Os paradigmas de Rafa Benítez

O futebol vive em constante evolução, isso porque ele é cada dia mais estudado e analisado por profissionais que buscam inová-lo através de novas táticas e conceitos de jogo. A Copa do Mundo de 2018 nos mostrou que a filosofia do momento é saber jogar sem a bola nos pés, tanto é, que a França conquistou o bicampeonato mundial registrando apenas 49,8% de média posse de bola, considerando as sete partidas disputadas pelos franceses no torneio.

Este estilo de jogo é utilizado frequentemente por equipes de menor expressão, quando estas enfrentam clubes de maior porte. O Leicester de Claudio Ranieri, campeão inglês na temporada 2015/16, é um belo exemplo disso. Na época, armado no 4-4-2, os Foxes literalmente entregavam a bola aos seus adversários, se fechavam em seu campo de defesa, e assim que recuperavam a redonda, armavam contra-ataques mortais através dos velozes Riyad Mahrez, Shinji Okasaki e Jamie Vardy.

Obviamente, para um time atuar desta maneira são exigidas horas de treinamentos, muita organização, além de uma rigorosa disciplina tática, portanto, os treinadores necessitam de tempo para que os frutos sejam colhidos. Acontece que as palavras tempo e futebol não existem na mesma frase, pois as competições estão cada vez mais equilibradas, obrigando os clubes a conquistarem resultados positivos a cada partida. O treinador Rafa Benítez, do Newcastle, vive esse drama na pele, não por acaso, o técnico espanhol já está na corda bamba, lembrando que foram disputadas somente três rodadas da Premier League.

As partidas realizadas pelos Magpies na Premier League, foram contra Tottenham, Cardiff e Chelsea, respectivamente. Nos jogos frente os clubes londrinos, os comandados de Rafa Benítez sofreram derrotas pelo mesmo placar, 2 a 1. Já no duelo diante do recém-promovido Cardiff, um empate sem gols no País de Gales, garantiu o único pontinho do conjunto de St. James’ Park na liga inglesa até o momento. Entretanto, não são os resultados que incomodam os torcedores do Newcastle, mas sim, o futebol extremamente defensivo jogado pelo time neste início de temporada.

Para se ter uma ideia, o Newcastle obteve menor índice de posse de bola em relação ao seus adversários, em todos os jogos disputados até aqui, inclusive no confronto contra o Cardiff, equipe que retornou à primeira divisão nesta temporada. Vale ressaltar, que a expulsão do volante Isaac Hayden aos 21 minutos da segunda etapa, obrigou Rafa Benítez a fechar totalmente o time, visto que os galeses contavam com um jogador a mais em campo. No final das contas, o empate fora de sem domínios com um homem a menos, foi comemorado pelos Magpies.

No entanto, no jogo de ontem (domingo) contra o Chelsea, o Newcastle realmente surpreendeu os seus torcedores ao registrar a incrível marca de 18% de posse de bola mediante 82% dos Blues, isso em pleno St. James’ Park. Todos nós sabemos que o Chelsea é superior ao Newcastle, porém não existe uma justificativa plausível que nos faça entender porque a equipe de Rafa Benítez atuou no 5-4-1, abrindo mão de jogar para apenas se defender durante os noventa minutos do embate.

Por este motivo, uma chuva de questionamentos estão sendo feitas pela mídia inglesa em relação ao estilo de jogo utilizado por Rafa Benítez. Um dos principais críticos do treinador espanhol é o especialista Jamie Redknapp, do Sky Sports, que afirmou que o Newcastle deveria sentir-se envergonhado por jogar com uma defesa de cinco homens diante de seus próprios torcedores. Segundo ele, é normal se defender atuando fora de casa, porém jogar assim no St. James’ Park é algo inadmissível.

Depois de manter o Newcastle na divisão de elite do futebol inglês na temporada passada, o objetivo estipulado pela diretoria do clube ao técnico Rafa Benítez, é terminar a Premier League na metade da tabela. No momento, os Magpies ocupam a 16ª posição na classificação com 1 ponto em três jogos, obtendo 11,1% de aproveitamento através desta campanha. Para piorar ainda mais a situação, o próximo adversário da equipe será nada mais nada menos do que o Manchester City no Etihad Stadium.

A resposta dada por Rafa Benitez para todas as críticas, é que o Newcastle é um clube que luta para permanecer na primeira divisão, ao contrário de Real Madrid e Napoli, times dirigidos por ele anteriormente, e que tinham um estilo de jogo mais ofensivo. Certamente, o treinador armará a sua equipe novamente no 5-4-1 contra os atuais campeões ingleses. Só nos resta saber, se essa retranca terá força suficiente para mantê-lo no comando dos Magpies durante a toda temporada.

 

 

 

 

 

Deixar um comentário

Menu