O despertar dos auri-negros

Depois de viver momentos tenebrosos na temporada passada, as coisas mudaram completamente de rumo pelos lados do Signal Iduna Park, tanto é, que o Borussia Dortmund é o atual líder tanto da Bundesliga quanto de seu grupo na Champions League. A explicação para o sucesso recente dos auri-negros responde pelo nome de Lucien Favre.

A temporada 2017/18 foi um pesadelo para o Borussia Dortmund , aliás, ela só não foi pior porque o time, na época comandado por Peter Stoger, conseguiu a façanha de conquistar uma vaga direta à fase de grupos da Champions League 2018/19, visto que os auri-negros encerraram a sua participação na Bundesliga ocupando o 4º posto na tabela. Entretanto, a dura goleada sofrida para o arquirrival Bayern Munique por 6 a 0, além da precoce eliminação na fase de grupos da Champions League, ilustram perfeitamente a tragédia vivida pela equipe de Dortmund.

Diante daquele cenário totalmente obscuro, a diretoria auri-negra deu inicio a um novo projeto nesta temporada. A primeira mudança realizada pela cúpula diretiva do clube, foi demitir o treinador Peter Stoger, para contratar o ex-treinador do Nice, Lucien Favre. Hoje, podemos afirmar convictamente que esta escolha foi certíssima, dado que o comandante suíço está realmente surpreendendo, não à toa, o Borussia Dortmund continua invicto sob a sua direção, colecionando 10 vitórias e 2 empates nos doze jogos disputados, e detalhe, com 100% de aproveitamento atuando em seus domínios.

O treinador Lucien Favre já havia se destacado pelos excelentes trabalhos à frente de Borussia Monchengladbach e Nice, respectivamente.
O treinador Lucien Favre já é um velho conhecido dos torcedores alemães, pois o técnico suíço havia se destacado pelo excelentes trabalho à frente do Borussia Monchengladbach entre 2011 e 2015.

As mudanças realizadas pela diretoria não ocorreram apenas fora das quatro linhas, dentro delas também houveram diversas chegadas e saídas. No entanto, a filosofia do Borussia Dortmund de contratar jovens promessas do futebol mundial não foi deixada de lado. Assim, o time oito vezes campeão alemão ao longo da história trouxe novatos como Abdou Diallo (22), Marius Wolf (23) e Achraf Hakimi (19). Além deles, o meio-campista Thomas Delaney (26), o atacante Pablo Alcácer (24) e o volante Axel Witsel (29) também foram apresentados pelo clube. Já os jogadores Nuri Sahin (29), Andriy Yarmolenko (28), Sokratis Papastathopoulos (30), Gonzalo Castro (31), André Schurrle (27), Erik Durm (26) e Mikel Merino (22), deram adeus aos torcedores auri-negros.

Em virtude dessa série de inovações no elenco, além do inicio de um novo trabalho no comando técnico da equipe, muitos esperavam que o Borussia Dortmund não teria um grande destaque nesta temporada. Todavia, essa previsão foi literalmente por água abaixo, pois passadas oito rodadas da Bundesliga e três da Champions League, o conjunto auri-negro segue dando o que falar, e por incrível que pareça, já é apontado como uma das maiores sensações do futebol europeu, inclusive, muitos comparam o atual Borussia de Lucien Favre com aquele Borussia arrasador de Jurgen Klopp, que na época havia sido bicampeão alemão e vice-campeão continental.

Contratado junto ao Tianjin Quanjian pela bagatela de 20 milhões de euros, o belga Axel Witzel foi o principal nome trazido pela diretoria do Borussia Dortmund na última janela de transferências.
Contratado junto ao Tianjin Quanjian pela bagatela de 20 milhões de euros (R$ 84 milhões), o belga Axel Witzel foi o principal nome trazido pela diretoria do Borussia Dortmund na última janela de transferências.

A comparação com o glorioso Borussia Dortmund de Klopp se faz devido ao altíssimo número de gols marcados pelos comandados de Lucien Favre. Para se ter uma ideia, somando todas as doze partidas disputadas pelos auri-negros nesta temporada, eles já balançaram as redes adversárias o montante de 37 vezes, obtendo uma impressionante média de 3,08 gols por jogo. Enquanto isso, o setor defensivo também vem dando conta do recado, isso porque o time foi vazado somente em nove ocasiões até aqui, registrando 0,75 gols sofridos por partida. Por essas e outras, o Borussia Dortmund virou sinônimo de espetáculo na atualidade.

A última vítima dos auri-negros foi o Atlético Madrid, que sofreu uma goleada por 4 a 0 na tarde de ontem (24) no Signal Iduna Park, pela 3ª rodada da Champions League. A propósito, esta foi a maior derrota sofrida pelos colchoneros desde que Diego Simeone assumiu a equipe em 2011, lembrando que o  time espanhol é conhecido justamente por ter uma das defesas mais consistentes do mundo. Com isso, o Atlético Madrid se juntou a Stuttgart (4 x 0), Bayer Leverkusen (4 x 2), Nurenberg (7 x 0) e RB Leipzig (4 x 1), oponentes estes, que também foram goleados pelo líder da Bundesliga. Deste modo, fica evidente que o antes adormecido, Borussia Dortmund, enfim despertou na temporada 2018/19.

Como citei anteriormente, os auri-negros lideram isoladamente a Bundesliga com 20 pontos ganhos, três a mais que o vice-colocado, Borussia Monchengladbach, que soma 17 pontos. Contabilizando 6 vitórias e 2 empates nas oito partidas realizadas pela competição, o Borussia Dortmund é dono de 83,3% de aproveitamento na liga. Já pela Champions League, a equipe alemã também segue na ponta do grupo A com 9 pontos em 3 jogos disputados, mantendo-se com 100% de aproveitamento. Para finalizar, vale ressaltar que o próximo compromisso do time de Lucien Favre será sábado (27), às 10:30 (horário de Brasília), contra o Hertha Berlin, no estádio Signal Iduna Park, pela 9ª rodada da Bundesliga.

 

 

 

 

Deixar um comentário

Menu