Na tarde desta terça-feira, teremos o reencontro de dois semifinalistas da edição anterior da Champions League. Me refiro ao confronto entre Roma x Real Madrid, que se enfrentarão a partir das 18:00 (de Brasília), no estádio Olímpico de Roma. O duelo, válido pela 5ª rodada da primeira fase do torneio, vale nada mais nada menos do que a liderança do grupo G do torneio.
Roma
A Roma estava com a moral extremamente em alta até o último final de semana, afinal, os giallorossis estavam há exatas cinco partidas sem derrotas, acumulando três vitórias e dois empates naquele período. Entretanto, na rodada passada do Calcio, os romanistas sofreram um inesperado revés para a Udinese pelo placar mínimo, resultado que interrompeu a boa sequência dos pupilos de Eusebio Di Francesco até então.
Com isso, a Roma caiu para a 7ª posição na tabela do Calcio com 19 pontos, colecionando 5 vitórias, 4 empates e 4 derrotas em 13 partidas disputadas pelo campeonato, obtendo somente 48,7% de aproveitamento através desta campanha minimamente razoável. Em contrapartida, o desempenho da equipe da capital italiana é melhor na Champions League, visto que ela divide a liderança do grupo G do torneio, ao lado do Real Madrid, ambos com 9 pontos ganhos.
O departamento médico giallorossi vetou a presença do volante Daniele De Rossi e do meia Javier Pastore, em virtude de lesões.

Real Madrid
Do outro lado, o Real Madrid desembarca na capital da Bota com a confiança abalada, isso porque o conjunto madridista sofreu uma duríssima derrota por 3 a 0 para o modesto Eibar no último sábado. Este revés colocou um fim na boa sequência de quatro triunfos seguidos do treinador Santiago Solari à frente da equipe, lembrando que o técnico argentino assumiu o cargo antes ocupado por Julen Lopetegui, depois que os tricampeões europeus foram goleados pelo Barcelona por 5 a 1 no estádio Camp Nou.
Desta maneira, os merengues estacionaram no 6º posto da classificação da La Liga com 20 pontos, contabilizando 6 vitórias, 2 empates e o montante de cinco derrotas em 13 jogos realizados, atingindo a pífia marca de 51,3% de aproveitamento na competição.
Os jogadores Keylor Navas, Álvaro Odriozola, Nacho Fernández, Jesús Vallejo, Casemiro e Mariano Díaz, estão todos fora de combate em decorrência de suas respectivas contusões.

Dados Estatísticos
O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram 11 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Real Madrid que soma sete vitórias mediante três triunfos da Roma, ao passo que o empate prevaleceu em uma única oportunidade.
O encontro mais recente envolvendo os dois clubes, ocorreu em setembro deste ano no estádio Santiago Bernabéu, pela 1ª rodada da primeira fase da Champions League 2018/19. Na ocasião, o Real Madrid bateu a Roma por 3 a 0, com gols de Isco, Gareth Bale e Mariano Díaz.
Já o último duelo eliminatório entre eles, aconteceu nas oitavas de final da edição 2015/16 do torneio, e terminou com a classificação dos espanhóis, dado que eles venceram os italianos tanto no jogo de ida quanto no jogo de volta pelo mesmo placar, 2 a 0.
Vale ressaltar ainda, que a Roma ganhou apenas dois dos últimos 11 jogos frente adversários espanhóis (7 derrotas e 2 empates), enquanto o Real Madrid conquistou três vitórias nas suas três últimas três visitas à Itália.

Escalações
Roma (4-2-3-1): Olsen; Florenzi, Manolas, Fazio e Kolarov; Nzonzi e Cristante; Under, Pellegrini e El Shaarawy; Dzeko. Técnico: Eusebio Di Francesco.
Real Madrid (4-3-3): Courtois; Carvajal, Varane, Sergio Ramos e Marcelo; Modric, Kroos e Isco; Bale, Benzema e Asensio. Técnico: Santiago Solari.
Previsão
O confronto desta terça-feira entre Roma e Real Madrid, colocará frente a frente os dois oponentes mais fortes do grupo G da Champions League, não à toa, o vencedor deste embate provavelmente se classificará como líder do grupo, à medida que o perdedor se qualificará às oitavas de final como segundo colocado, a menos que aconteça uma reviravolta.
Embora a Roma tenha o privilégio de atuar em casa, ela terá uma tarefa dificílima pela frente, isso porque do outro lado estará o atual tricampeão europeu e maior campeão da Champions League na história. O único fator que favorecerá os giallorossis, é que os espanhóis estão passando por uma fase nada boa, algo que certamente servirá de combustível extra à equipe de Eusebio Di Francesco.
Já o Real Madrid, segue tentando recuperar a confiança, perdida nesta temporada por conta das saídas do treinador Zinedine Zidane e do craque Cristiano Ronaldo. A derrota para o Eibar por 3 a 0 no último sábado, demonstra que o futebol apresentado pelos madridistas é realmente preocupante, por esta razão, acho bastante improvável que o time de Santiago Solari volte da capital italiana com os três pontos na bagagem.
Palpite: Roma 2 x 1 Real Madrid.