O tenebroso final de temporada do Borussia Dortmund permanece vivo na memória dos torcedores auri-negros, afinal, nunca o clube do Ruhr esteve tão próximo de colocar um fim na hegemonia do Bayern de Munique na Bundesliga.
Pois é, aos que não se recordam, os comandados de Edin Terzic adentraram a última rodada da edição anterior da Bundesliga necessitando de uma simples vitória sobre o Mainz 05 para se sagrarem campeões. Entretanto, o empate em 2 a 2 no Signal Iduna Park, aliado ao triunfo do Bayern sobre o Colônia por 2 a 1 nos instantes finais da partida, resultaram no traumático vice-título do Borussia Dortmund.
E na tentativa de virar essa triste página de sua história, o Revierklub espera erguer a Meisterschale na próxima temporada e, de preferência, sem depender de um resultado na rodada final da Bundesliga. Por isso, os auri-negros já anunciaram a vinda de três ótimos reforços nesta janela de meio de ano, tratam-se de Ramy Bensebaini, Felix Nmecha e Marcel Sabtizer.
Ainda assim, vale ressaltar que as novas contratações do Borussia Dortmund chegam para suprir as lacunas deixadas por Raphael Guerreiro, Mahmoud Dahoud e Jude Bellingham, ou seja, três importantes peças que deixaram o clube alemão para defender as cores de Bayern, Brighton e Real Madrid, respectivamente.
De qualquer maneira, o principal nome apresentado pelos atuais vice-campeões alemães foi Marcel Sabtizer, que desembarcou no Vale do Ruhr por 18 milhões de euros. A experiência do jogador que acumula 71 partidas pela seleção austríaca e outras 147 pela Bundesliga, somando as suas passagens por RB Leipzig e Bayern de Munique, será fundamental para o Borussia Dortmund não decepcionar em momentos e jogos decisivos.
Na realidade, Marcel Sabtizer ocupará a vaga de Jude Bellingham por conta de suas características, isto é, um meio-campista que ajuda tanto na marcação quanto no apoio ao ataque, fazendo muito bem o chamado box-to-box. Soma-se a isso, o fato de que o jogador austríaco pode auxilar Emre Can na construção do jogo, dando maior qualidade na saída de bola da equipe.
Diferentemente do que ocorreu no Bayern, onde Marcel Sabtizer perdeu espaço em virtude da variedade de opções no meio-campo, no Borussia Dortmund a expectativa é que ele seja um dos titulares do setor ao lado de Emre Cam, que renovou o seu contrato até 2026, e do recém-contratado Felix Nmecha, o reforço mais caro contratado pelos auri-negros até aqui: 30 milhões de euros.
Embora com menos bagagem em relação a Marcel Sabtizer, Felix Nmecha foi um dos destaques do Wolfsburg na temporada passada ao marcar três gols e conceder seis assistências na Bundesliga. Consequentemente, o jovem atleta de 22 anos de idade foi convocado pela primeira vez para representar a seleção alemã, sendo uma das maiores promessas do país.
Por fim, a outra cara nova do Borussia Dortmund responde pelo nome de Ramy Bensebaini. Contratado sem custos junto ao Borussia Monchengladbach em função do término de seu contrato, o jogador argelino carrega consigo a bagagem de jogar na Bundesliga desde 2019, e de poder atuar como lateral ou zagueiro. Por sinal, certamente o lado esquerdo da defesa auri-negra estará mais fortalecido a partir de agora, o que será essencial ao time que sofreu o montante de 54 gols em 46 jogos na temporada 2022-23.
Nos últimos cinco anos, o Borussia Dortmund investiu mais de 250 milhões de euros em jogadores de outros clubes da Bundesliga. Doze das últimas 17 contratações vieram de rivais alemães.
Deste modo, o Borussia Dortmund está praticamente pronto para a disputa da temporada 2023-24, sobretudo porque a intenção primordial do clube era “enxugar” o numeroso plantel de Erdin Tezic nesta janela de transferências, algo bem sucedido com as dispensas de Nico Schulz e Anthony Modeste, além das vendas dos já citados Raphael Guerreiro, Mahmoud Dahoud e Jude Bellingham. A próposito, essa lista pode aumentar através das saídas dos negociáveis Thomas Meunier, Mateu Morey, Soumaila Coulibaly, Thorgan Hazard e Giovanni Reyna, o que abriria a possibilidade para a vinda de um lateral-direito – talvez, Josha Vagnoman.
Com isso, a dúvida que fica é a seguinte: esse plantel está apto para tirar o clube que menos se reforçou na Bundesliga da fila de onze anos sem vencer o título alemão? De acordo com a enorme pressão em torno do ex-jogador e atual diretor esportivo auri-negro, Sebastian Kehl, a resposta é não!
No entanto, isso não parece preocupar o Borussia Dortmund, a julgar que o assunto do momento no clube diz respeito a troca da faixa de capitão da equipe, lembrando que Emre Cam assumiu a braçadeira de Marco Reus, à medida que Gregor Kobel e Niklas Sule foram nomeados como segunda e terceira opções, quer dizer, escolhas que não agradaram em nada o zagueiro Mats Hummels que, conforme essas definições, deverá ter ainda menos oportunidades em campo.
Seja como for, apesar da tímida participação do Borussia Dortmund no mercado de transferências, não é certo desconsiderar as mínimas chances de título da equipe que foi derrotada apenas uma vez, e contabilizou 43 dos 54 pontos disputados pela Bundesliga em 2023.