Quem é o treinador alemão com idade inferior a 35 anos, enorme futuro pela frente, e que vem realizando um excelente trabalho na atual temporada? Se você pensou em Julian Nagelsmann não está errado, mas a resposta certa é Matthias Jaissle, a jovem revelação do RB Salzburg.
Quando Jesse Marsch deixou o RB Salzburg para assumir o comando técnico do RB Leipzig, uma enorme onda de preocupação tomou conta de Wals-Siezenheim, afinal, o treinador norte-americano realizou um ótimo trabalho à frente do time austríaco, haja vista as duas conquistas da Bundesliga e da Copa da Austría sob a sua gestão. Pois é, mas o que ninguém imaginava é que o novato Matthias Jaissle faria Marsch cair rapidamente no esquecimento dos Touros Vermelhos.
Com apenas 33 anos de idade, Matthias Jaissle aceitou o desafio de suceder Jesse Marsch no RB Salzburg, sendo este, o seu segundo trabalho em um clube profissional. Vale ressaltar, que Jaissle teve a carreira de jogador encerrada de maneira precoce, já que o ex-zagueiro do Hoffenheim pendurou as chuteiras aos 26 anos em função de graves lesões tanto no joelho quanto no tendão de Aquiles, lembrando que ele vestiu a camisa do Hoffe entre 2007 e 2014.
E por ser um apaixonado pelo futebol, Matthias Jaissle recebeu com empolgação o convite feito pelo seu técnico no Hoffenheim – e atualmente no Manchester United -, Ralf Rangnick, para realizar um curso de formação de treinadores elaborado pelo RB Leipzig. A partir daquele momento, Jaissle dava início a sua trajetória fora das quatro linhas.
Após completar o curso, Matthias Jaissle foi auxiliar de Sebastian Hoeness no time sub-16 do RB Leipzig, e em seguida, assumiu a direção da equipe sub-17. Posteriormente, com somente 29 anos de idade, Jaissle foi convidado para ser adjunto de Alexander Zorniger, no Brondby, da Dinamarca, até chegar ao FC Liefering, o seu primeiro clube profissional, em janeiro de 2021.
A goleada por 4 a 1 do RB Salzburg sobre o Hertha Wels, na estreia de Matthias Jaissle à frente dos Touros Vermelhos, já dava indícios de que o treinador alemão realizaria um ótimo trabalho no clube austríaco.
Há exatos 231 dias à frente do RB Salzburg, Matthias Jaissle coleciona 24 vitórias, 5 empates e três derrotas, em 32 jogos, registrando assim, uma incrível média de 2,41 pontos por partida. Ademais, é importante salientar que o jovem treinador alemão tornou-se o primeiro técnico a classificar o time austríaco à fase mata-mata da Champions League. Por sinal, o jogo de ida das oitavas-de-final contra o Bayern terminou empatado em 1 a 1 na Red Bull Arena.
Seguindo os passos do mentor Ralf Rangnick – o mesmo de Julian Nagelsmann -, Matthias Jaissle adota o estilo de jogo baseado no futebol de alta intensidade, rápidas transições, e o famoso gegenpressing – a pressão para retomar a bola o mais breve possível. Ou seja, características presentes no DNA das franquias da Red Bull, e tão utilizadas pelos treinadores lá formados, como são os casos de Marco Rose, Adi Hutter, Oliver Glasner, Bo Svensson e Frank Kramer.
Contudo, o embate de ontem (16) envolvendo RB Salzburg x Bayern, acabou promovendo o primeiro encontro entre os novatos treinadores alemães Matthias Jaissle e Julian Nagelsmann à beira de campo. E o empate em 1 a 1, provou que o já consagrado, Nagelsmann, não terá vida fácil para avançar de fase na Champions League, afinal, o promissor Jaissle está sedento para alçar vôos ainda mais altos nesta carreira que, certamente, terá um futuro brilhante pela frente.