Tricampeonato holandês marca o fim da “era Ten Hag” no Ajax

O tricampeonato holandês determinou o fim da trajetória de Erik ten Hag à frente do Ajax, marcada por seis conquistas em um período de quatro anos e meio.

Pela terceira vez nos últimos quatro anos, o Ajax sagrou-se campeão holandês. Pois é, a equipe de Amsterdam, que adentrou a penúltima rodada da Eredivisie 2021/22 necessitando de uma simples vitória para dar a volta olímpica na Johan Cruyff Arena, fez muito mais do que isso ao golear o Heerenveen por 5 a 0, com gols de Nicolás Tagliafico, Steven Berghuis e Sébastien Haller, ainda no primeiro tempo, e de Brian Brobbey e Edson Álvarez, na etapa final.

Contudo, o tricampeonato sob a batuta de Erik ten Hag tem um sabor especial, afinal, trata-se do último do treinador holandês à frente do Ajax, já que ele será o novo comandante do Manchester United a partir da próxima temporada. Desde que assumiu o time da capital em dezembro de 2017, Ten Hag conquistou três títulos da Eredivisie, duas Copas da Holanda e uma Supercopa da Holanda, além de levá-lo às semifinais da Champions League 2018/19.

De qualquer forma, não são apenas os títulos que marcaram a excelente passagem de quatro anos e meio de Erik ten Hag por Amsterdam, tendo em vista que o treinador de 52 anos de idade reestabeleceu no Ajax, a antiga cultura baseada no “futebol total”, introduzida juntamente com uma mentalidade vencedora. Em outras palavras, ele resgatou a identidade do clube.

Consequentemente, o Ajax passou a ditar o ritmo dos jogos através de rápidas trocas de passes no campo adversário. Não à toa, os tricampeões holandeses registram uma média de 65% de posse de bola na atual edição da Eredivisie, sendo a equipe que lidera este quesito na competição, seguido do Feyernoord, que aparece somente com 57,8%.

Ademais, é importante salientar que uma das principais virtudes dos pupilos de Erik ten Hag é a enorme capacidade de converter oportunidades em gols. A propósito, isso explica porque o Ajax é dono do melhor ataque da Eredivisie 2021/22 com o montante de 96 tentos marcados, isto é, 2,9 por jogo. Além disso, os Godenzonens assinalam os maiores índices de xG combinado, ações na área rival, finalizações, e até escanteios por partida no campeonato.

Ainda assim, talvez mais impressionante seja a resistência defensiva do Ajax, de Erik ten Hag, que sofreu míseros 17 tentos nas 33 rodadas da Eredivisie 2021/22, quer dizer, QUINZE a menos em comparação ao time mais próximo, o Feyenoord, com 32. E não para por aí, visto que os Godenzonens não foram vazados em 22 destes compromissos, o que significa que eles não tiveram as redes balançadas em dois terços da competição.

Deste modo, este tricampeonato do Ajax ficará lembrado por simbolizar a “era Erik ten Hag” no clube de Amsterdam. Entretanto, a despedida oficial do futuro treinador do Manchester United ocorrerá no próximo domingo (15), contra o Vitesse, no GelreDome. Depois disso, os Godenzonens darão início ao planejamento visando a temporada 2022/23 que, muito provavelmente, terá o técnico do Brugge, Alfred Schreuder, ocupando o lugar de Ten Hag. A ver!

Deixar um comentário

Menu