Depois de longas 33 rodadas disputadas, enfim o torcedor do PSG pôde soltar o grito de campeão, que estava entalado em sua garganta desde a temporada passada. Com mais essa conquista na bagagem, o Paris Saint-Germain chega a seu sétimo título nacional ao longo da história, sendo o quinto na atual década.
O cenário para a comemorar o título da Ligue 1 não poderia ser melhor ao Paris Saint-Germain, tudo porque bastava uma simples vitória sobre o vice-líder Monaco, no estádio Parque dos Príncipes, para que os comandados de Unai Emery colocassem a faixa de campeão no peito. Mesmo sem contar com a presença de algumas de suas principais peças, dentre elas o craque Neymar, o PSG não teve dificuldades para derrotar o time do principado, tanto é, que os parisienses atropelaram os monegascos, vencendo a partida por 7 a 1, com gols de Ángel Di María (2 gols), Giovani Lo Celso (2 gols), Edinson Cavani, Julian Draxler e Falcão García (gol contra).
Líder isolado da Ligue 1 com 87 pontos, o PSG contabiliza 28 vitórias, 3 empates e duas derrotas em 33 jogos realizados, atingindo a incrível marca de 87,9% de aproveitamento na competição através desta campanha. Além disso, o time marcou o montante de 103 gols e sofreu apenas 23 tentos, permanecendo tanto com o melhor ataque quanto com a melhor defesa da liga. E não para por aí, outra façanha alcançada pelo Paris Saint-Germain foi que a equipe não perdeu nenhuma das dezessete partidas disputadas diante de sua torcida no estádio Parque dos Príncipes durante o torneio, mantendo-se invicto até aqui em seus domínios.

Apesar desta trajetória fantástica na Ligue 1, além da conquista da Copa da Liga Francesa também sobre o Monaco, a diretoria do clube parisiense já definiu que o treinador Unai Emery não continuará no comando da equipe. O nome de seu sucessor ainda não foi definido, mas ao que tudo indica o alemão Thomas Tuchel, ex-técnico do Borussia Dortmund, é um dos favoritos a ocupar o cargo. O principal motivo da saída do comandante espanhol após o término da temporada, foi a precoce eliminação do PSG nas oitavas de final da Champions League, visto que o time da capital francesa investiu mundos e fundos para erguer a orelhuda. Aliás, as desclassificações para o Barcelona na edição passada do torneio, e para o Real Madrid na atual, até hoje não foram bem digeridas pelos torcedores, que consideram Unai Emery como o grande responsável por estes vexames.
Como citei anteriormente, esta foi a sétima vez que o PSG conquistou a liga francesa, juntando-se ao Lyon que também coleciona sete títulos. Entretanto, o Saint-Étienne segue no topo da lista de campeões nacionais com dez troféus no currículo, seguido do Olympique Marseille (9), do Monaco (8) e do Nantes (8). Agora a meta dos parisienses é ganhar a Copa da França, desta maneira o esquadrão de Unai Emery encerraria a temporada com chave de ouro, conquistando todas as competições de âmbito nacional, ou seja, o campeonato, a copa e a copa da liga. O próximo compromisso do Paris Saint-Germain é contra o Caen, justamente pelas semifinais do torneio, e quem avançar à final encontrará o vencedor do confronto entre Chambly e Les Herbiers, ambos da terceira divisão. Por essas e outras é correto afirmar que o PSG está com as duas mãos na taça da Copa da França.