Podemos considerar a 27ª rodada da Primeira Liga (campeonato português), como a grande final da competição, afinal, os tradicionais rivais Benfica e Porto decidirão quem ficará mais próximo do título da liga. O maior clássico do futebol português terá inicio a partir das 16:30 (horário de Brasília), e será realizado no estádio da Luz, em Lisboa.
Líder isolado da Primeira Liga com 64 pontos, o Benfica coleciona 20 vitórias, 4 empates e 2 derrotas, permanecendo assim um ponto à frente do segundo colocado, Porto. Depois de serem eliminados pelo Borussia Dortmund (placar agregado de 4 a 1) nas oitavas de finais da Champions League, os pupilos de Rui Vitória estão 100% voltados a conquista do tetracampeonato português, e sabem que uma vitória no clássico de logo mais, os deixaria com quatro pontos de vantagem em relação ao seu maior rival, portanto, bastante próximos do título. Na rodada passada, o frustrante empate das águias (apelido do Benfica) por 0 a 0 diante do Paços Ferreira, preocupou boa parte da torcida benfiquista, que por conta disso, esgotou todos os ingressos para o clássico no estádio da Luz com a esperança de empurrar sua equipe rumo a vitória. O departamento médico do Benfica, vetou a participação dos atletas Filipe Augusto e Alejandro Grimaldo por decorrência de lesões.

Enquanto isso, o Porto desembarca na capital lusitana com a confiança em baixa após o decepcionante empate frente o Vitória Setúbal na rodada anterior, em pleno estádio do Dragão por 1 a 1, perdendo a oportunidade de assumir a liderança do campeonato. A campanha do Porto é boa até aqui, pois os dragões (apelido do Porto) contabilizam 63 pontos, obtendo o total de 19 vitórias, 6 empates e somente 1 derrota em 26 jogos realizados pela competição. Curiosamente, o Porto também foi eliminado da Champions League na fase de oitavas de final, ao perder os dois confrontos contra a Juventus pelo mesmo placar, 1 a 0. Vale ressaltar ainda, que os comandados de Nuno Espírito Santo são donos tanto do melhor ataque (58 gols marcados) quanto da melhor defesa do torneio (12 gols), e o que separa o conjunto portista do líder Benfica, é apenas uma vitória. A boa notícia para os torcedores do Porto, é que a equipe terá todos os jogadores aptos para atuar no clássico de daqui a pouco.

O registro histórico do maior clássico lusitano aponta que ambas equipes já se enfrentaram 235 vezes na história, e a vantagem é do Porto que soma 91 vitórias contra 86 triunfos do Benfica, enquanto o empate prevaleceu em 58 oportunidades. O encontro mais recente entre os dois times, ocorreu em novembro do ano passado, no estádio do Dragão, e na ocasião, o empate por 1 a 1 determinou o resultado final do duelo válido pela 10ª rodada da atual edição da Primeira Liga. Tradicionalmente, o Porto é um rival extremamente indigesto ao Benfica, tanto é, que o último triunfo das águias sobre os dragões aconteceu em 2014, quando o clube da capital bateu os portistas por 2 a 0 fora de seus domínios, com destaque aos dois gols do brasileiro Lima. De lá para cá, foram realizados quatro embates, sendo que destes, o Porto obteve duas vitórias e dois empates. O desempenho do Benfica em casa é ótimo, pois no estádio da Luz, o time de Rui Vitória venceu 11 dos últimos 12 jogos. No entanto, a equipe de Nuno Espírito Santo permanece invicta no campeonato há exatos 23 compromissos.

Benfica (4-4-1-1): Ederson; Nélson Semedo, Luisão, Lindelof e Eliseu; Salvio, Pizzi, Fejsa e Zivkovic; Jonas; Mitroglou. Técnico: Rui Vitória.
Porto (4-4-2): Casillas; Maxi Pereira, Felipe, Marcano e Alex Telles; Corona, Óliver Torres, Danilo Pereira e Brahimi; Tiquinho Soares e André Silva. Técnico: Nuno Espírito Santo.
O clássico entre Benfica e Porto é sempre repleto de muita emoção, afinal, uma enorme rivalidade envolve as duas maiores equipes de Portugal. Podemos afirmar que essa rixa abrange até mesmo o aspecto político já que as cidades de Lisboa e Porto definitivamente brigam pela hegemonia econômica portuguesa. Dentro de campo, estarão dois times extremamente nivelados, tanto é, que um ponto separa os rivais na tabela, por isso, os números de ambos são realmente muito similares. O Benfica leva uma pequena vantagem pois jogará em casa diante de sua torcida, e por essa única razão, posso considerá-lo o favorito, porém o visitante Porto, ultimamente é o adversário que tem dado mais trabalho a equipe da capital. Acredito em um clássico bastante disputado, com jogadas duras, ríspidas e com muita marcação, portanto, as jogadas individuais e as bolas paradas poderão ser determinantes para decidir o embate. Além disso, tecnicamente os dois times são parecidíssimos, o que deixa o confronto ainda mais equilibrado. Levando em consideração todas essas informações, creio que o resultado do jogo será mesmo o empate, o que deixará o campeonato em aberto nas últimas sete rodadas.