Major League Soccer 2017

Sexta-feira, dia 03 de março de 2017, data em que terá inicio a maior competição de clubes dos Estados Unidos da América, a Major League Soccer, ou a popularmente chamada MLS, que nesta temporada, terá grandes novidades.
Quando acompanhamos competições esportivas promovidas pelos norte-americanos, sabemos que seja ela qual for, será emocionante, é assim com a NFL (futebol americano), a NBA (basquete), a NHL (hóquei no gelo), a MLB (beisebol) e com o soccer, como é conhecido o nosso futebol por lá, não poderia ser diferente. A cada ano, o a MLS cresce em todos os aspectos, como por exemplo, venda de ingressos (bilheterias), patrocinadores, audiência televisiva, infra-estrutura (estádios e centro de treinamentos dos clubes), além de atrair diversos jogadores estrangeiros, o que da um charme ainda maior para a competição.
Uma das grandes novidades da temporada de 2017, será o VAR (Vídeo Assistant Referees), que nada mais é do que auxílio ao juiz através da tecnologia, ou seja, usarão vídeos para ajudar a arbitragem dentro de campo, impedindo que erros sejam cometidos por falha humana, assim como aconteceu no Torneio Mundial de Clubes da FIFA no ano passado. Curiosamente, o recurso já foi bastante usado durante as partidas de pré-temporada dos times norte-americanos, inclusive, o atacante espanhol David Villa foi expulso por conta de imagens das câmeras, o que gerou uma enorme repercussão na mídia esportiva norte-americana.

blog
David Villa foi expulso pelo árbitro assistente, que precisou do auxílio das câmeras para flagrar uma cabeçada do atacante espanhol no zagueiro adversário. na derrota do New York City para o Houston Dynamo, por 3 a 1, durante um torneio de pré-temporada.

A segunda novidade é a inclusão de dois novos clubes na competição, como já informei em um post anterior, as equipes do Atlanta United e do Minessota United disputarão a MLS pela primeira vez na história, aumentando o número de participantes para 22 (19 clubes americanos e 3 canadenses). Serão dois grupos, chamados de conferências, com onze clubes em cada uma delas, e o campeonato é disputado em duas fases, aonde na primeira, o concorrente que fizer o maior número de pontos, é premiado com a taça Supporters’ Shields, enquanto na segunda fase, os 12 melhores clubes da primeira fase se classificam para a disputa dos empolgantes playoffs. Acompanhando esse constante crescimento da MLS de ano a ano, os organizadores da competição projetam que na temporada de 2022, o total de participantes suba para 28 agremiações, o que aumentaria ainda mais o sucesso do torneio, já que seriam mais praças (com clubes) interessadas em acompanhar a competição. Para a próxima temporada, já está confirmada a presença do Los Angeles FC, a 23ª franquia da Major League Soccer.

blog
O Atlanta United já surge como uma nova potência do futebol norte-americano, afinal, o seu proprietário é o bilionário Arthur Blanc, dono do Atlanta Falcons (equipe de futebol americano). Os comandados de Tata Martino mandarão seus jogos no recém-inaugurado Mercedes-Benz Stadium.

Atualmente a MLS é a sexta liga de futebol mais acompanhada no mundo, e se mantiver o mesmo crescimento do ano passado, ao final desta temporada saltará para o quinto posto. Isso se deve muito ao interesse do público norte-americano pelo futebol, já que até o final da década de 2000, não existia essa paixão pelo esporte. Com a chegada de diversos craques oriundos da Europa, como David Beckham, Kaká, Andrea Pirlo, Thierry Henry, David Villa, Didier Drogba, Steven Gerrard e Frank Lampard, a MLS ganhou um grande destaque perante a mídia local e internacional, tornando-se sucesso pelo mundo inteiro. Não é à toa que em 2016, seus valores de mercado registraram um aumento de 400% em relação a 2015, e vendo esse enorme êxito, grandes nomes do futebol sul-americano desembarcaram nos EUA para disputar a MLS 2017, é o caso de Cristian Colmán (ex-Nacional-PAR), Miguel Almirón (ex-Lanús) e Héctor Villalba (ex-San Lorenzo).

blog
O atacante da seleção paraguaia Cristian Colmán, foi contratado pelo Dallas FC junto ao Nacional-PAR.

O Seattle Sounders, atual campeão da MLS, por onde atuam os atletas Nicolás Lodeiro, Clint Dempsey e Jordan Morris (eleito a grande revelação da temporada passada) tentará o bicampeonato da competição. Outra equipe que aparece como um dos possíveis candidatos ao título, é o Los Angeles Galaxy, maior campeão da história da Major League Soccer com cinco conquistas (2002, 2005, 2011, 2012 e 2015) e que conta com os jogadores como Giovani dos Santos, Ashley Cole, Romain Alessandrini e ainda sonha com o zagueiro John Terry (Chelsea). Além deles, o Toronto FC também aparece como favorito, já que lá estão craques como Sebastian Giovinco, Jozy Altidore e Michael Bradley.

blog
Esta será a terceira temporada de Kaká pelo Orlando City, o meia brasileiro já afirmou que após o término de seu contrato, no final de 2017, ele não renovará com o clube da Florida.

Outros times correm por fora, e não seria nenhuma surpresa vê-los brilhando nesta temporada, me refiro ao New York City, ao New York Red Bull, ao FC Dallas e ao Portland Timbers. Dentre as novas equipes, eu não poderia deixar de citar o Atlanta United, que logo de cara, já trouxe o famoso treinador argentino Tata Martino para comandar o time. Vale ressaltar ainda que veremos os astros Kaká (Orlando City), David Villa (New York City) e Andrea Pirlo (New York City) desfilando pelos gramados da terra do Tio Sam, ou seja, está aí mais um belo motivo para acompanharmos de perto a competição.
A primeira das 34 rodadas da MSL  será realizada hoje, quando Portland Timbers x Minessota United farão o jogo de abertura do campeonato, no Providence Park, a partir das 23:30 (horário de Brasília), portanto, não deixe de conferir!

Deixar um comentário

Menu