A retomada madridista

“O bom filho a casa torna”, quantas vezes já não ouvimos este provérbio ao longo de nossa vida? Pois é, ele novamente veio à tona depois que Zinedine Zidane regressou ao Santiago Bernabéu, visando recolocar o Real Madrid no caminho das vitórias.

Após a sucessão de lambanças cometidas pela diretoria nesta temporada, em especial pelo presidente Florentino Pérez, enfim o Real Madrid tem motivos para vislumbrar um futuro próspero, isso porque o ídolo merengue, Zinedine Zidane, voltou ao Santiago Bernabéu, dez meses depois de sua saída do clube. Naquela ocasião, Zizou deixou o comando técnico do time alegando que o conjunto madridista precisava passar por uma renovação, pois ele entendia que elenco tricampeão europeu estava bastante envelhecido, logo, não teria mais como alcançar os objetivos propostos. Em outras palavras, o treinador francês insinuava que daquela laranja não se extrairia mais nem uma gota de caldo.

Depois de quebrar a cara ao ver Julen Lopetegui e Santiago Solari totalmente perdidos à frente do time, Florentino Pérez enfim consertou a bobagem feita, recontratando Zinedine Zidane. Entretanto, a teimosia do presidente custou muito caro ao Real Madrid, que foi eliminado precocemente nas oitavas de final da Champions League, sucumbiu diante do Barcelona nas semifinais da Copa do Rei ao ser derrotado por 3 a 0 em pleno estádio Santiago Bernabéu, enquanto na La Liga, os Blancos ocupam apenas a terceira posição na tabela, permanecendo a 12 pontos de distância do Barça, líder isolado da competição.

Com contrato válido até 2022, Zinedine Zidane promete grandes mudanças no elenco do Real Madrid
Com contrato válido até 2022, Zinedine Zidane promete realizar grandes mudanças no elenco do Real Madrid.

A primeira passagem de Zinedine Zidane no Real Madrid, que ocorreu no período de 2016 a 2018, foi composta por momentos extremamente gloriosos, afinal, ele conduziu a equipe madrilenha ao inédito tricampeonato europeu. E não para por aí, dado que o treinador francês também faturou dois Torneios Mundiais de Clubes da FIFA, duas Supercopas da Europa, um Campeonato Espanhol e uma Supercopa da Espanha, lembrando que este foi o primeiro trabalho de Zizou profissionalmente fora das quatro linhas.

Já a segunda passagem do treinador francês no comando do time da capital espanhola começou da melhor maneira possível, visto que os merengues derrotaram o Celta por 2 a 0 no estádio Santiago Bernabéu, e detalhe, com gols de Isco e Gareth Bale, dois jogadores que figuravam entre os reservas na época em que o Real Madrid era dirigido pelo ex-técnico Santiago Solari. Vale ressaltar ainda, que as entradas de Keylor Navas e Marcelo, nos lugares de Thibaut Courtois e Sergio Reguilón, respectivamente, também foram mudanças promovidas por Zinedine Zidane em sua reestreia pela equipe madrilenha.

Autor do primeiro gol do Real Madrid, na vitória sobre o Celta, o meia Isco não atuava entre os titulares do time desde janeiro.
Autor do primeiro gol do Real Madrid, na vitória dos merengues sobre o Celta, o meia Isco não iniciava uma partida entre os titulares da equipe madrilenha desde janeiro.

Como restam apenas dez partidas para o término da La Liga, e a distância do Real Madrid para o líder Barcelona é de 12 pontos, fica evidente que os madridistas somente cumprirão tabela no restante do campeonato. Contudo, o planejamento visando a conquista de títulos na próxima temporada já começou pelos lados do Santiago Bernabéu, obviamente, todo orquestrado por Zinedine Zidane. Aliás, o técnico tricampeão da Champions League encaminhou uma extensa lista de reforços ao presidente Florentino Pérez, que por sua vez, precisará abrir os cofres do clube para atender aos pedidos de Zizou.

A intenção de Zinedine Zidane é reformular totalmente o time do Real Madrid, isto é, montar outra equipe capaz de entrar novamente para a história. Deste modo, na lista fornecida pelo treinador aparecem nomes como os de Kylian Mbappé, do PSG, Paul Pogba, do Manchester United, Eden Hazard, do Chelsea, Sadio Mané, do Liverpool, e Lucas Hernández, do Atlético Madrid. A propósito, estes são jogadores que encabeçam a lista de Zizou, ao passo que existem outras opções no caso de alguma destas negociações não evoluírem, o que pode ocorrer, haja vista o peso e valores dos craques a pouco mencionados.

Por outro lado, alguns jogadores irão se despedir do Santiago Bernabéu, até porque como citei anteriormente, o elenco madridista precisa ser reformulado. Desta maneira, são enormes as chances de Keylor Navas, Raphael Varane, Marcelo, Toni Kroos, Luka Modric, Karim Benzema, Mariano Díaz e Gareth Bale deixarem o clube após o término da La Liga, inclusive, Zinedine Zidane utilizará as dez rodadas finais da competição, justamente para tirar as suas últimas conclusões em relação ao plantel do time. Diante deste cenário, fica evidente que grandes mudanças ocorrerão no Real Madrid, que promete vir repleto de novidades na próxima temporada.

 

Deixar um comentário

Menu