Crise em Núñez

Mesmo com todo o alto investimento feito para contratar novos reforços, o River Plate segue vivendo uma crise que parece não ter fim, e pior, justamente no momento em que a equipe estreará na Copa Libertadores da América. Por essas e outras, a equipe de Marcelo Gallardo, antes considerada uma das favoritas à vencer o torneio continental, atualmente é apontada como uma grande zebra.

Momento atual:

Como todos sabemos, o grande objetivo do River Plate é conquistar a América pela quarta vez em sua história, mas para isso, os comandados de Marcelo Gallardo precisarão superar uma enorme crise que está assolando Núñez. A crise a qual me refiro, foi motivada devido a sucessão de maus resultados, para se ter uma ideia, os Milionários venceram apenas dois dos últimos 14 jogos disputados pelo Campeonato Argentino, além de acumularem seis derrotas consecutivas como visitantes no torneio, fatos que realmente preocupam o treinador Marcelo Gallardo.
Por conta desta péssima performance, o River Plate ocupa a modesta 21ª posição na tabela do Campeonato Argentino com 19 pontos ganhos, contabilizando 5 vitórias, 4 empates e 8 derrotas em 17 jogos realizados, obtendo assim, um pífio aproveitamento de 37,3% na competição.

River Plate vai de mal a pior.
A derrota diante do Vélez Sarsfield (1 x 0) no sábado passado, foi a sexta derrota seguida do River Plate como visitante no Campeonato Argentino. A última vez que os Milionários haviam perdido seis vezes consecutivas pela competição, foi em 1940, há exatos 78 anos.

Alto Investimento:

O alto investimento realizado pela diretoria do River Plate, deu-se logo no início da temporada (junho do ano passado), época em que o time de Núñez contratou figuras como Germán Lux, Javier Pinola, Enzo Pérez e Ignacio Scocco, logicamente com a intenção de erguer o troféu da Copa Libertadores 2017. No entanto, tudo foi por água abaixo, pois o River Plate sofreu uma dura derrota para o Lanús nas semifinais, dando adeus à competição.
A longa distância para o Boca Juniors, líder isolado na classificação do Campeonato Argentino, pressionou ainda mais o River Plate em 2018, afinal, a Copa Libertadores novamente virou a única competição que a equipe tem reais chances de vencer. Por este motivo, o presidente do clube, Rodolfo D’Onofrio, não poupou esforços, e desembolsou a bagatela de 11,5 milhões de euros (44,5 milhões de reais) para trazer o atacante Lucas Pratto, ex-São Paulo. Além dele, chegaram em Núñez os jogadores Juan Fernando Quintero, Franco Armani e Bruno Zuculini.

Pratto em má fase no River Plate.
O atacante Lucas Pratto marcou apenas um gol em cinco jogos defendendo as cores do River Plate.

A Esperança:

A maior esperança do River Plate para dar a volta por cima, e consequentemente espantar de vez a crise, responde pelo nome de Marcelo Gallardo, eterno ídolo da torcida. O Muñeco foi o grande responsável pela retomada do River no futebol argentino em 2011, após o dramático rebaixamento do time para a segunda divisão. Sob o comando do jovem comandante de 42 anos, os Milionários conquistaram diversos títulos, sendo que dentre os principais, estão a Copa Libertadores 2015, a Copa Sul-Americana 2014 e o bicampeonato da Copa da Argentina (2015/16 e 2016/17).
Apesar de toda a sua fama, Marcelo Gallardo está sofrendo bastante críticas por parte da mídia, pois desde a eliminação do River Plate para o Lanús na edição anterior da Copa Libertadores, a equipe não conseguiu mais realizar boas apresentações, muito pelo contrário, o que vemos em campo é um time extremamente desorganizado e frágil tanto defensiva quanto ofensivamente. Entretanto, os torcedores continuam idolatrando o treinador, logo, depositam nele toda a esperança em relação a recuperação dos Milionários.

Marcelo Gallardo também vive um péssimo momento.
O treinador Marcelo Gallardo vive seu pior à frente da equipe desde 2014, período em que assumiu o comando do River Plate.

Hora da virada:

O River Plate participará pela 34ª vez da Copa Libertadores em sua história, e estará situado no grupo 4 do torneio, ao lado do Flamengo, do Emelec e do Independiente Santa Fé. Vale ressaltar que o time argentino estreará na competição na noite desta quarta-feira (21:45, horário de Brasília), contra o Flamengo no Engenhão.
Marcelo Gallardo ainda não tem uma equipe ideal, tanto é, que o treinador não repetiu nenhuma escalação este ano. De concreto mesmo, sabemos que o meia Gonzalo Martínez está fora de combate por decorrência de uma lesão. Em contrapartida, o zagueiro Jonathan Maidana e o volante Leonardo Ponzio estarão entre os titulares dos Milionários, pois foram poupados no jogo frente o Vélez Sarsfield no final de semana passado. Desta maneira, ao que tudo indica o River Plate estará armado no 4-3-1-2 com: Armani; Montiel, Martínez Quarta, Maidana e Saracchi; Enzo Pérez, Ponzio e Zuculini; Quintero; Scocco e Pratto.
Muitos dizem que em momentos conturbados, o melhor a fazer é você mudar de ares para espairecer as ideias e acalmar a mente. Por incrível que pareça, é exatamente isso que está acontecendo com o River Plate, que já está em solo brasileiro, longe da pressão que assola o Monumental de Núñez. Só nos resta saber se essa viagem servirá mesmo como um divisor de águas para os comandados de Marcelo Gallardo.

 

 

Deixar um comentário

Menu