Fenerbahce x Galatasaray

A Turquia vai parar na tarde deste domingo, afinal, os eternos rivais Fenerbahce e Galatasaray estarão frente a frente pela primeira vez em 2019. O Dérbi Intercontinental começa a partir das 13:00 (de Brasília), no estádio Sukru Saracoglu.

Fenerbahce

O Fenerbahce vem realizando uma campanha bastante abaixo das expectativas até aqui na Super Lig, tanto é, que a equipe segue a apenas cinco pontos de distância da temível zona de rebaixamento da competição. Aliás, a partida da rodada passada diante do Ankaragucu, pode servir perfeitamente como exemplo para demonstrar as dificuldades encontradas pelos Canários Amarelos ao longo da temporada, visto que eles precisaram suar a camisa para arrancar um empate em 1 a 1 contra o 14º colocado do campeonato.
Desta maneira, os pupilos de Ersun Yanal ocupam apenas a 13ª posição na tabela da Super Lig com 32 pontos, contabilizando 7 vitórias, 11 empates e nove derrotas em 27 jogos, obtendo assim, 39,5% de aproveitamento no torneio.
O departamento médico do Fenerbahce vetou a presença do atacante Michael Frey, em virtude de uma lesão, à medida que o meia Mehmet Ekici não jogará devido ao cartão vermelho recebido no jogo anterior.

Apesar da má campanha na Super Lig, o Fenerbahce está invicto há oito jogos no estádio Sukru Saracoglu pela competição.
Apesar da má campanha na Super Lig, o Fenerbahce está invicto há oito jogos no estádio Sukru Saracoglu pela competição.

Galatasaray

Do outro lado, o Galatasaray vive um momento completamente distinto em relação ao seu maior rival, isso porque os Leões continuam firmes na luta pelo bicampeonato turco, uma vez que a distância para o líder, Basaksehir, é de seis pontos. Além disso, os comandados de Fatih Terim permanecem invictos há exatos 14 jogos pela Super Lig, acumulando nove vitórias e cinco empates neste período, lembrando que eles marcaram o montante de 11 gols nos últimos três triunfos conquistados diante de Antalyaspor (5 x 0), Bursaspor (3 x 2) e Yeni Malatyaspor (3 x 0), respectivamente.
Assim, o Galatasaray mantém-se na vice-colocação da Super Lig com 55 pontos ganhos, colecionando o total de 14 vitórias, 7 empates e quatro derrotas em 27 partidas realizadas pela competição, atingindo 67,9% de aproveitamento através desta campanha.
O atacante grego Kostas Mitroglou está fora de combate, em decorrência de uma contusão, enquanto a dupla de zagueiros titulares, Christian Luyindama e Marcão, estão suspensos, e por este motivo não disputarão o Dérbi Intercontinental.

Com um hat-trick do ganês, Mbaye Diagne, o Galatasaray bateu o Yeni Malatyaspor por 3 a 0 na rodada anterior da Super Lig.
Com um hat-trick do senegalês Mbaye Diagne, o Galatasaray bateu o Yeni Malatyaspor por 3 a 0 na rodada anterior da Super Lig. Os Leões são donos do melhor ataque do campeonato, ao lado do Besiktas, com 58 gols.

Curiosidades

O registro histórico do confronto aponta que o Dérbi Intercontinental foi disputado 388 vezes ao longo da história, e a vantagem é do Fenerbahce que soma 146 vitórias mediante 123 triunfos do Galatasaray, ao passo que o empate prevaleceu em outras 119 oportunidades.
O clássico mais recente envolvendo os dois rivais de Istambul, ocorreu em novembro no estádio Turk Telecom, em partida válida pela 11ª rodada da atual edição da Super Lig. Na ocasião, Galatasaray e Fenerbahce empataram por 2 a 2, com gols de Ryan Donk e Martin Linnes para o lado dos Leões, enquanto Mathieu Valbuena e Jaílson descontaram a favor dos Canários Amarelos. Já o último confronto entre eles no estádio Sukru Saracoglu, também terminou empatado, porém o placar não saiu do zero.
Curiosamente, o Fenerbahce não perde do Galatasaray em seus domínios há quase vinte anos, dado que a última vitória dos Leões no estádio Sukru Saracoglu, foi conquistada apenas em dezembro de 1999 (2 x 1). De lá para cá, os times se enfrentaram 21 vezes na casa dos Canários Amarelos, que obtiveram 15 vitórias e 6 empates.

Separados pelo estreito de Bósforo em Istambul: o Galatasaray fica do lado europeu, enquanto o Fenerbahce, na parte asiática. Uma rivalidade que teve início por aspectos geográficos.
Separados pelo estreito de Bósforo, o Galatasaray fica do lado europeu de Istambul, enquanto o Fenerbahce, na parte asiática da capital turca. Uma rivalidade que teve início devido a aspectos geográficos.

Escalações

Fenerbahce (4-2-3-1): Tekin; Isla, Aziz, Skrtel e Ali Kaldirim; Tolgay Arslan e Mehmet Total; Nabil Dirar, Miha Zajc e Moses; Soldado. Técnico: Ersun Yanal.

Galatasaray (4-1-4-1): Muslera; Mariano, Semih Kaya, Donk e Linnes; Fernando; Feghouli, Belhanda, Ndiaye e Onyekuru; Diagne. Técnico: Fatih Terim.

Previsão

Prever resultados de clássicos é sempre uma tarefa bastante complicada, afinal, estes confrontos envolvem imensas rivalidades, ainda mais quando nos referimos ao Dérbi Intercontinental, que certamente, é um dos duelos mais emblemáticos do futebol mundial.
Embora o Galatasaray esteja vivendo um momento mais favorável, realizando uma campanha melhor na Super Lig, e brigando diretamente pelo bicampeonato da competição, considero o Fenerbahce como franco favorito à vitória, já que os Leões sempre encontram enormes dificuldades para vencer os Canários Amarelos atuando como visitantes. Não à toa, eles não conquistam uma vitória no estádio Sukru Saracoglu há quase duas décadas. Logo, caso a partida fosse disputada no estádio Turk Telecom, provavelmente o prognóstico seria diferente.
Vale ressaltar ainda, que os atuais campeões turcos jogarão com a dupla de zagueiros reservas, algo que deixará o setor defensivo do time de Fatih Terim mais vulnerável.
Palpite: Fenerbahce 2 x 1 Galatasaray.

 

 

Deixar um comentário

Menu