Roma x Shakhtar Donetsk

Esta terça-feira será crucial na vida de Roma e Shakhtar Donetsk, afinal, uma destas equipes será eliminada da Champions League, enquanto a outra avançará às quartas de final do torneio. No jogo de ida, os ucranianos bateram os italianos por 2 a 1, porém ainda restam noventa minutos para sabermos o que irá acontecer. O confronto começa a partir das 16:45 (horário de Brasília), no estádio Olímpico.

Notícias Roma:

A Roma é considerada uma grata surpresa nas oitavas de final da Champions League, isso porque a equipe italiana conseguiu passar pelo temível grupo C da competição, composto pelos times do Chelsea, Atlético Madrid, além do modesto Qarabag. A propósito, os giallorossis garantiram sua classificação como líderes do grupo.
No entanto, a Roma perdeu para o Shakhtar Donetsk no jogo de ida das oitavas de finais por 2 a 1, mesmo após ter saído na frente do placar. Aliás, o revés frente os ucranianos ainda não foi bem digerida pelos pupilos de Eusebio Di Francesco, que finalizaram 14 vezes contra o gol de Andriy Pyatov. Logo, fica evidente que os romanos poderiam ter voltado de Carcóvia com pelo menos um empate na bagagem.
O lateral-direito Rick Karsdorp está fora de combate em decorrência de uma lesão, portanto, ele será o único desfalque da Roma para o embate contra o Shakhtar Donetsk. Em seu lugar, jogará o italiano Alessandro Florenzi.

A Roma chega motivada para encarar o Shakhtar Donetsk nesta terça-feira, pois os giallorossis venceram o Napoli e o Torino, respectivamente, após o jogo de ida das oitavas de final da Champions League na Ucrânia.
A Roma chega motivada para encarar o Shakhtar Donetsk nesta terça-feira, pois os giallorossis venceram o Napoli (4 x 2) e o Torino (3 x 0), respectivamente, após o jogo de ida das oitavas de final da Champions League na Ucrânia.

Notícias Shakhtar Donetsk:

Do outro lado o Shakhtar Donetsk desembarca na capital italiana sabendo das dificuldades que terá pela frente mesmo tendo a vantagem de jogar com o empate a seu favor. Nos primeiros noventa minutos desta verdadeira batalha, os mineiros provaram todo o seu poder de superação ao virar o placar diante dos romanos para 2 a 1, lembrando que eles saíram perdendo por 1 a 0.
O atual momento do Shakhtar Donetsk é excelente, pois os comandados de Paulo Fonseca mantêm uma série de cinco triunfos consecutivos (Chornomorets, Roma, Zirka, Karpaty e Vorskla), e lideram o campeonato ucraniano com 54 pontos ganhos, seis a mais que o vice-colocado, Dínamo Kiev (48 pontos).
O departamento médico do Shakhtar Donetsk vetou a presença dos jogadores Sergey Krivtsov e Maksim Malyshev devido a lesões, ao contrário do experiente lateral-direito Darijo Srna, que não atuará por conta de uma suspensão imposta pela UEFA por doping.

Filial Brasileira: o Shakhtar Donetsk é uma das equipes mais brasileiras do Velho Continente. Oito atletas tupiniquins intergam o atual elenco do conjunto ucraniano, me refiro a Taison, Bernard, Dentinho, Marlos, Fred, Márcio Azevedo
Filial Brasileira: o Shakhtar Donetsk é uma das equipes mais brasileiras do Velho Continente. Oito atletas tupiniquins integram o atual elenco do conjunto ucraniano, me refiro a Taison, Bernard, Dentinho, Marlos, Fred, Alan Patrick, Ismaily e Dodô.

Dados Estatísticos:

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram cinco vezes ao longo da história, e a vantagem é do Shakhtar Donetsk que soma quatro triunfos mediante apenas um da Roma.
Curiosamente, a eliminatória mais recente envolvendo os dois clubes, que aconteceu na edição 2010/11 da Champions League, também foi válido pelas oitavas de final do torneio. Naquela ocasião, o Shakhtar Donetsk eliminou a Roma da competição depois de vencer tanto o jogo de ida na Itália (3 x 2) como o jogo de volta na Ucrânia (3 x 0).
Vale ressaltar ainda, que nesta temporada, a Roma permanece invicta no estádio Olímpico pela Champions League, registrando duas vitórias e um empate em três partidas disputadas, ao passo que o Shakhtar Donetsk perdeu seis dos últimos sete jogos fora de seus domínios pelo torneio continental, e detalhe, o time não marcou nenhum único gol nestes seis compromissos.

Nas últimas cinco participações da Roma na Champions League, a equipe italiana foi eliminada na fase de oitavas de final.
Nas últimas cinco participações da Roma na Champions League, a equipe italiana foi eliminada na fase de oitavas de final.

Escalações:

Roma (4-2-3-1): Alisson; Florenzi, Manolas, Fazio e Kolarov; De Rossi e Strootman; Under, Nainggolan e Perotti; Dzeko. Técnico: Eusebio Di Francesco.

Shakhtar Donetsk (4-2-3-1): Pyatov; Butko, Ordets, Rakitskiy e Ismaily; Fred e Stepanenko; Marlos, Taison e Bernard; Facundo Ferreyra. Técnico: Paulo Fonseca.

Previsão:

Na minha opinião, o confronto entre Roma x Shakhtar Donetsk é um dos mais equilibrados das oitavas de final da Champions League, pudemos constatar isso no jogo de ida, há três semanas no estádio Metalist.
O fato da Roma jogar no estádio Olímpico, diante de sua fanática torcida, a coloca como franca favorita à vitória. Além disso, o gol marcado na casa do adversário faz com que o esquadrão de Eusebio Di Francesco se classifique ganhando pelo placar mínimo. O único aspecto que preocupa os giallorossis, é o frágil setor defensivo do time, que terá de passar os noventa minutos sem cometer erros, ou então, poderá deixar a qualificação às quartas de final ir por água abaixo.
Enquanto isso, o Shakhtar Donetsk se dará ao luxo de jogar pelo empate, porém certamente isso não acontecerá, tudo porque os ucranianos costumam atuar de maneira ofensiva e intensa, características bem peculiares das equipes comandadas por Paulo Fonseca. Logo, acredito que os mineiros irão em busca do gol, deixando de lado a vantagem do empate. A velocidade dos brasileiros Marlos, Taison e Bernard será demasiadamente explorada nos contra-ataques do Shakhtar Donetsk.
Considerando todas estas informações, creio que o embate desta terça-feira terminará com o triunfo dos anfitriões no estádio Olímpico.
Palpite: Roma 4 x 2 Shakhtar Donetsk.

 

 

 

 

 

 

Deixar um comentário

Menu