (19 anos) que esteva emprestado ao Cesena, na temporada passada, e retornou a Atalanta mostrando todo o seu talento, e inclusive já é chamado de “Yaya Touré” pelos companheiros, tudo devido a semelhança física e estilo de jogo de ambos.

Além dele, o treinador Gian Piero Gasperini criou uma excelente espinha dorsal composta apenas por atletas da base, primeiro no setor defensivo, com o jovem zagueiro Mattia Caldara (22 anos), em seguida, promovendo os meio-campistas Andrea Conti (22 anos) e Roberto Gagliardini (22 anos) e por último, colocando no plantel principal o atacante Andrea Petagna (21 anos). Todas estas revelações tem se destacado a cada partida, e ajudado muito a Atalanta tanto com gols decisivos, quanto com ótimas atuações dentro de campo.
Para finalizar, eu não poderia deixar de citar as boas aquisições feitas pela diretoria da Atalanta, que teve como grande reforço da temporada, o atacante Alberto Paloschi, contratado junto ao Swansea pelo montante de R$ 21 milhões. O segundo reforço da Atalanta, foi o equatoriano Bryan Cabezas, um dos destaques do Independiente Del Vale na Copa Libertadores 2016, e por ele, o clube italiano pagou a bagatela de R$ 5,5 milhões.

Contando um orçamento baixo, La Dea investiu mesmo em empréstimos de jogadores, e trouxe para a equipe, os atletas Aleksandar Pesic (Toulouse), Ervin Zukanovic (Roma), Alberto Grassi (Napoli), Leonardo Spinazzola (Juventus), Etrit Berisha (Lazio), além do lateral-direito Abdoulay Konko, que veio de graça da Lazio após o término de seu vínculo contratual com o time romano.
Como sonhar não custa nada, os torcedores da Atalanta seguem confiantes com o seu time, que depois de muitos anos, volta a figurar entre os líderes do campeonato italiano. Almejar o título seria realmente demais, porém porque não manter vivo o desejo de uma vaga para a próxima Champions League, futebol para alcançar tal feito, os comandados de Gian Piero Gasperini estão provando que tem, basta manter a orquestra afinada durante toda a temporada.