Juventus x Lyon

Passados mais de quatro meses do jogo de ida, enfim Juventus e Lyon estarão novamente em campo na tarde desta sexta-feira (07) para decidir qual deles avançará às quartas de final da Champions League. O duelo entre italianos e franceses começa a partir das 16:00 (de Brasília), no Juventus Stadium.

Juventus

Apesar da conquista do nono scudetto consecutivo do Calcio com duas rodadas de antecedência, a Juventus não apresenta-se tão otimista para disputar a fase decisiva da Champions League, isso porque o futebol praticado pela Juve jamais convenceu desde a chegada de Maurizio Sarri ao clube no início da temporada. Além disso, a notícia de que Cristiano Ronaldo teria a intenção transferir-se ao PSG, dada pela “France Football” às vésperas do confronto frente o Lyon, caiu como uma bomba no vestiário bianconero. Segundo a revista francesa, o craque português está insatisfeito devido ao estilo de jogo do time que não o favorece dentro de campo. O desejo de morar em um grande centro também vem mexendo com a mente do camisa 7, já que ele não está feliz em Turim. Deste modo, fica claro que os eneacampeões italianos não vivem um momento agitado.
Os jogadores Mattia De Sciglio e Douglas Costa estão fora de combate, em virtude de suas respectivas contusões.

Lyon

Do outro lado, o Lyon desembarca em Turim sabendo das enormes dificuldades que estão por vir. Embora os comandados de Rudi Garcia tenham a vantagem de jogar pelo empate, eles terão como principal adversário a falta de ritmo, pois ao contrário das demais grandes ligas europeias, a temporada de futebol na França não foi concretizada em função da pandemia. Isso explica porque a Ligue 1 terminou há dez rodadas do fim. Desta maneira, os Les Gones entraram em campo uma única vez – na sexta-feira passada pela decisão da Copa da Liga Francesa contra o PSG – desde o revés diante do Lille no dia 08 de março.
No final das contas, o Lyon encerrou a sua participação na oitava posição da Ligue 1, contabilizando 40 pontos em 28 jogos – 11 vitórias, 7 empates e 10 derrotas -, obtendo 47,6% de aproveitamento através desta campanha meramente razoável.
O departamento médico leonino vetou a presença dos laterais Kenny Tete e Youssouf Kone, em decorrência de lesões.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram cinco vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é da Juventus que coleciona três vitórias mediante um triunfo do Lyon.
Vale ressaltar, que as duas equipes dividiram o grupo H da Champions League na edição 2016/17 do torneio. Na ocasião, a Juventus venceu o Lyon por 1 a 0 na França, ao passo que eles empataram o outro duelo disputado na Itália em 1 a 1.
Dona de dois títulos europeus até aqui – ergueu a orelhuda em 1985 e 1996 -, a Juventus é o clube que acumula mais derrotas em decisões do torneio, somando SETE vices no total. Já o Lyon foi semifinalista da competição em 2010, sendo este, o melhor desempenho dos leoninos na Champions League.
Curiosamente, a Juventus nunca foi derrotada por adversários franceses atuando em seus domínios por competições da UEFA, lembrando que os bianconeros assinalam nove vitórias e três empates em 12 partidas disputadas.

Escalações

Juventus (4-3-3): Szczesny; Cuadrado, de Ligt, Bonucci e Alex Sandro; Betancur, Pjanic e Matuidi; Bernardeschi, Cristiano Ronaldo e Dybala. Técnico: Maurizio Sarri.

Lyon (4-2-3-1): Anthony Lopes; Dubois, Andersen, Denayer e Marçal; Aouar e Thiago Mendes; Ekambi, Reine-Adélaide e Memphis Depay; Moussa Dembele. Técnico: Rudi Garcia.

Previsão

Hegemônica no futebol italiano, a Juventus segue a sua incessante luta para conquistar a Champions League após mais de duas décadas. A propósito foi exatamente este o motivo pelo qual os bianconeros contrataram o craque Cristiano Ronaldo em 2018. No entanto, a pressão que envolve a Juve no torneio continental é tão grande, que nem a vinda de CR7 está sendo capaz de fazer a equipe de Turim quebrar este longo jejum.
Embora a Juventus tenha jogado melhor nos primeiros noventa minutos do duelo, foi o Lyon que saiu de campo com a vitória graças ao gol de Lucas Tousart. Desta forma, não restam dúvidas de que os Les Gones atuarão totalmente fechados na defesa, priorizando o 0 a 0 no placar. Contudo, é bastante improvável vermos os pupilos de Maurizio Sarri dando adeus nas oitavas de final da competição, sobretudo por conta do ritmo de jogo dos dois times na atualidade.
Palpite: Juventus 2 x 0 Lyon

Deixar um comentário

Menu