Porto x Sporting

A última rodada da Primeira Liga nos promete grandes doses de emoção, afinal, Porto e Sporting estarão frente a frente no estádio do Dragão, lembrando que o conjunto portista segue vivo na luta pelo bicampeonato português. O clássico deste sábado entre Dragões e Leões, terá início a partir das 14:30 (horário de Brasília).

Porto

Os comandados de Sergio Conceição necessitarão de um verdadeiro milagre para erguerem o troféu de bicampeões portugueses na tarde deste sábado, isso porque os Dragões não dependem apenas de si para alcançarem este feito, pois além de terem a obrigação de derrotar o Sporting no estádio do Dragão, eles precisarão torcer para o tropeço do Benfica diante do Santa Clara no estádio da Luz, isto é, um resultado completamente inusitado. Em contrapartida, os dois últimos triunfos do Porto frente Desportivo Aves e Nacional da Madeira, respectivamente, ambos por 4 a 0, animaram bastante os torcedores portitas.
Vice-colocado na Primeira Liga com 82 pontos, dois a menos que o líder Benfica, o Porto coleciona o total de 26 vitórias, 4 empates e três derrotas em 33 partidas disputadas pela competição, obtendo assim, 82,8% de aproveitamento através desta ótima campanha.
O departamento médico portista vetou a presença dos goleiros Ilker Casillas e Fabiano, em decorrência do estado físico dos atletas.

Os brasileiros Eder Militão, Pepe, Felipe e Alex Telles, compõe a melhor defesa da Primeira Liga com apenas 19 gols sofridos em 33 jogos, registrando uma incrível média de 0,58 gols por jogo.
O Porto é dono da melhor defesa da Primeira Liga com apenas 19 gols sofridos em 33 jogos (média de 0,58 gols sofridos por partida).

Sporting

Do outro lado, o Sporting desembarca em Porto com a confiança totalmente em alta, sobretudo porque os Leões estão invictos há exatos onze compromissos, acumulando dez vitórias e um empate neste período. Aliás, nestas partidas os pupilos de Marcel Keiser derrotaram o arquirrival, Benfica, por 1 a 0 pelas semifinais da Taça de Portugal, e aplicaram uma sonora goleada sobre o Belenenses por 8 a 1, em seu último jogo como visitante pela Primeira Liga.
No momento, o Sporting ocupa a terceira posição na classificação da Primeira Liga com 74 pontos ganhos, contabilizando 23 vitórias, 5 empates e cinco derrotas em 33 jogos, atingindo 74,7% de aproveitamento no campeonato. Como o time lisboeta não pode mais ser alcançado pelo 4º colocado, Braga, os Leões somente cumprirão tabela nesta última rodada do torneio.
Os jogadores Rodrigo Battaglia, Jefferson e Bruno Gaspar estão todos fora de combate, em virtude de suas respectivas contusões, à medida que tanto o lateral-direito Stefan Ristovski quanto o zagueiro Sebastián Coates, cumprirão suspensão.

Bruno Fernandes é o artilheiro do Sporting na Primeira Liga com 20 gols marcados. A excelente temporada do meia português já despertou o interesse de grandes clubes europeus, dentre eles, o Atlético Madrid.
Bruno Fernandes é o artilheiro do Sporting na Primeira Liga com 20 gols. A ótima temporada do meia já despertou o interesse de grandes clubes europeus, dentre eles, o Atlético Madrid.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram 232 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Porto que soma 83 vitórias mediante 82 triunfos do Sporting, ao passo que o empate prevaleceu em outras 67 oportunidades.
O clássico mais recente envolvendo os dois clubes, ocorreu janeiro deste ano no estádio Municipal de Braga, em partida válida pela final da Taça da Liga de Portugal. Na ocasião, portistas e sportinguistas empataram por 1 a 1 no tempo normal, com gols de Fernando Andrade para o lado dos Dragões, enquanto Bas Dost marcou a favor dos Leões. Como o duelo ficou com a igualdade no placar, a decisão foi para as penalidades, aonde a equipe da capital levou a melhor vencendo por 3 a 1.
Vale ressaltar ainda, que o Porto venceu 14 dos últimos 13 jogos disputados no estádio do Dragão pela Primeira Liga. Entretanto, o Sporting ganhou as últimas cinco partidas realizadas como visitante na competição.

O clássico entre Dragões e Leões no primeiro turno da Primeira Liga, terminou empatado sem gols no estádio José Alvalade.
No primeiro turno da Primeira Liga, o clássico entre Dragões e Leões terminou empatado sem gols no estádio José Alvalade.

Escalações

Porto (4-4-2): Vaná; Éder Militão, Pepe, Felipe e Alex Telles; Jesús Corona, Héctor Herrera, Danilo Pereira e Brahimi; Tiquinho Soares e Marega. Técnico: Sergio Conceição.

Sporting (4-3-3): Renan Ribeiro; Tiago Ilori, André Pinto, Mathieu e Cristian Borja; Bruno Fernandes, Gudelj e Wendel; Raphinha, Bas Dost e Acuña. Técnico: Marcel Keiser.

Previsão

Embora o Sporting não tenha mais objetivo nenhum na Primeira Liga, o clássico entre Dragões e Leões promete ser intenso no estádio do Dragão, uma vez que o Porto continua com chances remotas de conquistar o bicampeonato português.
A meta do Porto antes do início da temporada, era vencer pela segunda vez consecutiva a liga nacional, todavia, a excelente campanha do Benfica desde a chegada do treinador Bruno Lage no comando técnico das Águias, colocou um fim nas pretensões portistas. Agora, cabe aos Dragões torcerem por um milagre na última rodada para que o sonho do título torne-se realidade.
Já o Sporting estuda até mesmo a possibilidade de mandar à campo um time alternativo no embate deste sábado, afinal, os Leões estão pensando 100% na decisão da Taça de Portugal, que será disputada na semana que vem contra o próprio Porto, no estádio do Jamor.
Palpite: Porto 2 x 0 Sporting.

Deixar um comentário

Menu