A temporada 2018/19 começará na tarde desta quarta-feira para os dois arquirrivais da capital espanhola, isso porque Real e Atlético se enfrentarão pela final da Supercopa da Europa 2018, competição que reúne os atuais campeões da Champions League e da Europa League. O duelo terá início a partir das 16:00 (horário de Brasília), em Tallinn, capital da Estônia.
Real Madrid
O Real Madrid estreará oficialmente na temporada 2018/19 com algumas novidades, sendo que a principal delas, estará no banco de reservas da equipe, visto que Zinedine Zidane, ex-treinador do conjunto madridista, abandonou o cargo poucos dias após a conquista do tricampeonato da Champions League. Em seu lugar, o presidente Florentino Pérez contratou o então técnico da seleção espanhola Julen Lopetegui, negociação essa, que culminou com a demissão de Lopetegui às vésperas da Copa do Mundo da Rússia.
Apesar de ter contratado um novo técnico, essa janela ficou marcado negativamente para o Real Madrid, pois Cristiano Ronaldo, a maior estrela do time espanhol, transferiu-se à Juventus, e de maneira surpreendente, os blancos não trouxeram nenhum reforço de peso para suprir a perda do craque português, tanto é, que somente o goleiro Thibaut Courtois, além dos novatos Vinícius Júnior, Álvaro Odriozola e Andriy Lunin chegaram ao Santiago Bernabéu.

Atlético Madrid
A temporada anterior do Atlético Madrid foi salva com o título da Europa League, afinal, os colchoneros haviam sido eliminados ainda na fase de grupos da Champions League, enquanto na La Liga, apesar do Atleti ter ficado com o vice-título, ele encerrou a competição com 14 pontos de desvantagem em relação ao campeão Barcelona.
Com o intuito de brigar pelo tão sonhado título da Champions League, os rojiblancos decidiram abrir os cofres nessa janela de transferências, não à toa, a diretoria investiu a bagatela de 123,5 milhões de euros (R$ 531 milhões) para trazer seis excelentes reforços ao técnico Diego Simeone. Trata-se dos atletas Thomas Lemar, Rodri, Nikola Kalinic, Santiago Arias, Antonio Adán e Gelson Martins.
Vale ressaltar ainda, que o Atlético Madrid conseguiu a façanha de segurar na equipe, o atacante Antoine Griezmann e o zagueiro Diego Godín, lembrando que a dupla estava na mira de diversos clubes europeus.

Dados Estatísticos
O registro histórico do confronto aponta que o Dérbi de Madrid já foi realizado 219 vezes ao longo da história, e a vantagem é do Real Madrid que contabiliza 110 vitórias mediante 55 triunfos do Atlético Madrid, ao passo que o empate prevaleceu em outras 54 oportunidades.
Os duelos mais recentes entre os arquirrivais madrilenhos, aconteceram na temporada passada, ambos válidos pela La Liga, e terminaram com a igualdade no marcador, sendo 0 a 0 no Wanda Metropolitano e 1 a 1 no Santiago Bernabéu, respectivamente.
No entanto, o Real Madrid segue em busca do tricampeonato consecutivo da Supercopa da Europa, já que os madridistas ganharam do Sevilla em 2016 (3 x 2) e do Manchester United em 2017 (2 x 1).
Para finalizar, jamais poderíamos deixar de mencionar que o Real Madrid conquistou a Supercopa da Europa quatro vezes até hoje (2002, 2014, 2016 e 2017), à medida que o Atlético Madrid ergueu a taça do torneio em duas ocasiões (2010 e 2012).

Escalações
Real Madrid (4-2-3-1): Navas; Carvajal, Varane, Sergio Ramos e Marcelo; Casemiro e Kroos; Bale, Isco e Asensio; Benzema. Técnico: Julen Lopetegui.
Atlético Madrid (4-4-2): Oblak; Juanfran, Giménez, Godín e Filipe Luís; Koke, Rodri, Saúl Ñíguez e Lemar; Griezmann e Diego Costa. Técnico: Diego Simeone.
Previsão
Tem sido algo extremamente comum vermos equipes espanholas decidindo a Supercopa da Europa, afinal, elas vencem com certa frequência as competições europeias. Todavia, poucos imaginavam que os dois arquirrivais madrilenhos disputariam a final desta edição da Supercopa, pois ambos eram favoritos ao título da Champions League na última temporada.
Apesar do Real Madrid ter um histórico totalmente favorável em relação ao Atlético Madrid ao longo da trajetória, o retrospecto recente do clássico mostra um enorme equilíbrio entre eles, portanto, é difícil apontar um favorito na decisão desta quarta-feira.
Outro detalhe interessante, é que tanto os blancos quanto os colchoneros mantiveram a mesma base da temporada passada, logo, entrosamento não faltará em campo. Em contrapartida, por estarem regressando do período de pré-temporada, certamente os times sentirão a falta de ritmo de jogo.
Acredito que os comandados de Diego Simeone tenham uma pequena vantagem sobre os madridistas, devido as saídas de Cristiano Ronaldo e do ex-treinador Zinedine Zidane. Levando em consideração todos estes aspectos, acredito que o Atlético Madrid voltará da Estônia com a taça da Supercopa da Europa na bagagem.
Palpite: Real Madrid 0 x 1 Atlético Madrid