O Drama do City na Champions League

No artigo de ontem (19/09/2018), evidenciamos as dificuldades que o PSG encontra quando disputa a Champions League, fator este, que reflete no desempenho abaixo das expectativas dos parisienses na competição, caso você não tenha lido, confira: https://www.soccerblog.com.br/2018/09/19/o-pesadelo-chamado-champions-league

Curiosamente, outro clube do mesmo porte do Paris Saint-Germain, isto é, com muito dinheiro no caixa, administrado por um xeque, que recentemente venceu a liga nacional de seu país, que jamais ergueu a “orelhuda” ao longo da história, e que é composto por um elenco repleto de grandes craques, também não consegue emplacar no maior torneio de futebol do planeta. Você já sabe quem é? Me refiro ao Manchester City, que estreou na tarde de ontem pela competição batendo um novo recorde: o de ser o primeiro time inglês que sofreu quatro derrotas consecutivas na Champions League até hoje.

Não é surpresa para ninguém, que a Champions League é a galinha dos ovos de ouro do Manchester City, aliás, é justamente para conquistá-la, que o bilionário Khaldoon Al Mubarak investiu o montante de 1,660 bilhões de euros (R$ 7,968 bilhões) desde que comprou o clube inglês em 2008. Além disso, o xeque trouxe nada mais nada menos do que o badalado Pep Guardiola para sentar no banco do Etihad Stadium. Acontece que toda essa gastança não está sendo suficiente pra fazer os citizens brilharem no torneio continental, assim como ocorre na Premier League.

Após vencer o título inglês na temporada passada de maneira unânime, Pep Guardiola renovou o seu contrato com o Manchester City até 2021.
Após vencer o título inglês na temporada passada de maneira inquestionável, Pep Guardiola renovou o seu contrato com o Manchester City até 2021.

Depois de vencer a edição anterior da Premier League de ponta a ponta, registrando recordes de obter mais pontos na liga (100 pontos), maior número de gols marcados em uma edição da competição (106 gols), e colecionar o maior número de vitórias dentro do campeonato (32 vitórias), esperava-se que o Manchester City fosse estrear na Champions League com um bom triunfo sobre o Lyon no Etihad Stadium, mas para a tristeza de Pep Guardiola e de toda a torcida do City, os atuais campeões ingleses novamente decepcionaram pelo torneio.

Com gols de Maxwel Cornet e Nabil Fekir, o Lyon precisou de apenas 43 minutos para enterrar os pupilos de Pep Guardiola, e consequentemente, empurrá-los para a lanterna do grupo. Nem mesmo o tento de Bernardo Silva, aos 22 minutos da etapa final, foi suficiente para evitar a derrota do Manchester City em seus próprios domínios, lembrando que os ingleses estavam invictos nesta temporada até então. Vale ressaltar, que o City dominou as ações da partida, obtendo 70% de posse de bola contra 30% dos franceses, além de ter finalizado o dobro de vezes na meta adversária (8 a 4), porém todo esse volume de jogo de nada adiantou.

A melhor performance do Manchester City na Champions League, foi na temporada 2015/16, período em que o time era comandado por Manuel Pellegrini.
A melhor performance do Manchester City na Champions League, foi na temporada 2015/16, época em que o time comandado por Manuel Pellegrini chegou nas semifinais da competição.

Como citei anteriormente, este foi o quarto revés seguido dos citizens pela Champions League, já que na edição anterior do torneio, eles perderam do Basel (2 a 1) nas oitavas de final, e posteriormente, do Liverpool nas quartas de final, sendo derrotados tanto no Anfield Road (3 x 0) quanto no Etihad Stadium (2 x 1). Considerando a vitória do Lyon na tarde de ontem, o Manchester City coleciona quatro derrotas consecutivas na competição, sendo três delas em casa. Em virtude do empate entre Shakhtar Donetsk e Hoffenheim por 1 a 1, o City é o atual lanterna do grupo F da Champions League.

Esta foi só a primeira rodada da fase de grupos do torneio europeu, logo, o Manchester City tem tempo e potencial de sobra para se recuperar, a propósito, o time de Pep Guardiola tem plenas condições de reconquistar os pontos perdidos na partida frente o Lyon na própria casa do adversário. No entanto, um novo tropeço do conjunto inglês na Champions League, complicaria bastante a sua vida no restante da competição, portanto, é bom a equipe aprender a lidar o quanto antes com a forte pressão extra-campo, ou então, rios de dinheiro continuarão sendo gastos para que o City seja campeão apenas em seu país.

Outro que tem um desempenho nada convincente pela Champions League é Pep Guardiola, que não ergueu mais a taça de campeão desde os dois títulos conquistados à frente do Barcelona em 2009 e 2011. Nas três temporadas em que Guardiola dirigiu o Bayern Munique, o treinador de 47 anos parou três vezes nas semifinais, enquanto sob o comando do City, o técnico espanhol caiu diante do Mônaco nas oitavas de final em 2017, e foi eliminado pelo Liverpool na fase de quartas de final em 2018. Desta maneira, fica evidente que a relação entre Pep Guardiola e a Champions League, não é das melhores. Resta saber agora, se o desfecho da atual edição do torneio terá um final feliz ou triste, aguardemos!

 

 

Deixar um comentário

Menu