Na tarde desta segunda-feira, teremos o fechamento da 30ª rodada da Serie A (campeonato italiano), e o tradicionalíssimo duelo entre Internazionale x Sampdoria encerrará a jornada com chave de ouro. O confronto terá inicio a partir das 15:45 (horário de Brasília) no estádio Giuseppe Meazza, em Milão.
Depois da excelente vitória da Atalanta sobre o Genoa por 5 a 0, a Internazionale caiu para a 6ª posição na tabela da Serie A, por isso, a vitória no duelo desta tarde diante da Sampdoria, é mais do que obrigatória aos comandados de Stefano Pioli. Não posso deixar de destacar a ótima fase vivida pelos nerazzurris (apelido da Internazionale), afinal, a equipe de Milão conquistou onze vitórias, um empate e perdeu somente duas partidas nos últimos 14 compromissos pela liga italiana, e caso não tivesse começado tão mal a temporada, quando o comandante ainda era o holandês Frank de Boer, a briga da Inter seria no mínimo pela vice-liderança do campeonato. No momento, a Internazionale contabiliza 55 pontos no Calcio, obtendo o total de 17 vitórias, 4 empates e 8 derrotas, permanecendo três pontos atrás da Atalanta (58 pontos), ou seja, um triunfo deixaria os nerazzurris novamente na 5ª posição da classificação. A boa notícia aos torcedores da Inter, é que todos os atletas estão aptos para entrar em campo no embate de logo mais.

Do outro lado, a Sampdoria segue sua incessante luta para permanecer entre os dez primeiros colocados do Calcio, e o objetivo dos pupilos de Marco Giampaolo vem sendo cumprido até aqui, pois mesmo com todos os jogos da 30ª rodada já completados, a Samp permanece na 10ª posição com 41 pontos, colecionando 11 vitórias, 8 empates e 10 derrotas na competição. Na rodada passada, a Sampdoria perdeu em casa para a líder do campeonato, Juventus, por 1 a 0, porém o retrospecto recente da Samp é excelente, porque antes de sofrer este revés, a equipe de Gênova estava invicta há sete jogos, computando cinco vitórias e dois empates neste período. Outro fator que pode colaborar com o time de Marco Giampaolo, é o fato dele jogar sem pressão, já que a Sampdoria não corre mais riscos de rebaixamento e tem chances meramente remotas de conseguir se classificar para a próxima Europa League. O departamento médico da Samp vetou a participação do atacante Luís Muriel por decorrência de uma lesão muscular na coxa direita.

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes já se enfrentaram 127 vezes na história e a vantagem é da Internazionale que soma 67 vitórias contra 21 triunfos da Sampdoria, enquanto o empate prevaleceu em 39 oportunidades. O encontro mais recente entre os dois times, ocorreu em outubro do ano passado, e na ocasião, a Sampdoria levou a melhor, batendo a Internazionale por 1 a 0, graças ao gol do matador Fabio Quagliarella, em partida válida pela 11ª rodada da atual edição da Serie A. No entanto, a Inter está invicta diante da Samp no estádio Giuseppe Meazza há exatos 16 jogos (10 vitórias e 6 empates), para se ter ideia, a última vitória da Sampdoria em Milão, foi na temporada 1996/97 (dezembro de 1996), quando os genoveses venceram por 4 a 3. Vale ressaltar também, que a Inter venceu nove dos últimos dez jogos atuando diante de sua torcida.

Internazionale (3-4-2-1): Handanovic; Ansaldi, Medel e Miranda; Candreva, Kondogbia, Gagliardini e D’Ambrosio; Perisic e Banega; Icardi. Técnico: Stefano Pioli.
Sampdoria (4-3-1-2): Viviano; Sala, Skriniar, Silvestre e Regini; Barreto, Torreira e Praet; Bruno Fernandes; Quagliarella e Schick. Técnico: Marco Giampaolo.
A força da Internazionale quando atua no estádio Giuseppe Meazza, a coloca como franca favorita diante de qualquer adversário, tanto é, que a Atalanta, última equipe a desafiar os nerazzurris em Milão, sofreu uma drástica goleada por 7 a 1, portanto, posso afirmar com total convicção, que a Sampdoria encontrará muitas dificuldades no duelo de daqui a pouco. A performance da Inter melhorou bastante um pouco antes do inicio do segundo turno da competição, e isso graças a chegada do novo treinador Stefano Pioli, que foi capaz de pegar uma equipe extremamente desorganizada, e colocá-la nos trilhos. Enquanto isso, a Sampdoria faz uma campanha até além de suas expectativas, e terminar o Calcio entre os dez primeiros colocados, com certeza garantirá a permanência do técnico Marco Giampaolo no clube genovês, algo que os jogadores da Samp desejam muito. Curiosamente, a Sampdoria é um dos times que eu mais gosto de ver jogar, tudo porque é uma equipe que costuma atuar de forma ofensiva, pouco se importando se o jogo é dentro ou fora de casa, e até mesmo quem irá enfrentar. Analisando o elenco de ambos, é fácil notar que a Internazionale conta com jogadores muito mais técnicos e completos em relação a Sampdoria, e isso, aliado ao fator campo, me faz imaginar que a Inter sairá do gramado do Giuseppe Meazza com mais três pontos na tabela.