Sexta-feira, dia 03 de março de 2017, data em que terá inicio a maior competição de clubes dos Estados Unidos da América, a Major League Soccer, ou a popularmente chamada MLS, que nesta temporada, terá grandes novidades.
Quando acompanhamos competições esportivas promovidas pelos norte-americanos, sabemos que seja ela qual for, será emocionante, é assim com a NFL (futebol americano), a NBA (basquete), a NHL (hóquei no gelo), a MLB (beisebol) e com o soccer, como é conhecido o nosso futebol por lá, não poderia ser diferente. A cada ano, o a MLS cresce em todos os aspectos, como por exemplo, venda de ingressos (bilheterias), patrocinadores, audiência televisiva, infra-estrutura (estádios e centro de treinamentos dos clubes), além de atrair diversos jogadores estrangeiros, o que da um charme ainda maior para a competição.
Uma das grandes novidades da temporada de 2017, será o VAR (Vídeo Assistant Referees), que nada mais é do que auxílio ao juiz através da tecnologia, ou seja, usarão vídeos para ajudar a arbitragem dentro de campo, impedindo que erros sejam cometidos por falha humana, assim como aconteceu no Torneio Mundial de Clubes da FIFA no ano passado. Curiosamente, o recurso já foi bastante usado durante as partidas de pré-temporada dos times norte-americanos, inclusive, o atacante espanhol David Villa foi expulso por conta de imagens das câmeras, o que gerou uma enorme repercussão na mídia esportiva norte-americana.
A segunda novidade é a inclusão de dois novos clubes na competição, como já informei em um post anterior, as equipes do Atlanta United e do Minessota United disputarão a MLS pela primeira vez na história, aumentando o número de participantes para 22 (19 clubes americanos e 3 canadenses). Serão dois grupos, chamados de conferências, com onze clubes em cada uma delas, e o campeonato é disputado em duas fases, aonde na primeira, o concorrente que fizer o maior número de pontos, é premiado com a taça Supporters’ Shields, enquanto na segunda fase, os 12 melhores clubes da primeira fase se classificam para a disputa dos empolgantes playoffs. Acompanhando esse constante crescimento da MLS de ano a ano, os organizadores da competição projetam que na temporada de 2022, o total de participantes suba para 28 agremiações, o que aumentaria ainda mais o sucesso do torneio, já que seriam mais praças (com clubes) interessadas em acompanhar a competição. Para a próxima temporada, já está confirmada a presença do Los Angeles FC, a 23ª franquia da Major League Soccer.
Atualmente a MLS é a sexta liga de futebol mais acompanhada no mundo, e se mantiver o mesmo crescimento do ano passado, ao final desta temporada saltará para o quinto posto. Isso se deve muito ao interesse do público norte-americano pelo futebol, já que até o final da década de 2000, não existia essa paixão pelo esporte. Com a chegada de diversos craques oriundos da Europa, como David Beckham, Kaká, Andrea Pirlo, Thierry Henry, David Villa, Didier Drogba, Steven Gerrard e Frank Lampard, a MLS ganhou um grande destaque perante a mídia local e internacional, tornando-se sucesso pelo mundo inteiro. Não é à toa que em 2016, seus valores de mercado registraram um aumento de 400% em relação a 2015, e vendo esse enorme êxito, grandes nomes do futebol sul-americano desembarcaram nos EUA para disputar a MLS 2017, é o caso de Cristian Colmán (ex-Nacional-PAR), Miguel Almirón (ex-Lanús) e Héctor Villalba (ex-San Lorenzo).
O Seattle Sounders, atual campeão da MLS, por onde atuam os atletas Nicolás Lodeiro, Clint Dempsey e Jordan Morris (eleito a grande revelação da temporada passada) tentará o bicampeonato da competição. Outra equipe que aparece como um dos possíveis candidatos ao título, é o Los Angeles Galaxy, maior campeão da história da Major League Soccer com cinco conquistas (2002, 2005, 2011, 2012 e 2015) e que conta com os jogadores como Giovani dos Santos, Ashley Cole, Romain Alessandrini e ainda sonha com o zagueiro John Terry (Chelsea). Além deles, o Toronto FC também aparece como favorito, já que lá estão craques como Sebastian Giovinco, Jozy Altidore e Michael Bradley.
Outros times correm por fora, e não seria nenhuma surpresa vê-los brilhando nesta temporada, me refiro ao New York City, ao New York Red Bull, ao FC Dallas e ao Portland Timbers. Dentre as novas equipes, eu não poderia deixar de citar o Atlanta United, que logo de cara, já trouxe o famoso treinador argentino Tata Martino para comandar o time. Vale ressaltar ainda que veremos os astros Kaká (Orlando City), David Villa (New York City) e Andrea Pirlo (New York City) desfilando pelos gramados da terra do Tio Sam, ou seja, está aí mais um belo motivo para acompanharmos de perto a competição.
A primeira das 34 rodadas da MSL será realizada hoje, quando Portland Timbers x Minessota United farão o jogo de abertura do campeonato, no Providence Park, a partir das 23:30 (horário de Brasília), portanto, não deixe de conferir!