Real Madrid x Barcelona

A Espanha vai parar na tarde deste domingo (01), visto que os eternos rivais Real Madrid e Barcelona estarão frente a frente no estádio Santiago Bernabéu. O primeiro El Clásico de 2020 começa a partir das 17:00 (horário de Brasília).

Real Madrid

O Real Madrid não poderia escolher um momento pior para disputar o El Clásico, afinal, o conjunto madridista conquistou apenas uma vitória nas últimas cinco partidas disputadas. Aliás, neste período, os merengues caíram diante da Real Sociedad (4 x 3) nas quartas de final da Copa do Rei, e perderam do Manchester City (2 x 1) pelas oitavas de final da Champions League, lembrando que os dois revezes foram sofridos em pleno Santiago Bernabéu. Isso explica porque a pressão sobre o treinador Zinedine Zidane é tão grande na atualidade.
Consequentemente, o Real Madrid caiu para a segunda posição na tabela da LaLiga com 53 pontos, contabilizando 15 vitórias, 8 empates e duas derrotas em 25 jogos, registrando 70,7% de aproveitamento no campeonato.
Os jogadores Marco Asensio e Eden Hazard estão fora de combate em virtude de suas respectivas lesões.

O Real Madrid não venceu nenhum El Clásico na era pós Cristiano Ronaldo. Desde a saída do português,
O Real Madrid não venceu nenhum El Clásico na era pós Cristiano Ronaldo. Em cinco clássicos foram três derrotas e dois empates; dez gols sofridos e dois gols marcados.

Barcelona

Enquanto isso, o Barcelona desembarca na capital espanhola com a confiança em alta, uma vez que os catalães recuperaram a liderança da LaLiga graças aos triunfos frente Levante (2 x 1), Betis (3 x 2), Getafe (2 x 1) e Eibar (5 x 0) nas rodadas anteriores do campeonato. Além disso, o empate em 1 a 1 diante do Napoli no meio de semana, pelas oitavas de final da Champions League, animaram ainda mais os pupilos de Quique Setién. A propósito, os resultados recentes do Barça apenas demonstram que a troca no comando técnico blaugrana realmente surtiu o efeito esperado.
Ocupando o topo da tabela da LaLiga com 55 pontos ganhos, o Barça coleciona o total de 17 vitórias, 4 empates e quatro derrotas na competição, obtendo 73,3% de aproveitamento através desta ótima campanha.
O departamento médico barcelonista vetou a presença dos atletas Jordi Alba, Sergi Roberto, Ousmane Dembélé e Luis Suaréz, em decorrência de contusões.

Lionel Messi é o artilheiro da LaLiga com 18 tentos marcados.
Lionel Messi é o artilheiro da LaLiga com 18 tentos marcados.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que o El Clásico foi realizado o montante de 243 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Barcelona que soma 96 vitórias mediante 95 triunfos do Real Madrid, ao passo que o empate prevaleceu em outras 52 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os eternos rivais espanhóis, ocorreu em dezembro no estádio Camp Nou, pela 10ª rodada da atual edição da LaLiga. Na ocasião, o duelo terminou empatado sem gols. Ademais, o Barcelona está invicto diante do Real Madrid há exatos sete compromissos, registrando quatro vitórias e três empates nestes clássicos.
Vale ressaltar ainda, que este será o sétimo embate entre os treinadores Zinedine Zidane e Quique Setién, sendo que cada um deles obtém duas vitórias.
Curiosamente, o zagueiro Sergio Ramos é o atleta que mais vezes disputou o El Clásico até hoje, assinalando 43 participações no maior clássico do futebol espanhol.

O Real Madrid é dono da melhor defesa da LaLiga (17 gols sofridos), à medida que o Barcelona é dono do melhor ataque do campeonato (62 gols marcados).
O Real Madrid é dono da melhor defesa da LaLiga (17 gols sofridos), à medida que o Barcelona é dono do melhor ataque do campeonato (62 gols marcados).

Escalações

Real Madrid (4-3-1-2): Courtois; Carvajal, Varane, Sergio Ramos e Ferland Mendy; Kroos, Casemiro e Valverde; Isco; Gareth Bale e Benzema. Técnico: Zinedine Zidane.

Barcelona (4-3-3): Ter Stegen; Semedo, Piqué, Umtiti e Junior Firpo; Arthur, Busquets e De Jong; Vidal, Lionel Messi e Griezmann. Técnico: Quique Setién.

Previsão

O El Clásico deste domingo definirá qual o rumo as equipes de Real Madrid e Barcelona tomarão na LaLiga, já que apenas dois pontos separam os rivais na tabela da competição, e como restam somente doze jogos para o término do campeonato, o vencedor deste confronto no Santiago Bernabéu certamente dará um grande passo rumo ao título do torneio.
A má fase do Real Madrid pode acabar caso o time madrilenho vença os catalães. No entanto, os comandados de Zinedine Zidane precisarão encontrar alternativas para balançar as redes, pois o inútil Karim Benzema, autor de dois míseros tentos em 2020, segue há cinco partidas sem marcar gols.
Do outro lado, o Barcelona quer aproveitar o momento turbulento vivido pelos anfitriões para voltar à Catalunha com uma vitória na bagagem. Contudo, a campanha irregular do Barça atuando fora de seus domínios, nos leva a crer que dificilmente os atuais bicampeões espanhóis sairão de campo com os três pontos.
Palpite Real Madrid 1 x 1 Barcelona.

 

Deixar um comentário

Menu