Com meio caminho andado rumo à decisão da Champions League, o Liverpool ainda mira os títulos da Premier League e da FA Cup nesta reta final de temporada.
A estratégia utilizada pelo Villarreal para despachar Juventus e Bayern da Champions League, definitavamente não funcionou contra o Liverpool, já que os ingleses não encontraram dificuldades para derrotá-lo por 2 a 0 em Anfield, quer dizer, uma situação contrária a do Manchester City, que disputou uma semifinal frenética diante do Real Madrid, conforme você pode conferir no link abaixo: https://www.soccerblog.com.br/2022/04/27/vitoria-com-sabor-de-derrota/
De qualquer forma, a evolução dos comandados de Jurgen Klopp é notória nesta temporada. Não à toa, eles estão brigando em três frentes no momento, ou seja, pelos títulos da Champions League, Premier League e FA Cup – da qual são finalistas ao lado do Chelsea -, além de já terem erguido o caneco da Copa da Liga Inglesa – inédito na carreira do treinador alemão. Por sinal, isso explica porque os Reds renovaram o contrato de Klopp até junho de 2026.
Com a recente demissão de Sean Dyche, Jurgen Klopp passou a ser o técnico que está há mais tempo em um clube da Premier League, totalizando 6 anos e seis meses no cargo.
Vale ressaltar, que os Reds controlaram as ações durante toda a partida frente o Villarreal, não dando nenhuma trégua aos espanhóis, que ainda assim, conseguiram segurar o empate sem gols no primeiro tempo. Todavia, o Liverpool não se frustrou mesmo após finalizar uma dúzia de vezes, além de acertar a trave de Gerónimo Rulli em duas oportunidades na etapa inicial, e voltou pulsante para disputar os quarenta e cinco minutos finais do jogo.
Assim, logo aos 8 minutos do segundo tempo, o conjunto de Merseyside levou os mais de 50 mil torcedores presentes em Anfield ao êxtase através do gol marcado pelo capitão Jordan Henderson. Não satisfeito, o Liverpool seguiu atuando de forma ofensiva, empurrando o Villarreal contra as cordas e, consequentemente, apenas dois minutos depois Sadio Mané ampliou a vantagem ao receber um lindo passe de Mohamed Salah, selando o triunfo dos Reds por 2 a 0.
O gol diante do Villarreal foi o 20º de Sadio Mané na temporada 2021/22. O senegalês é o terceiro maior artilheiro do Liverpool no período, atrás de Mohamed Salah, com 30 tentos, e Diogo Jota, com 21.
Deste modo, o Liverpool encerrou o ciclo de três jogos seguidos em Anfield, somando três vitórias, oito gols marcados e nenhum sofrido. Aliás, esta foi a 55ª partida disputada pelos Reds na atual temporada, lembrando que somente o atacante Roberto Firmino segue afastado em virtude de lesões, o que comprova o excelente trabalho da equipe médica e de ciências esportivas do clube, bem como a inteligente política de rotação de atletas de Jurgen Klopp.
Além disso, o longevo trabalho de Jurgen Klopp junto a maioria de seus atletas, também é outro fator que colabora para o sucesso do Liverpool. Para se ter uma ideia, OITO jogadores que enfrentaram o Villarreal na tarde de ontem (27), estiveram em campo na decisão da Champions League em 2019, quando os Reds bateram o Tottenham por 2 a 0, o que significa que apenas Ibrahima Konaté, Thiago e Luis Díaz não estiveram em Madrid há três anos.
Portanto, a rica experiência adquirida por grande parte do plantel, aliada ao enorme desejo da minoria em erguer troféus, tornará a caminhada dos Reds rumo à sua terceira final de Champions League nos últimos cinco anos, e aos títulos tanto da Premier League quanto da FA Cup, bem menos tortuosa, afinal, a busca para alcançar o impossível continua sendo e sempre será a marca registrada deste lendário Liverpool, de Jurgen Klopp.