Atlético Madrid x Liverpool

Na tarde desta terça-feira (18), Atlético Madrid e Liverpool disputarão os primeiros noventa minutos de uma verdadeira batalha que vale vaga nas quartas de final da Champions League. O confronto começa a partir das 17:00 (de Brasília) no estádio Metropolitano, em Madrid.

Atlético Madrid

Uma vitória nos últimos sete jogos disputados, este pífio desempenho apenas demonstra o quão ruim é o momento vivido pelo Atlético Madrid na atualidade. Além disso, desde o inicio do ano, os Colchoneros foram eliminados precocemente da Copa do Rei pelo modesto, Cultural Leonesa, clube que disputa a Terceira Divisão do futebol espanhol, e ainda neste período, os comandados de Diego Simeone perderam dois clássicos diante do rival, Real Madrid, sendo que um deles, era válido pela decisão da Supercopa da Espanha.
Apesar da péssima fase, o Atlético Madrid mantém-se na 4ª posição da LaLiga com 40 pontos ganhos, colecionando 10 vitórias, 10 empates e quatro derrotas em 24 jogos, obtendo 55,6% de aproveitamento na competição.
O departamento médico dos Rojiblancos vetou a presença dos atletas Kieran Trippier, Héctor Herrera, João Félix e Diego Costa, em virtude de suas respectivas lesões.

Mesmo com as derrotas diante da Juventus e do Bayer Leverkusen, o Atlético Madrid avançou às oitavas de final como vice-líder do grupo D da Champions League.
Mesmo com as derrotas diante de Juventus (1 x 0) e Bayer Leverkusen (2 x 1), o Atlético Madrid avançou às oitavas de final da Champions League como vice-líder do grupo D.

Liverpool

Do outro lado, o Liverpool desembarca na capital espanhola com a confiança completamente em alta, afinal, os Reds continuam firme a sua caminhada rumo ao tão sonhado caneco inglês, um feito que o time não alcança desde 1990, isto é, há exatos 30 anos. Para se ter uma ideia, a diferença dos atuais campeões europeus em relação ao Manchester City, vice-líder na tabela da Premier League, já é de 25 pontos, lembrando que eles permanecem invictos no campeonato, contabilizando 25 vitórias e um empate em 26 jogos. Devido a esta incrível campanha de 97,4% de aproveitamento, o esquadrão de Jurgen Klopp garantiu a sua vaga à próxima edição da Champions League com 12 rodadas de antecedência.
No entanto, vale destacar que a única derrota sofrida pela equipe titular do Liverpool na temporada, ocorreu justamente pela Champions League, quando os Reds perderam do Napoli por 2 a 1 no estádio San Paolo. Portanto, é bom os ingleses entrarem em campo com a luz de alerta acesa.
O meia-atacante Xherdan Shaqiri está fora de combate, em decorrência de uma lesão na panturrilha.

Mohamed Salah, artilheiro do Liverpool na Champions League, foi o autor de quatro dos 13 gols marcados pelos ingleses no torneio.
Mohamed Salah, artilheiro do Liverpool na Champions League, foi autor de quatro dos 13 gols marcados pelos ingleses no torneio continental.

Dados Estatísticos

O histórico do confronto nos mostra que ambas equipes se enfrentaram quatro vezes ao longo da trajetória, e o equilíbrio é a marca registrada deste embate, já que tanto o Atlético Madrid quanto o Liverpool, somam uma vitória cada, ao passo que o empate prevaleceu em outras duas oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois clubes, deu-se nas semifinais da edição 2009/10 da Europa League. Na ocasião, o Atlético Madrid venceu o Liverpool pelo placar mínimo no jogo de ida, realizado no antigo estádio Vicente Calderón, enquanto os Reds bateram os Colchoneros por 2 a 1 no jogo de volta, em Anfield. Em razão do gol marcado fora de casa, os espanhóis avançaram à final do torneio, no qual posteriormente, sagrariam-se campeões.
Vale ressaltar ainda, que o Atlético Madrid disputou duas finais da Champions League e três da Europa League nos últimos dez anos, à medida que o Liverpool ergueu a orelhuda pela sexta vez na temporada passada, depois de derrotar o Tottenham por 2 a 0 na decisão do torneio.

O Liverpool jamais venceu o Atlético Madrid atuando na capital espanhola. Conseguirão os Reds, quebrar mais este recorde na temporada?
O Liverpool jamais venceu o Atlético Madrid jogando na capital espanhola. Conseguirão os Reds, quebrar mais este recorde na atual temporada?

Escalações

Atlético Madrid (4-4-2): Oblak; Santiago Arias, Felipe, Giménez e Renan Lodi; Vitolo, Koke, Thomas Partey e Saúl Ñíguez; Morata e Ángel Correa. Técnico: Diego Simeone.

Liverpool (4-3-3): Alisson; Alexander-Arnold, Joe Gomez, van Dijk e Robertson; Henderson, Fabinho e Wijnaldum; Salah, Roberto Firmino e Mané. Técnico: Jurgen Klopp.

Previsão

Após um longo tempo de espera, enfim a Champions League está de volta, e agora em sua fase mata-mata, aonde o bicho pega pra valer. Este confronto entre Atlético Madrid x Liverpool, reunirá duas equipes que atuam de maneira totalmente distintas, uma vez que os espanhóis têm a defesa como o seu ponto forte, ao contrário do Liverpool, que joga de forma ofensiva, intensa e pressionando a saída de bola do adversário independente se a partida é dentro ou fora de seus domínios.
A má fase vivida pelo Atlético Madrid, certamente passará caso os Colchoneros conquistem um triunfo diante dos campeões europeus. Entretanto, a ausência dos lesionados João Félix e Diego Costa, prejudicará bastante o Atleti, que por si só, já encontra inúmeras dificuldades para balançar as redes.
Embora o jogo tenha o estádio Metropolitano como palco, o Liverpool entrará em campo como franco favorito à vitória, haja vista a excelente temporada realizada pelos Reds, um time praticamente imbatível.
Palpite: Atlético Madrid 0 x 1 Liverpool.

Deixar um comentário

Menu