Manchester City x Inter de Milão

Na tarde do próximo sábado (10), Manchester City e Inter de Milão decidirão qual deles encerrará a temporada 2022-23 erguendo a orelhuda no estádio Olímpico Ataturk, lembrando que a tão aguardada final da Champions League começa a partir das 16:00 (de Brasília).

Manchester City

O Manchester City desembarcou em Istambul com a confiança extremamente em alta, já que os atuais campeões da Premier League e da FA Cup estão a apenas um passo da histórica tríplice coroa e, de quebra, de se igualarem ao rival United, da temporada 1998-99, até hoje o único inglês detentor deste feito.
E embora a caminhada dos Citizens rumo à Istambul não tenha sido nada fácil, visto que antes de eliminar o poderoso Real Madrid nas semifinais, eles tiveram de superar o Bayern de Munique nas quartas-de-final, é importante destacar que os comandados de Pep Guardiola permanecem invictos na Champions League somando 7 vitórias e cinco empates em 12 jogos disputados, e são donos tanto do melhor ataque quanto da defesa menos vazada do torneio, colecionando 31 gols marcados e apenas cinco tentos sofridos.

Quando você chega em uma final de Champions League, você tem que comemorar. Uma final contra uma equipe italiana nem sempre é o melhor presente, honestamente. A Inter é competitiva, mas tivemos tempo para nos preparar mentalmente.

Pep Guardiola, treinador do Manchester City

Inter de Milão

Do outro lado, a Internazionale tem motivos de sobra para acreditar na conquista do tetracampeonato da Champions League, especialmente porque os nerazzurri venceram 11 dos últimos 12 compromissos válidos por todas as competições.
E embora terceiro colocados no Calcio a 18 pontos do campeão Napoli, os pupilos de Simone Inzaghi obtêm um excelente retrospecto em copas, tanto é, que eles se sagraram bicampeões da Copa e da Supercopa da Itália na atual temporada ao derrotarem os gigantes Juventus e Milan, respectivamente.
Aliás, o Milan também caiu diante da Internazionale nas semifinais da Champions League, em função da derrota por 2 a 0 no jogo de ida, e 1 a 0 no jogo de volta, nesta que acabou sendo a primeira eliminação dos rossoneri frente os nerazzurri na história do torneio continental.

Para nós era um sonho, mas sempre acreditamos nele. Tenho orgulho de estar aqui. Ninguém nos deu nada, merecemos tudo o que alcançamos. E agora o sonho de jogar a final tornou-se realidade. Tem sido um percurso extraordinário e vencer o Milan trouxe uma satisfação particular.

Simone Inzaghi, treinador da Inter de Milão

Dados estatísticos

Este será o primeiro embate entre Manchester City e Inter de Milão válido por competições organizadas pela Uefa.
Finalista da Champions League pela segunda vez na história, o Manchester City perdeu do Chelsea pelo placar mínimo na inédita decisão do torneio há dois anos. Por outro lado, a Inter de Milão corre em busca do quarto título europeu em sua sexta final, em decorrência das conquistas de 1964, 1965 e 2010, e dos vices de 1967 e 1972.
Curiosamente, a última final de Champions League disputada em Istambul – na temporada 2004-05 – também reuniu ingleses e italianos. Na ocasião, Liverpool e Milan protagonizaram uma épica decisão que ficou conhecida como “a batalha de Istambul”, e terminou com o triunfo dos Reds nas penalidades, apesar da desvantagem de três gols no primeiro tempo do jogo cujo placar foi de 3 a 3.

Escalações

Manchester City (3-2-4-1): Ederson; Walker, Rúben Dias e Akanji; Stones e Rodri; Bernardo Silva, Gundogan, De Bruyne e Grealish; Haaland. Técnico: Pep Guardiola.

Inter de Milão (3-5-2): Onana; Darmian, Acerbi e Bastoni; Dumfries, Barella, Mkhitaryan, Çalhanoglu e Dimarco; Lautaro Martínez e Dzeko. Técnico: Simone Inzaghi.

Previsão

Obviamente, o Manchester City é o grande favorito à vitória em Istambul, haja vista o excelente futebol praticado pelo time inglês ao longo da temporada. Inclusive, não é nenhum exagero afirmar que os Citizens alcançaram o ápice jogando no mais alto nível possível e, certamente, em sua melhor versão sob a batuta de Pep Guardiola. Não à toa, o site de estatísticas FiveThirtyEight, coloca o City com 75% de chances de ser campeão.
Em contrapartida, seria um enorme equívoco subestimar a Internazionale, a julgar pela última decisão de Champions League dos nerazzuri, quando eles eram considerados azarões contra o Bayern de Munique, mas regressaram de Madrid com o tricampeonato europeu na bagagem.
Por sinal, assim como há treze anos, a Inter de Milão tem a solidez defensiva como ponto forte, o que se subentende que a equipe italiana jogará fechada na defesa, explorando os contra-ataques e as bolas paradas, ao passo que o City controlará as ações em campo, de acordo com as suas características.
Portanto, considerando aspectos técnicos e táticos, a tendência é que o Manchester City passe a integrar o seleto roll dos campeões europeus.
Palpite: Manchester City 2 x 0 Inter de Milão

Deixar um comentário

Menu