E agora, Cristiano?

O regresso de Cristiano Ronaldo à Madrid foi um verdadeiro pesadelo ao craque português, isso porque a Juventus não conseguiu evitar a derrota por 2 a 0 para o Atlético Madrid no estádio Metropolitano, pelas oitavas de final da Champions League. Agora, a Juve terá pela frente a dificílima tarefa de vencer os espanhóis por três gols de diferença em Turim, para continuar viva no torneio.

Detentor de cinco taças da Champions League ao longo de sua gloriosa carreira, sendo quatro pelo Real Madrid e uma pelo Manchester United, Cristiano Ronaldo virou sinônimo de sucesso no torneio continental, não à toa, o craque recebeu o apelido de “Rei da Champions” pela mídia europeia. E foi exatamente por este motivo, que a Juventus decidiu investir mundos e fundos para contratar o camisa 7 junto ao Real Madrid, lembrando que a Vecchia Signora não ergue a orelhuda desde 1996, ou seja, um tabu que está prestes a completar 23 anos.

Acontece, que a caminhada de Cristiano Ronaldo com a camisa da Juventus pela Champions League não começou nada bem, afinal, logo em sua estreia defendendo as cores da Juve pelo torneio, o português foi expulso. Este trágico fato ocorreu quando os bianconeros enfrentaram o Valencia no estádio Mestalla, em partida válida pela 1ª rodada da fase de grupos da competição. Na ocasião, o árbitro Félix Brych, expulsou CR7 aos 29 minutos do primeiro tempo, alegando uma suposta agressão do craque no zagueiro colombiano Jeison Murillo. Entretanto, mesmo com um homem a menos, os heptacampeões italianos saíram de campo com os três pontos, pois venceram o duelo por 2 a 0.

Aos prantos, assim Cristiano Ronaldo deixou o gramado do Mestalla em sua estreia na Champions League pela Juventus.
Cristiano Ronaldo deixou o gramado do Mestalla aos prantos, em sua estreia na Champions League pela Juventus.

Situada no grupo H da Champions League ao lado de Manchester United, Valencia e Young Boys, a Juventus não teve dificuldades para garantir a sua classificação às oitavas de final do torneio. No entanto, o desempenho da Juve foi bastante abaixo das expectativas, visto que nas seis partidas disputadas naquela etapa da competição, a equipe italiana colecionou quatro vitórias e dois empates, obtendo 66,7% de aproveitamento através desta campanha, uma situação bem diferente em relação ao Calcio, aonde os bianconeros lideram isoladamente a tabela do campeonato com treze pontos de vantagem frente o vice-colocado, Napoli, registrando 91,7% de aproveitamento.

Outro dado curioso, é o baixo número de gols marcados pela Juventus até aqui pela Champions League. Para se ter uma ideia, a Vecchia Signora balançou as redes adversárias apenas nove vezes em sete partidas realizadas pelo torneio europeu, e por incrível que pareça, Cristiano Ronaldo marcou somente um gol na competição, foi na derrota da Juve diante do Manchester United por 2 a 1, em Turim. Por incrível que pareça, o artilheiro dos bianconeros na Champions League é Paulo Dybala com cinco tentos marcados, à medida que Cristiano Ronaldo lidera a artilharia do Calcio com 19 gols.

Cristiano Ronaldo, o maior artilheiro da história da Champions League com 122 gols marcados até hoje pelo torneio, deixou a sua marca apenas uma vez na atual edição da competição.
Cristiano Ronaldo, o maior artilheiro da história da Champions League com 122 gols marcados até hoje pelo torneio, deixou a sua marca apenas uma vez na atual edição da competição.

Depois de classificar-se na liderança do grupo H da Champions League, a Juve teve a infelicidade de pegar o Atlético Madrid nas oitavas de final da competição, infelicidade porque enfrentar o time de Diego Simeone é uma tarefa bastante árdua, haja vista a atmosfera que os torcedores criam no estádio Metropolitano. Vale ressaltar, que a equipe madrilenha é uma velha conhecida de Cristiano Ronaldo, que além de ter marcado 22 gols nas 31 vezes que duelou contra ela vestindo a camisa do Real Madrid, venceu duas decisões de Champions League justamente diante dos colchoneros.

Contudo, todo este histórico favorável não foi suficiente para Cristiano Ronaldo evitar o revés da Juventus para o Atlético Madrid na capital espanhola por 2 a 0. Através das estatísticas, notamos que o craque português realizou uma boa partida, tanto é, que ele finalizou seis vezes ao gol adversário, das quais uma foram no alvo e cinco fora. Além disso, CR7 acertou 39 de 41 passes dados durante o jogo (95% de aproveitamento), venceu 15 e perdeu 13 duelos individuais, deu duas assistências, fez uma falta e sofreu três nos noventa minutos do confronto.

Desde 2010, quando o Real Madrid caiu diante do Lyon, Cristiano Ronaldo não é eliminado na fase de oitavas de final da Champions League, sendo que de lá para cá, ele sempre chegou nas semifinais do torneio. Para manter a escrita e seguir sonhando em conquistar a sua sexta orelhuda, a terceira por um clube diferente, CR7 precisará fazer das tripas coração no jogo de volta, dia 12 do próximo mês, em Turim. Como citei anteriormente, a Juventus terá a obrigação de vencer por três gols de diferença para classificar-se diretamente às quartas de final. Caso o time italiano ganhe por 2 a 0, a decisão da vaga será na prorrogação, e persistindo, irá aos pênaltis. Todavia, se o Atlético Madrid marcar um gol, a Juve necessitará de quatro tentos para seguir na competição. Difícil, mas pra quem tem Cristiano Ronaldo, não é impossível!

 

Deixar um comentário

Menu