O Ajax, de Erik ten Hag, continua encantando a Europa através de seu incrível futebol

O Ajax, única equipe com 100% de aproveitamento na fase de grupos da Champions League ao lado de Bayern e Liverpool, continua sendo a grande sensação do futebol europeu, apesar do menor poderio financeiro em relação aos demais postulantes ao título continental.

Não trate o futebol como um jogo, mas sim como uma diversão! É com exatamente através deste pensamento que o Ajax forma os seus jovens nas categorias de base, lembrando que o time de Amsterdam tornou-se especialista no assunto, tanto é, que segundo o Centro Internacional de Estudos do Esporte (CIES), os Godenzonens lideram o ranking dos clubes mais produtivos da Europa, tendo revelado o montante de 81 jogadores ativos em ligas europeias.

Pois é, mas seria um equívoco creditar todo o sucesso dos atuais campeões holandeses nos últimos anos somente ao trabalho realizado nas categorias inferiores. A verdade é que são diversos os elementos que fazem do Ajax, a grande sensação do futebol europeu neste período recente, a começar pelo treinador Erik ten Hag, certamente o principal responsável pelo excelente futebol praticado pela equipe.

Contratado pelo Ajax em dezembro de 2017 para suceder Marcel Keizer no comando técnico do time, Erik ten Hag realmente revolucionou a maneira da equipe jogar. A propósito, isso fica evidente através das palavras do jornalista holandês Pieter Zwart: “Ten Hag trouxe o Ajax para os tempos modernos. Há mais variação, menos dogma, mais produto final.”

Vale ressaltar, que umas das principais virtudes do Ajax, de Ten Hag, é a verticalidade. Não à toa, o time holandês atua com praticamente todos os jogadores posicionados no campo do oponente, quer dizer, dando sentido a ter uma posse de bola eficaz, afinal, do que adianta ficar a maior parte das partidas com a redonda nos pés, porém trocando passes na defesa?

Ademais, é importante salientar que ao longo destas quatro temporadas em Amsterdam, Erik ten Hag estabeleceu uma filosofia de jogo que se encaixa perfeitamente ao Ajax. Desde então, a política do clube passou a ser revelar atletas, contratar jovens promessas – como é o caso do brasileiro Antony -, e investir na vinda de jogadores experientes mas sem o devido valor reconhecido em seus times, tais quais podemos citar Dusan Tadic e Sebastien Haller.

Consequentemente, o bom futebol apresentado pelo Ajax sob a batuta de Erik ten Hag, aliada as novas práticas adotadas pela diretoria para gerir o clube, acabaram rendendo altas cifras aos Godenzonens. Por sinal, desde a dura derrota diante do Tottenham pelas semifinais da Champions League 2018/19, o conjunto holandês já faturou o montante de € 361 milhões com vendas de atletas, e investiu quase três vezes menos neste mesmo período (€ 141 milhões).

Por esta razão, tanto o CEO Edwin van der Sar, quanto o diretor de futebol Marc Overmars, ou seja, ídolos do time quatro vezes campeão europeu, também merecem aplausos pelo ótimo trabalho realizado. Em última análise, o sucesso caminhará ao lado do Ajax enquanto Ten Hag, Van der Sar e Overmars estiverem no clube, porém o preocupante é se a elite do futebol europeu descobrir que contratá-los seria mais lucrativo do que trazer qualquer outro atleta.

Deixar um comentário

Menu