Emoção, paixão e muita rivalidade, essas são palavras que podem definir resumidamente o que significa o Derby della Madonnina para os torcedores de Milan e Internazionale. E para a nossa alegria, na tarde desta quarta-feira, teremos mais uma edição do clássico da cidade de Milão, desta vez valendo uma vaga nas semifinais da Copa da Itália. O confronto terá inicio às 17:45 (horário de Brasília), no mítico estádio San Siro.
Notícias do Milan:
Depois do Milan investir mundos e fundos para reforçar o elenco na última janela de transferências europeia, foi criada uma enorme expectativa em torno do time, afinal, grandes jogadores foram contratados pelo conjunto milanista, como é o caso de Leonardo Bonucci, André Silva, Ricardo Rodríguez, Lucas Biglia entre outros. Entretanto, todo o esforço feito pela nova diretoria do clube não surtiu o efeito esperado, já que a campanha dos rossoneros até aqui é lastimável, pois a equipe ocupa apenas a 11ª posição na tabela do Calcio com 24 pontos, colecionando 7 vitórias, 3 empates e 8 derrotas no campeonato, obtendo assim, 44,4% de aproveitamento.
Com o péssimo desempenho do Milan, a diretoria resolveu demitir o treinador Vincenzo Montella para trazer um velho conhecido da torcida. Me refiro a Gennaro Gattuso, ex-volante do time na gloriosa década de 2000, que estava trabalhando como técnico nas categorias de base do clube. Todavia, a chegada de Gattuso não mudou em nada o futebol da equipe, visto que os rossoneros perderam seus últimos dois compromissos frente o Hellas Verona (3 x 0) e a Atalanta (2 x 0), respectivamente.
O lateral-direito Andrea Conte desfalcará o Milan devido a uma lesão. De resto, Rino Gattuso terá todos os atletas à sua disposição para disputar o Derby della Madonnina.

Notícias da Inter:
Do outro lado, a Internazionale iniciou sua trajetória no Calcio de maneira surpreendente, alcançando a incrível marca de doze vitórias e quatro empates nas 16 primeiras rodadas da competição, ou seja, a Inter passou 16 rodadas invictas no campeonato. Contudo, o castelo de areia do conjunto interista começou a desmoronar, já que os nerazzurris sofreram inusitadas derrotas para a Udinese (3 x 1) e para o Sassuolo (1 x 0), nos últimos dois jogos realizados.
Consequentemente, a Inter caiu do primeiro para o terceiro posto na tabela do Calcio, aonde permanece com 40 pontos ganhos, contabilizando 12 vitórias, 4 empates e 2 derrotas no torneio, atingindo 74,1% de aproveitamento através dessa campanha. Mesmo assim, os nerazzurris continuam firmes na luta pelo tão sonhado scudetto, juntamente com o líder Napoli (45 pontos) e com a vice-colocada Juventus (44 pontos).
Nas oitavas de final da Copa da Itália, a Internazionale suou a camisa para eliminar o modesto Pordenone, clube da terceira divisão italiana, em pleno estádio Giuseppe Meazza. Após um empate sem gols no tempo normal, os comandados de Luciano Spalletti conseguiram garantir a vaga nas quartas de final da competição somente na decisão por pênaltis, quando venceram por 5 a 4.
O departamento médico da Inter vetou a presença dos jogadores Danilo D’Ambrosio e Miranda por decorrência de lesões. Deste modo, ambos estão fora do Derby della Madoninna.

Dados Históricos:
O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes disputaram o Derby della Madoninna 193 vezes ao longo da história, e a vantagem é da Internazionale que soma 69 vitórias mediante 64 triunfos do Milan, à medida que o empate prevaleceu em outras 60 oportunidades.
Curiosamente, o primeiro jogo oficial envolvendo os times aconteceu em 1927, há 90 anos, e terminou com a vitória do Milan sobre a Inter por 3 a 2.
No entanto, o encontro mais recente entre os dois rivais de Milão, ocorreu em outubro, e na ocasião, a Inter bateu o Milan por 3 a 2, com três gols de Mauro Icardi para o lado dos nerazzurris, enquanto Suso e Giacomo Bonaventura descontaram a favor dos rossoneros, em partida válida pela 8ª rodada da atual edição do Calcio.
Vale ressaltar por último, que a Internazionale já ergueu sete vezes a taça de campeã da Copa da Itália, ao contrário do Milan que acumula cinco títulos na bagagem, lembrando que na temporada passada, tanto os rossoneros quanto os nerazzurris foram eliminados nas quartas de final do torneio.

Escalações:
Milan (4-3-3): Donnarumma; Abate, Bonucci, Romagnoli e Ricardo Rodríguez; Kessié, Lucas Biglia e Bonaventura; Susso, Cutrone e Fabio Borini. Técnico: Gennaro Gattuso.
Internazionale (4-2-3-1): Padelli; Nagatomo, Skriniar, Ranocchia e João Cancelo; Vecino e Gagliardini; Candreva, Borja Valero e Perisic; Icardi. Técnico: Luciano Spalletti.
Previsão:
As quartas de final da Copa da Itália não poderiam ter sido melhores, afinal, o Derby della Madonnina é sem sombra de dúvidas um dos clássicos de maior rivalidade no mundo, portanto, emoções não faltarão na tarde desta quarta-feira.
Como citei no inicio do post, a temporada do Milan é realmente drástica, e pode piorar ainda mais, tudo porque após a demissão do treinador Vincenzo Montella, a diretoria decidiu apostar suas fichas no inexperiente Gennaro Gattuso, e verdade seja dita, este não era o momento propício para realizar experiências, visto que os torcedores milanistas já sofreram um bocado com a tentativa de ex-ídolos comandarem a equipe, como ocorreu na época de Sinisa Mihajlovic, Clarence Seedorf e Filippo Inzaghi. Claramente Rino Gattuso foi contratado mais por conta do aspecto motivacional, uma vez que os jogadores do Milan demonstravam enorme apatia dentro de campo, porém só isso não será suficiente para o sucesso do time rossonero.
Enquanto isso, a Inter vive uma fase totalmente oposta de seu arquirrival, basta analisarmos a posição dos pupilos de Luciano Spalletti no Calcio. A propósito, o ex-comandante da Roma é o grande responsável pela boa campanha dos nerazzurris, pois foi ele que montou uma equipe extremamente competitiva, organizada defensiva e ofensivamente, composta por atletas que encaixaram como uma luva no seu esquema predileto, o 4-2-3-1. As duas derrotas sofridas nos últimos dois jogos colocaram um ponto final na invencibilidade do time, mas um novo triunfo no Derby della Madonnina resgatará novamente a confiança do conjunto interista.
Desta maneira, tudo nos leva a crer que a Internazionale sairá do San Siro com a vaga nas semifinais da Copa da Itália garantida.