Na tarde deste sábado, o atual bicampeão holandês PSV Eindhoven, receberá o Vitesse, em partida válida pela 27ª rodada da Eredivisie (campeonato holandês). O duelo terá início a partir das 15:45 (horário de Brasília), no Philips Stadium, em Eindhoven.
O desempenho do PSV Eindhoven não é bom se compararmos com o das últimas duas temporadas, afinal, os comandados de Phillip Cocu são os atuais bicampeões holandeses, e tinham como grande meta, conquistar o tricampeonato, objetivo esse, que tornou-se praticamente impossível. Isso porque os Boerens (apelido do PSV) ocupam somente a 3ª posição na tabela da Eredivisie com 58 pontos, colecionando 17 vitórias, 7 empates e 2 derrotas na competição, permanecendo assim, a uma distância de oito pontos do líder Feyenoord, e seis pontos atrás do vice-colocado Ajax. Na rodada anterior, o PSV Eindhoven derrotou o Go Ahead Eagles, fora de seus domínios, por 3 a 1, e caso vença o Vitesse na partida de daqui a pouco, somará sua terceira vitória consecutiva no campeonato. A boa notícia para o treinador Phillip Cocu, é que ele terá todos os jogadores livres à sua disposição.

Do outro lado teremos o Vitesse, que faz uma campanha bastante irregular até aqui, contabilizando 39 pontos ganhos, obtendo o total de 11 vitórias, 6 empates e 9 derrotas na Eredivisie. Na rodada passada, os Vites (apelido do Vitesse) aplicaram uma sonora goleada de 5 a 0 no Sparta Rotterdam, resultado que animou os pupilos de Henk Fraser, que agora terão a difícil missão de encarar o bicampeão holandês em Eindhoven. O triunfo do Twente sobre o Roda JC (3 a 0) ontem, na abertura da 27ª rodada da Eredivisie, coloca uma pressão ainda maior na equipe de Arnhem (cidade onde se localiza o Vitesse), pois com isso, o Twente ultrapassou o Vitesse no campeonato, porém no caso de uma vitória na partida de logo mais, os Vites pulariam para a quarta posição na tabela, isso dependendo do resultado do jogo entre NEC x Ultrecht. O departamento médico do Vitesse já vetou a participação dos atletas Adnane Tighadouini e Maikel van der Werff, por decorrência de lesões.

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes já se enfrentaram 66 vezes na história, e a vantagem é do PSV Eindhoven que soma 42 vitórias contra 7 triunfos do Vitesse, enquanto o empate prevaleceu em 17 oportunidades. O encontro mais recente entre os dois times, ocorreu em outubro do ano passado, e na ocasião, o PSV Eindhoven bateu o Vitesse por 2 a 0, em partida válida pela 11ª rodada da atual edição da Eredivisie. O retrospecto do PSV diante do Vitesse é excelente, isso porque os Boerens venceram 12 dos últimos 14 embates disputados contra os Vites. A última vitória do Vitesse sobre o PSV, foi em 2013, quando o conjunto de Arnhem goleou o time de Eindhoven por 6 a 2, em pleno Philips Stadium. No entanto, de lá para cá, foram realizadas seis partidas, sendo que destas, o PSV venceu todas.

PSV Eindhoven (4-3-3): Zoet; Arias, Isimat-Mirin, Héctor Moreno e Willems; Propper, Guardado e van Ginkel; Gastón Pereiro, de Jong e Ramselaar. Técnico: Phillip Cocu.
Vitesse (4-3-3): Tornes; Diks, Miazga, Kashia e Kruiswijk; Baker, Nakamba e Nathan; Rashica, van Wolfswinkel e Foor. Técnico: Henk Fraser.
Acredito que teremos uma partida interessantíssima esta tarde no Philips Stadium, pois a vitória é de suma importância para as duas equipes. O PSV Eindhoven precisa dos três pontos para não deixar o Feyenoord e o Ajax abrirem uma vantagem ainda maior na tabela, enquanto o Vitesse precisa ganhar para recuperar no mínimo a quinta posição na classificação, já que o Twente o ultrapassou com o triunfo de ontem na abertura da rodada. Ao analisarmos os times, percebemos que o PSV conta com jogadores muito mais qualificados tecnicamente, tudo por conta da diferença orçamentária entre ambos. Não podemos esquecer que o Vitesse é praticamente uma filial do Chelsea, que empresta e pega atletas na hora que bem entende, basta lembrarmos de Lucas Piazon, Namanja Matic e Patrick van Aanholt, portanto, os bons jogadores logo se transferem ao clube inglês, e os que não são aproveitados na equipe londrina, são emprestados ao Vitesse, como é o caso de Nathan. Levando em consideração todos estes aspectos, não consigo imaginar outro resultado, senão a vitória dos Boerens.