Restando pouco menos de um ano para o início da Copa do Mundo da Rússia, as seleções de Portugal e México terão a oportunidade de sentir o gostinho de disputar o Mundial de 2018 através da Copa das Confederações. A estreia destas duas tradicionais escolas do futebol, será ao meio-dia (horário de Brasília) deste domingo, e terá como palco a Kazan Arena.
Os atuais campeões europeus desembarcam em solo russo extremamente motivados para disputar a Copa das Confederações. Isso porque o momento vivido pela seleção de Portugal é excelente, afinal, desde a conquista da Eurocopa 2016, os comandados de Fernando Santos realizaram nove jogos, colecionando sete vitórias e duas derrotas neste período. Se analisarmos os triunfos dos portugueses, perceberemos que a equipe de Cristiano Ronaldo e companhia venceram modestas equipes como Ilhas Faroe, Gibraltar, Chipre e Andorra. As únicas derrotas aconteceram nos duelos diante da Suíça (2 x 0) na estreia das Eliminatórias, e para a Suécia (3 x 2) em um amistoso realizado no mês de março. Nas Eliminatórias europeias, Portugal ocupa a 2ª posição no grupo B com 15 pontos, três atrás da líder Suíça (18 pontos), e caso o torneio terminasse hoje, os portugueses estariam classificados apenas para a repescagem.
Enquanto isso, do outro lado estará o surpreendente México, que assim como Portugal, atravessa uma fase brilhante, basta analisarmos a tabela das Eliminatórias da Concacaf, aonde vemos o invicto México na liderança isolada com 14 pontos (4 vitórias e 2 empates). Desde a humilhante goleada sofrida para o Chile na Copa América Centenário (7 x 0), o conjunto mexicano teve um enorme progresso, tanto é, que das 13 partidas realizadas após esse vexame, o El Tri (apelido da seleção mexicana) obtém um recorde de 9 vitórias, 3 empates, enquanto a única derrota dos pupilos de Juan Carlos Osório ocorreu para a Croácia (2 x 1) em um amistoso disputado em maio. O período de férias será agitado e desgastante aos atletas mexicanos, digo isso porque a seleção asteca não participará apenas da Copa das Confederações neste período, terá pela frente ainda a Copa Ouro da Concacaf, que começa na primeira semana de julho. Mesmo assim, o técnico Juan Carlos Osório resolveu não poupar ninguém, convocou suas principais peças, visando justamente adaptar seu time ao ambiente da Copa do Mundo de 2018.
O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram 3 vezes na história, e a vantagem é dos portugueses que seguem invictos no duelo, somando duas vitórias e um empate. O último encontro entre Portugal e México, ocorreu em 2014 nos Estados Unidos, e na ocasião, o selecionado português venceu o jogo amistoso por 1 a 0, graças ao gol do zagueiro Bruno Alves nos 48 minutos da segunda etapa. Já o último embate entre eles válido por torneios oficiais, aconteceu na Copa do Mundo de 2006, disputada na Alemanha. Nesta oportunidade, os portugueses novamente levaram a melhor, batendo os mexicanos por 2 a 1 com gols de Maniche e Simão Sabrosa pelos lados de Portugal, e Kikin Fonseca para os lados do México, relembrando que as duas seleções estavam dividindo o grupo D do Mundial. No entanto, o México já ergueu o troféu da Copa das Confederações na edição de 1999 da competição, enquanto Portugal não tem nenhuma taça na bagagem. Curiosamente, Rafael Marquez estava em campo quando os mexicanos venceram a Copa das Confederações 1999, portanto, o capitão do time buscará o bicampeonato com a sua seleção.
Portugal (4-3-3): Rui Patrício; Cédric Soares, José Fonte, Pepe e Raphael Guerreiro; João Moutinho, William Carvalho e André Gomes; Quaresma, André Silva e Cristiano Ronaldo. Técnico: Fernando Santos.
México (4-2-3-1): Ochoa; Salcedo, Araújo, Héctor Moreno e Layún; Jonathan dos Santos e Herrera; Carlos Vela, Fabián e Giovani dos Santos; Chicharito Hernández. Técnico: Juan Carlos Osório.
Teremos logo de cara o confronto entre os dois favoritos do grupo A da Copa das Confederações, isso porque Rússia e Nova Zelândia, os demais oponentes da chave, serão meros coadjuvantes na competição. Por isso podemos considerar o duelo deste domingo como fundamental para decidir quem se classificará para as semifinais como líder do grupo. Na minha opinião, é muito divertido assistir partidas tanto dos portugueses quanto dos mexicanos, afinal, tratam-se de duas equipes bastante ofensivas, organizadas e que contam com jogadores bastante qualificados tecnicamente. A estreia de Portugal em torneios internacionais costuma ser dolorosa, basta recordarmos das Eliminatórias 2018, da Eurocopa 2016, da Copa do Mundo 2014, entre outros, porém é fato que o selecionado português cresce durante as competições, diferentemente do conjunto mexicano que sempre inicia de forma vislumbrante e vê seu desempenho cair no decorrer dos jogos. Por ser apenas o primeiro compromisso de ambos na Copa das Confederações, creio em um embate aberto, com as duas equipes buscando o gol a todo momento, e se arriscando demasiadamente. Acredito que o setor ofensivo de Portugal, composto pelo trio Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo e André Silva, é sem sombra de dúvidas um dos mais perigosos do mundo, desta maneira, o México encontrará uma enorme dificuldade para segurá-los. Levando em consideração todos estes aspectos, acredito que Portugal sairá da Kazan Arena computando três pontos na tabela.